13 Melhores Remédios Naturais para Sinusite Segundo a Ciência

A sinusite é uma inflamação que ocorre nos seios nasais, podendo variar radicalmente de sintomas, e até mesmo ser confundida com outras doenças.

Também chama de rinossinusite, essa doença é provocada pelo vírus influenza, mesmo agente causador da gripe. Por esse motivo, é muito comum que essa inflamação apareça justamente em crises de gripe, ou até mesmo após alergias.

A sinusite não possui uma cura definitiva, mas sim tratamentos e formas de prevenção. Portanto, os remédios naturais que iremos te mostrar nesse artigo causam exatamente esse efeito, aliviando até mesmo graves casos da infecção.

para saúde
Remédios

Quais são os sintomas e como identificar

Como falamos acima, os sintomas da sinusite podem variar muito, mas sempre seguem um padrão. O surgimento de secreção nasal espessa e amarelada, seguida de uma forte sensação de pressão no rosto, podem ser sinais de que você possui essa infecção.

Geralmente, encontramos nos quadros de rinossinusite os seguintes sintomas:

  • Fortes dores de cabeça, podendo ser espalhar para o nariz e até mesmo para os olhos;
  • Dor de garganta;
  • Perda de olfato e paladar;
  • Tosse, podendo piorar à noite;
  • Dificuldade para respirar pelo nariz e congestionamento nasal;
  • Mau hálito;

É muito comum o surgimento de febre acima de 38°C, além de tonturas e náuseas. Efeitos mais fortes ocorrem principalmente nos casos de sinusite bacteriana, onde a cor das secreções nasais pode ser esverdeada.

Se todos esses sintomas persistirem por mais 7 dias, então provavelmente você está com sinusite. Nesse caso, é muito importante que você busque orientações de um profissional da área, chamado de otorrinolaringologista, para receber o tratamento.

Porém, enquanto você permanece na dúvida, preparamos uma lista com os principais remédios naturais para o tratamento de sinusite.

Remédios naturais para a Sinusite

Chá de Cebola

A cebola possui uma série de propriedades benéficas ao organismo, principalmente em casos de sinusite e inflamações. Repleto de compostos antibacterianos e antivirais, o chá de cebola se torna um grande aliado no tratamento dessa doença.

ardida

INGREDIENTES

  • 1 colher de cebola picada;
  • 1 xícara de água;
  • Mel a gosto.

MODO DE PREPARO

mais saudáveis do mundo

Após retirar a casca da cebola, lave com cuidado e pique o alimento. Você irá precisar de apenas 1 colher de cebola picada. Após ferver a água, desligue o forno e adicione a cebola, deixando o recipiente abafado por alguns minutos.

Após a mistura amornar, coe o chá e coloque a quantidade de mel desejada. O consumo dessa receita é recomendado em até 3 vezes ao dia, geralmente após as grandes refeições.

Óleo de Orégano

medicina natural
Óleo de Orégano

O óleo de orégano é um poderoso composto para o tratamento da sinusite. Essa especiaria contém poderosas propriedades antibacterianas e antifúngicas, chamadas carvacrol e timol.

O consumo dele deve ser feito a partir da inalação. Adicionamos algumas gotas do óleo de orégano em uma bacia com água fervente, tendo sempre muito cuidado para não se queimar durante o processo.

Com uma toalha, cubra a cabeça, criando uma espécie de tenda acima da bacia. Dessa forma, o vapor não consegue escapar do ambiente, dando maior precisão ao processo. Feche os olhos e coloque o rosto acima da bacia, inalando o vapor por alguns minutos.

Dessa forma, as vias respiratórias serão limpas e descongestionadas por causa do vapor. Esse processo deve ser repetido várias vezes ao dia.

Suco de espinafre e hortelã

Além de ser bastante saboroso, o suco de espinafre e hortelã possui uma série de propriedades que ajudam no tratamento e prevenção da sinusite. Esse conjunto de ervas é capaz de agir como um anti-inflamatório poderoso, atuando no descongestionamento das vias nasais e ajudando na eliminação de secreções.

chá preto

De forma geral, esse chá é capaz de neutralizar quase todos os efeitos da sinusite, sejam elas dores ou desconfortos.

INGREDIENTES

  • 20g de espinafre;
  • 15g de hortelã;
  • 200 ml de água de coco;
  • Mel a gosto.

MODO DE PREPARO

Misture todos os ingredientes listados acima com a ajuda de um liquidificador, até que se tornem apenas uma mistura. O consumo recomendado desse suco é de até 3 vezes por dia, intercalando com as refeições principais.

Chá de Camomila

bebidas poderosas
Chás

O chá de camomila é uma excelente opção para quem deseja aliviar os sintomas da sinusite. Ele contém propriedades anti-inflamatória, antisséptica, analgésica e até mesmo cicatrizante.

Dessa forma, a erva é capaz de auxiliar no descongestionamento nasal e no alívio da inflamação da garganta, além de diminuir as dores que ocorrem principalmente nos olhos e nas bochechas.

INGREDIENTES

  • 1 colher de chá de folhas de camomila;
  • 500 ml de água.

MODO DE PREPARO

Após colocar a água na panela e fervê-la, basta desligar o fogo e adicionar a camomila à mistura. Deixe o chá descansar por 15 minutos, e não se esqueça de coar na hora de toma-lo.

Chá de Alho

forte

O alho é um dos remédios naturais mais conhecidos e recomendados, principalmente em casos de sinusite e gripes. Essa planta é um excelente antibiótico natural, capaz de tratar e até prevenir doenças como a rinossinusite.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) reconhece as poderosas propriedades desse condimento, e recomenda o consumo diário de 1 dente de alho por dia. Além de tratar inflamações, o alho é um ótimo alimento para aumentar a imunidade corporal.

INGREDIENTES

  • 1 dente de alho;
  • 1 xícara de água;
  • Mel a gosto.

MODO DE PREPARO

Descasque e amasse bem o dente de alho, até ele virar uma espécie de farinha. Após isso, adicione o composto em água fervente, desligue o fogo e deixe abafado por 10 minutos. Em seguida, adicione mel a gosto.

O chá deve ser consumido enquanto estiver morno, para que seu vapor possa agir melhor pelo corpo. Além disso, é recomendado o seu consumo até 3 vezes ao dia.

Cuidados com a Sinusite

Como sempre recomendamos, a orientação de um especialista da área é muito importante para o tratamento eficiente desse mal.

As receitas que apresentamos nesse artigo são formas de auxílio à medicação prescrita pelo seu médico que, em hipótese alguma, devem ser substituídas. O consumo dos sucos e chás deve ser feito de forma conjunta ao tratamento, para acelerar o seu processo de cura.

Para que mais pessoas possam ter conhecimento no combate à sinusite, compartilhe esse artigo em suas redes sociais e com seus amigos. Não se esqueça de comentar todas as suas dúvidas, e deixar dicas que possam ajudar quem ainda não conhece todos os benefícios dessas receitas!

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *