Por que me Sinto Sempre Cansado? Descubra as Causas do seu Cansaço!

Se você se sente casando, sem energia, sem disposição, desmotivado, pode ser que a solução não esta em uma xícara de café. Você deve cortar o mal pela raiz. Ou seja: buscar a causa da fadiga.

como descobrir os porquês

Para te ajudar a identificar as causas desse misterioso cansaço, vamos examinar alguns dos problemas mais frequentes que levam a fadiga. Entendendo eles, você pode traçar um plano para energizar-se e melhorar a sua qualidade de vida.

Níveis de Açúcar no Sangue

sua saúde em primeiro lugar
Ajuda a baixar o nível de açúcar no sangue

Você já deve ter visto algum nutricionista famoso falando na TV que você deve comer carboidratos complexos, gorduras e proteínas saudáveis para que o seu organismo digira-os mais lentamente. Isso é a mais pura verdade. Quando você se alimenta de carboidratos refinados e processados, como pães branco e arroz comum, os níveis de açúcar em seu sangue aumentam. Isso também ocorre quando comemos muitos doces açucarados. Eis um dos motivos para se evitar açúcar e optar por adoçantes alternativos.

O mais curioso é que esses alimentos podem dar uma sensação de aumentar a sua energia. Todavia, esse aumento é apenas uma sensação rápida e temporária. Praticamente um choque de energia.

O ideal, para se ter energia constantemente, é optar por alimentos integrais que equilibram os níveis de açúcar no sangue. Assim, você tem energia por todo o dia e não apenas durante “picos” de refeições pouco saudável.

Esses alimentos que citamos também são associados ao desenvolvimento de uma doença que você já ouviu falar: a diabetes. E ela pode levar a fadiga crônica.

Disfunção Mitocondrial

Você lembra da mitocôndria nas aulas de biologia? Ela nada mais é do que a parte da sua célula que armazena e disponibiliza energia para o seu corpo. Em resumo, o que ocorre é o seguinte:

  1. O corpo produz ATP (adenosina trifosfato) na mitocôndria;
  2. O oxigênio é utilizado para conversão de energia presente nos alimentos (calorias) em energia celular.

Se a sua mitocôndria sofre de algum tipo de disfunção, você pode desenvolver a síndrome da fadigas crônica e se sentir mais cansado do que deveria.

Problemas de Saúde

Problemas de Saúde

Assim como a diabetes pode causar fadiga crônica, outros problemas de saúde também desenvolvem o mesmo problema. Doenças do fígado, dos rins, alguns tipos de câncer, anemia, inflamações crônicas e outras patologias também podem gerar uma sensação inexplicável de cansaço.

Outra questão é que se o seu organismo se sente deficiente em alguma vitamina específica, você pode se sentir casado. Dois dos nutrientes que mais causam fadiga quando deficientes é a vitamina D e o ferro.

Ao perceber que você teve uma boa noite de sono mas ainda sente uma intensa sonolência, procure um médico para conversar sobre o problema. Por vezes, a origem pode estar em algo mais grave e que merece a sua atenção.

mais saudáveis do mundo

Alimentação Desequilibrada

Alimentação Desequilibrada

Para se ter energia, é preciso consumir energia. Eis uma das leis da termodinâmica inviolável para todos os seres vivos. Se você costuma comer mal, pular refeições, fazer regimes radicais, etc., você pode se sentir sem energia pois, de fato, você não a tem.

O corpo é como uma máquina que exige combustível para funcionar. E o nosso combustível é o que comemos. Isso incluí uma alimentação completa, equilibrada e saudável. Frutas, vegetais, grãos, proteínas, gorduras saudáveis e outros tipos de alimentos é o que trazem o seu sustento, te fazem se mover, raciocinar, etc.

E isso não se limita ao que você come, mas se estende ao que você bebe. Um estudo demonstrou que a desidratação, mesmo que em intensidade leve, pode diminuir os níveis de energia e até modificar o seu humor. Por conta disso, é importante se hidratar adequadamente, tomando muita água durante o dia. Chás e sucos naturais também são excelentes pedidas.

Se você desconfia que não esta comendo ou bebendo adequadamente, considere procurar por ajuda de um nutricionista.

Saúde da Mente

memória e concentração

Citamos, anteriormente, um conjunto de doenças físicas que podem levar a uma sensação inexplicável de cansaço. Todavia, há também doenças de ordem mental que podem causar o mesmo problema. Entre elas, podemos dar um destaque especial para algumas que são muito populares nos dias modernos: estresse, ansiedade e depressão. Tais doenças podem causar letargia, desmotivação, sono e cansaço. E há evidências científicas para afirmarmos isso.

Como Acabar com o Cansaço

Agora que você entendeu algumas das causas, vamos sugerir algumas formas de lidar com elas e superar a fadiga:

  • Durma suficientemente e com qualidade. A duração do sono não significa profundidade e qualidade do sono. É ideal ir para a cama todos os dias no mesmo horário e acordar no mesmo horário (especialmente nos fins de semana). Isso vai estabelecer um ritmo circadiano para o seu corpo;
  • Crie hábitos alimentares saudáveis. Se você não tem o conhecimento para tal, considere fazer uma consulta com um nutricionista;
  • Hidrate-se bem. Carregue sempre consigo uma garrafinha com água e tome pelo menos dois litros de água por dia;
  • A prática de exercícios físicos é fundamental para o bom funcionamento das suas mitocôndrias que, como vimos, é essencial para um dia-a-dia energizado.
Referências
Goedendorp MM, Tack CJ, Steggink E, G Bloot, Bazelmans E, Knoop H. (2013, Agosto.) De fadiga crónica na diabetes de tipo 1: altamente prevalente mas não explicado por hiperglicemia ou variabilidade de glucose .
Singh R, Kluding PM. Fadiga e fatores relacionados em pessoas com diabetes tipo 2 .
Sarah Myhill, Norman E. Booth e John McLaren-Howard. (2009, janeiro.) Síndrome de fadiga crônica e disfunção mitocondrial .
Lawrence E. Armstrong Matthew S. Ganio Douglas J. Casa Elaine C. P. McDermott LeeBrendon Jennifer F. Klau Liliana Jimenez Laurent Le BellegoEmmanuel Chevillotte Harris R. Lieberman. (2011, dezembro). Desidratação leve afeta o humor em mulheres jovens saudáveis .
Ilies, Remus, Huth, Megan, Ryan, Ann Marie, Dimotakis, Nikolaos. (2015, novembro). Explicando as ligações entre a carga de trabalho, o sofrimento e o conflito entre trabalho e família entre os funcionários da escola: Fadiga física, cognitiva e emocional .
Harvey SB 1 , Wessely S, D Kuh, Hotopf M. (2009, Março.) A relação entre a fadiga e distúrbios psiquiátricos: evidência para o conceito de neurastenia .
Matthew M. Robinson, Surendra Dasari, R. Adam Konopka, Matthew L. Johnson, S. Manjunatha, Raul Ruiz Esposito, Rickey E. Carter, Ian R. Lanza, K. Sreekumaran Nair. (2017, março.) Aprimorada tradução da proteína subjacente melhorado adaptações metabólicas e físicas para exercício de treinamento de diferentes modos em jovens e velhos seres humanos .

O que você faz para se sentir menos fadigado? Comente abaixo!

 

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *