A sinusite é uma inflamação que ocorre nos seios nasais, podendo variar radicalmente de sintomas, e até mesmo ser confundida com outras doenças.
Também chama de rinossinusite, essa doença é provocada pelo vírus influenza, mesmo agente causador da gripe. Por esse motivo, é muito comum que essa inflamação apareça justamente em crises de gripe, ou até mesmo após alergias.
A sinusite não possui uma cura definitiva, mas sim tratamentos e formas de prevenção. Portanto, os remédios naturais que iremos te mostrar nesse artigo causam exatamente esse efeito, aliviando até mesmo graves casos da infecção.

Quais são os sintomas e como identificar
Como falamos acima, os sintomas da sinusite podem variar muito, mas sempre seguem um padrão. O surgimento de secreção nasal espessa e amarelada, seguida de uma forte sensação de pressão no rosto, podem ser sinais de que você possui essa infecção.
Geralmente, encontramos nos quadros de rinossinusite os seguintes sintomas:
- Fortes dores de cabeça, podendo ser espalhar para o nariz e até mesmo para os olhos;
- Dor de garganta;
- Perda de olfato e paladar;
- Tosse, podendo piorar à noite;
- Dificuldade para respirar pelo nariz e congestionamento nasal;
- Mau hálito;
É muito comum o surgimento de febre acima de 38°C, além de tonturas e náuseas. Efeitos mais fortes ocorrem principalmente nos casos de sinusite bacteriana, onde a cor das secreções nasais pode ser esverdeada.
Se todos esses sintomas persistirem por mais 7 dias, então provavelmente você está com sinusite. Nesse caso, é muito importante que você busque orientações de um profissional da área, chamado de otorrinolaringologista, para receber o tratamento.
Porém, enquanto você permanece na dúvida, preparamos uma lista com os principais remédios naturais para o tratamento de sinusite.
Remédios naturais para a Sinusite
Chá de Cebola
A cebola possui uma série de propriedades benéficas ao organismo, principalmente em casos de sinusite e inflamações. Repleto de compostos antibacterianos e antivirais, o chá de cebola se torna um grande aliado no tratamento dessa doença.

INGREDIENTES
- 1 colher de cebola picada;
- 1 xícara de água;
- Mel a gosto.
MODO DE PREPARO
Após retirar a casca da cebola, lave com cuidado e pique o alimento. Você irá precisar de apenas 1 colher de cebola picada. Após ferver a água, desligue o forno e adicione a cebola, deixando o recipiente abafado por alguns minutos.
Após a mistura amornar, coe o chá e coloque a quantidade de mel desejada. O consumo dessa receita é recomendado em até 3 vezes ao dia, geralmente após as grandes refeições.
Óleo de Orégano

O óleo de orégano é um poderoso composto para o tratamento da sinusite. Essa especiaria contém poderosas propriedades antibacterianas e antifúngicas, chamadas carvacrol e timol.
O consumo dele deve ser feito a partir da inalação. Adicionamos algumas gotas do óleo de orégano em uma bacia com água fervente, tendo sempre muito cuidado para não se queimar durante o processo.
Com uma toalha, cubra a cabeça, criando uma espécie de tenda acima da bacia. Dessa forma, o vapor não consegue escapar do ambiente, dando maior precisão ao processo. Feche os olhos e coloque o rosto acima da bacia, inalando o vapor por alguns minutos.
Dessa forma, as vias respiratórias serão limpas e descongestionadas por causa do vapor. Esse processo deve ser repetido várias vezes ao dia.
Suco de espinafre e hortelã
Além de ser bastante saboroso, o suco de espinafre e hortelã possui uma série de propriedades que ajudam no tratamento e prevenção da sinusite. Esse conjunto de ervas é capaz de agir como um anti-inflamatório poderoso, atuando no descongestionamento das vias nasais e ajudando na eliminação de secreções.

De forma geral, esse chá é capaz de neutralizar quase todos os efeitos da sinusite, sejam elas dores ou desconfortos.
INGREDIENTES
- 20g de espinafre;
- 15g de hortelã;
- 200 ml de água de coco;
- Mel a gosto.
MODO DE PREPARO
Misture todos os ingredientes listados acima com a ajuda de um liquidificador, até que se tornem apenas uma mistura. O consumo recomendado desse suco é de até 3 vezes por dia, intercalando com as refeições principais.
Chá de Camomila

O chá de camomila é uma excelente opção para quem deseja aliviar os sintomas da sinusite. Ele contém propriedades anti-inflamatória, antisséptica, analgésica e até mesmo cicatrizante.
Dessa forma, a erva é capaz de auxiliar no descongestionamento nasal e no alívio da inflamação da garganta, além de diminuir as dores que ocorrem principalmente nos olhos e nas bochechas.
INGREDIENTES
- 1 colher de chá de folhas de camomila;
- 500 ml de água.
MODO DE PREPARO
Após colocar a água na panela e fervê-la, basta desligar o fogo e adicionar a camomila à mistura. Deixe o chá descansar por 15 minutos, e não se esqueça de coar na hora de toma-lo.
Chá de Alho

O alho é um dos remédios naturais mais conhecidos e recomendados, principalmente em casos de sinusite e gripes. Essa planta é um excelente antibiótico natural, capaz de tratar e até prevenir doenças como a rinossinusite.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) reconhece as poderosas propriedades desse condimento, e recomenda o consumo diário de 1 dente de alho por dia. Além de tratar inflamações, o alho é um ótimo alimento para aumentar a imunidade corporal.
INGREDIENTES
- 1 dente de alho;
- 1 xícara de água;
- Mel a gosto.
MODO DE PREPARO
Descasque e amasse bem o dente de alho, até ele virar uma espécie de farinha. Após isso, adicione o composto em água fervente, desligue o fogo e deixe abafado por 10 minutos. Em seguida, adicione mel a gosto.
O chá deve ser consumido enquanto estiver morno, para que seu vapor possa agir melhor pelo corpo. Além disso, é recomendado o seu consumo até 3 vezes ao dia.
Cuidados com a Sinusite
Como sempre recomendamos, a orientação de um especialista da área é muito importante para o tratamento eficiente desse mal.
As receitas que apresentamos nesse artigo são formas de auxílio à medicação prescrita pelo seu médico que, em hipótese alguma, devem ser substituídas. O consumo dos sucos e chás deve ser feito de forma conjunta ao tratamento, para acelerar o seu processo de cura.
Para que mais pessoas possam ter conhecimento no combate à sinusite, compartilhe esse artigo em suas redes sociais e com seus amigos. Não se esqueça de comentar todas as suas dúvidas, e deixar dicas que possam ajudar quem ainda não conhece todos os benefícios dessas receitas!

Olá, prazer conhecê-lo! Eu sou a Lory Aguiar. Empreendedora natural de Pernambuco, graduanda em biologia e blogueira do Homem Verde.