21 Benefícios do Uso da Planta João Gomes + Propriedades Medicinais

Dentro desse nosso globo azul a natureza realmente é algo surpreendente.

Carregando em seus seios, inúmeros segredos e plantas com capacidade de curar doenças das mais variadas, nos surpreende a cada dia.

A Planta João Gomes também conhecida como beldroega é um desses enigmas naturais.

planta joão gomes

Chamada cientificamente de Talinum Paniculatum é uma planta herbácea pertencente à família das Portulacaceae.

Essa planta é capaz de curar inúmeras doenças, sendo que as principais são:

  • Problemas Urinários;
  • Problemas Intestinais;
  • Problemas Gástricos;
  • Problemas Dermatológicos.

De fácil cultivo a planta João Gomes é de origem da nossa floresta amazônica.

Seu crescimento é razoavelmente rápido, adaptando-se facilmente em quaisquer regiões de nosso país visto que não precisa de muitos nutrientes para o seu crescimento.

benefícios medicinais

Suas folhas, hastes e talos podem ser consumidos em nossa alimentação, nos mais variados pratos, e é bastante encontrada na culinária da Amazônia.

Desse modo, a planta João Gomes possui entre suas propriedades, excelentes índices de:

  • Selênio;
  • Manganês;
  • Zinco;
  • Ferro;
  • Molibodênio;
  • Diversas vitaminas.
  • Minerais.

Nesse ínterim, observamos que apesar de não precisar de muitos nutrientes para o seu crescimento a planta João Gomes é bastante rica em diversas propriedades, sendo considerada dessa maneira uma importante erva medicinal.

Benefícios e Propriedades

Essa planta de origem amazônica, presente na alimentação da população ribeirinha, possui imensos benefícios à saúde, podendo ser descritos:

Como podemos perceber a lista de benefícios realmente é muito grande, sendo dessa forma bastante utilizada na medicina popular, principalmente nos estados do norte.

Suas propriedades medicinais já têm um excelente respaldo na medicina científica, sendo inclusive citada em diversos estudos e teses acadêmicas.

planta joão gomes

Entre os inúmeros estudos relativos às propriedades medicinais da planta João Gomes podemos destacar os problemas dermatológicos, afirmando certamente que a planta é indicada em vários problemas que afetam a pele, tais como:

  • Coceiras;
  • Eczemas;
  • Calos;
  • Edemas;
  • Ferimentos;
  • Pruridos intensos;
  • Cortes.

Tonificando o nosso organismo, dando-lhe mais forças, a planta evita também alguns males cotidianos como a fraqueza, o cansaço físico e mental, assim como aquela sensação de acordar diariamente com fadiga.

Outras doenças conforme já listadas nesse artigo como infecção urinária são facilmente tratadas com a planta João Gomes, devido às suas imensas propriedades.

Como usar a Planta João Gomes

Como listamos, os benefícios trazidos pela planta João Gomes são imensos. Mas, se você nunca ouviu falar dela antes, deve estar se perguntando, como faço para usar.

Essa é uma pergunta bastante comum para pessoas que não estão familiarizadas com a planta.

Desse modo, vamos esclarecer que embora seja bastante utilizada na culinária das populações ribeirinhas e do norte a forma mais popular de consumir a planta é através do chá.

O Chá de João Gomes é bastante conhecido na medicina popular, muitas vezes indicado por benzedeiras, e até pelos antigos.

Como Preparar o Chá de João Gomes Passo a Passo

Embora a planta seja de propriedades simples e a maneira de preparar o chá razoavelmente fácil, existe duas maneiras de fazê-lo: Através da decoção e infusão.

Para quem preferir preparar o chá seguindo o método da decoção, deve nesse caso, utilizar 20 g de raiz esmagada em um litro de água.

Junte as raízes esmagadas na água, deixe-as descansar por poucos minutos e depois as leve ao fogão e deixe até a água ferver.

Quando o chá começar a ferver desligue o fogão, tampe bem o recipiente e deixe descansar por mais 10 minutos, tempo necessário para as raízes agirem na água.

Depois desse tempo, pegue um coador simples, faça bem a coação tirando os pequenos resíduos que restaram da raiz e está pronta para o consumo.

Todavia, se você preferir fazer o preparo do chá através do método da infusão, deve-se utilizar de 20g a 30g das raízes sem estarem esmagadas.

Coloque um litro de água em um recipiente, e deixe a água ferver. Quando a água estiver fervente coloque as raízes dentro do recipiente, tampe bem e deixe agir por 10 minutos.

Após passar esse breve tempo, faça o mesmo procedimento da receita anterior, coe bem o chá e está pronto para ser servido e saboreado.

Agora que você já sabe como preparar o chá de João Gomes é importante saber também que a quantidade indicada para consumo é de aproximadamente três xícaras por dia.

A planta só pode ser consumida por chá?

Como dissemos no começo desse artigo, a planta de João Gomes está presente na culinária da população do norte.

Desse modo, podemos pressupor que o seu consumo pode ir muito além do chá.

Devido ao seu aroma e sabor pode ser preparado de diversas formas para ser servido no almoço ou no jantar.

Existem também, outros modos de uso da planta, além do chá e da culinária devido à suas propriedades medicinais.

As maneiras mais comuns utilizando a planta são:

  • Na salada – Corte as folhas, tempere com sal a gosto, limão e azeite e se delicie;
  • Como cataplasma – Para ajudar na cicatrização, aplique a erva sobre o ferimento;
  • Compressas – Uma outra maneira bastante usual é usar as folhas para extração de calos, colocando em cima da área duas vezes ao dia, durante o tempo necessário para a redução da calosidade.

Efeitos Colaterais e Contraindicações

efeitos colaterais

Apesar de ser uma planta e considerado um medicamento, chá, ou refeição natural existe contra indicações.

Isso ocorre porque nem todos os organismos estão aptos a receber os princípios ativos que a planta de João Gomes contém.

Desse modo, é importante esclarecer que gestantes mulheres em períodos de amamentação e crianças menores de doze anos devem evitar o uso da planta considerando todas as suas formas de consumo.

Assim como as contra indicações, é importe sempre ressaltar que para as pessoas que desejam começar a fazer uso da planta diariamente, seja através de chá, seja fazendo uma deliciosa salada é demasiadamente importante consultar um médico antes de começar o tratamento.

Gostou das nossas dicas?

Você já conhecia a famosa planta de João Gomes? Realmente a natureza é algo que surpreende muito.

E temos em nosso país um dos corações do mundo, a floresta amazônica, uma fonte de riqueza imensurável de ervas e plantas medicinais.

Encontrada em grande abundância no seio da floresta a planta João Gomes é excelente para combater aquela sensação de cansaço.

Geralmente, quando estamos passando por períodos razoavelmente turbulentos em nossa vida, sobrecarregados de problemas ou de trabalhos, acabamos convivendo diariamente com essa sensação de fadiga.

Desse modo, a planta é um importante aliado para melhorar a sensação de cansaço, dando mais disposição no nosso dia a dia.

Indo muito além do que apenas combater o cansaço possui inúmeras propriedades medicinais e pode ser consumida de várias formas, embora a mais popular seja o seu chá, conhecido em todo Brasil como Chá de João Gomes.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre nossas riquezas naturais? Deixe seu comentário, suas sugestões e nos ajude a difundir esse conhecimento compartilhando esse artigo.

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *