13 Remédios Naturais para Gastrite que Funcionam de Verdade!

A gastrite é uma inflamação no revestimento do estômago, devido ao excesso de acidez do suco gástrico, e pode mudar completamente a sua rotina.

Essa inflamação ocorre principalmente pelo consumo exagerado de alimentos ácidos e gordurosos, que acabam mudando drasticamente o pH do suco estomacal, deixando-o corrosivo. Por esse motivo, o suco gástrico danifica a parede do estômago, trazendo uma série de complicações ao organismo.

Essa condição pode durar dia ou semanas, variando de tempo devido à gravidade. Porém, em casos crônicos da gastrite, esse mal pode durar meses ou, até mesmo, anos.

dicas de dieta simples

Sintomas da Gastrite

Essa doença possui uma enorme variação de sintomas, que se alteram principalmente pela causa da doença. Ela pode ser provocada por diversas condições, como vírus, parasitas, estresse, fungos, consumo de alimentos muito picantes, uso excessivo de esteroides ou medicamentos anti-inflamatórios e até mesmo por causa do abuso de bebidas alcoólicas, sendo esse a causa mais comum desse mal.

Sendo assim, os principais sintomas da gastrite são:

  • Dor de estômago constante;
  • Barriga inchada e bastante dolorida;
  • Dor de cabeça e mal-estar;
  • Sensação de enjoo;
  • Digestão lenta e arrotos frequentes, geralmente com um gosto bem ruim;
  • Perda de apetite;
  • Vômitos e ânsia de vômito.

Se você apresenta grande parte desses sintomas, fique atento à sua saúde! É muito importante a consulta a um gastroenterologista ou a um clínico geral, para que o diagnóstico seja confirmado e a doença seja tratada.

Remédios naturais para o tratamento de Gastrite

Para auxiliar no alívio da gastrite, existe uma série de receitas que podem auxiliar na recuperação da doença. Para te ajudar, preparamos uma lista com os 5 principais remédios naturais para gastrite.

Suco de salsa

alimentos ricos em cálcio
Salsa

A salsa é uma erva cheia de benefícios para a saúde, sendo considerada por muitos estudiosos como uma planta medicinal.

Essa planta é uma excelente fonte de antioxidantes, além de possuir propriedades diuréticas que purificam os órgãos e removem os radicais livres do organismo.

Por ser também uma grande fonte de fibras, o consumo de salsa é uma ótima opção para não deixar o estômago vazio durante o intervalo das refeições.

INGREDIENTES

  • 1 ramo de salsa
  • ½ cenoura
  • 250ml de água

MODO DE PREPARO

mais saudáveis do mundo

Primeiramente, pique a cenoura e a salsa em pequenos cubinhos, e então coloque todos os ingredientes no liquidificador. Após virar uma única mistura, o suco está pronto para ser servido!

Recomendamos que você não coe o suco, para ter acesso a todos os benefícios que as plantas podem proporcionar ao organismo.

Suco de banana com pera

dicas de alimentos
BANANAS

Grandes fontes de fibras, a banana e a pera podem ser ótimos aliados no tratamento da gastrite. Assim com a salsa, essas frutas ajudam na limpeza e na recuperação do trato intestinal.

INGREDIENTES

  • 2 bananas;
  • 2 peras com casca;
  • 200 ml de água.

MODO DE PREPARO

Retire a casca da banana e corte as frutas em pedaços pequenos. Porém, a casca da pera deve ser mantida, pois é a maior fonte de nutrientes da fruta. Em seguida, bata todos os ingredientes no liquidificador.

Extrato de alho

O alho já é considerado pelas maiores instituições de pesquisa do mundo como uma excelente planta medicinal, repleta de propriedades benéficas à saúde.

Não servindo apenas para o tratamento de gripes, o alho é um excelente antibacteriano e anti-inflamatório, capaz de aliviar os sintomas da gastrite e eliminar a bactéria causadora da doença.

O alho também pode ser consumido como forma de prevenção da gastrite e de muitas outras doenças.

forte

Como Consumir

Não existe uma receita específica sobre a quantidade de alho que devemos ingerir ao dia. Por ser um alimento um pouco desagradável de comer, sugerimos que você esmague o alho e consuma o seu extrato, com o auxílio de uma colher.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o consumo de 1 dente de alho por dia, como prevenção de uma série de males.

Óleos essenciais

Os óleos provenientes do capim-limão e da verbena-limão são ótimas escolhas de remédios naturais para o tratamento de sinusite.

Esses compostos possuem uma série de estudos sobre suas propriedades, sendo o mais conhecido deles uma pesquisa realizada por instituições japonesas. Nessa análise, constatou-se que esses óleos tiveram efeitos positivos no combate à Helicobacter pylori, a bactéria responsável pela gastrite.

Suco de mamão

O mamão é uma ótima fonte de nutrientes, contendo uma série de ativos naturais que podem auxiliar na redução de inflamações, como a gastrite. Além disso, o mamão também pode ajudar na redução dos sintomas da doença.

para tomar pela manhã

INGREDIENTES

  • ½ mamão;
  • 1 copo de água.

MODO DE PREPARO

O mamão deve ser descascado e cortado em pequenos cubinhos, para facilitar a mistura. Em seguida, adicione os ingredientes ao liquidificador e bata o líquido até se tornar uma mistura homogênea.

Mel de abelha

de abelha

O mel é um alimento apreciado e consumido pelo mundo inteiro. Ele não é apenas saboroso, mas possui uma série de nutrientes e benefícios para o nosso organismo, principalmente no combate aos sintomas da gastrite.

Esse alimento diminui a acidez no estômago, além de possuir propriedades anti-inflamatórias. Para explorar melhor os benefícios do mel, recomendamos que o seu consumo seja realizado em jejum, para fortalecer as paredes estomacais.

Dicas para a gastrite

Além dos remédios naturais, a mudança de hábitos é extremamente importante no tratamento da gastrite. Podemos citar, por exemplo:

  • Consuma alimentos menos gordurosos, pois fritura pode acabar piorando o seu quadro da doença;
  • Nunca fique de estômago vazio, mas suas refeições devem ser em menor quantidade;
  • Não consuma alimentos ou bebidas ácidas, como refrigerantes e bebidas alcoólicas;
  • Tenha uma dieta de boa qualidade, cheia de frutas e vegetais.

É muito importante ressaltar a importância do acompanhamento de profissionais da área sobre o seu estado de saúde, para que a doença seja rapidamente curada. Respeite o tratamento indicado pelo seu médico, e tenha em mente que os remédios naturais que apresentamos nesse artigo devem ser consumidos como auxílio ao tratamento, e nunca como substituto.

Sendo assim, compartilhe esse artigo em suas redes sociais para que mais pessoas possam ter conhecimento sobre os remédios naturais para a gastrite. Não se esqueça de deixar suas dúvidas e recomendações nos comentários.

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *