5 Sucos Calmantes para as Horas Críticas da Vida: Fim do Estresse e do Pânico

O stress do dia a dia nos deixa cansados, com humor alterado e mais propensos a contrair doenças. Por isso, além de manter uma rotina de exercícios e atividades prazerosas que nos deixem mais tranquilos, também é importante se alimentar corretamente, procurando por alimentos mais saudáveis. Pensando nisso, separamos algumas receitas de sucos calmantes para quem está à procura de relaxar, prevenir doenças e deixar a vida mais leve. Descubra:

1. Suco de maracujá e maçã

Aposte neste suco saudável antes de dormir para um sono profundo e tranquilo

Aposte neste suco saudável antes de dormir para um sono profundo e tranquilo

Para combater a irritabilidade, a insônia, a ansiedade e os transtornos nervosos nada melhor do que o maracujá. Do gênero passiflora, esta fruta tem em sua composição Vitaminas A, C e do complexo B, substâncias que atuam no sistema nervoso central, diminuindo sintomas de asmas, convulsões, crises nervosas, espasmos, fadiga, hiperatividade, nervosismo, entre outros. A maçã, assim como o maracujá, é fonte de Vitamina C, bem como ácido fosfórico, nutrientes que combinados protegem o sistema nervoso de doenças como o Alzheimer e o Parkinson. Quer ter um sono mais leve? Então confira como fazer este suco:

INGREDIENTES

Como fazer:

Faça um suco com os maracujás e o copo de água, batendo no liquidificador. Coe para retirar as sementes. Em seguida, coloque todos os ingredientes novamente no liquidificador e bata até obter uma mistura homogênea. Se quiser, acrescente gelo e sirva-se.

Atenção! Pessoas com baixa pressão ou depressão não devem consumir grandes quantidades de maracujá, pois pode agravar estas condições.

2. Suco de banana, morango e pera

Previna-se de doenças cardiovasculares, inserindo estas frutas na sua nutrição

Previna-se de doenças cardiovasculares, inserindo estas frutas na sua nutrição

Fonte de potássio e vitaminas do complexo B como B1, B2, B6 e B12, a banana combate problemas emocionais e a pressão alta, diminui o risco de derrames e infartos, reduz o stress, bem como o cansaço físico e mental. Devido ao trypotophan, aminoácido estimulante da serotonina, esta fruta também ajuda no bom humor e a regular o sono. O morango, assim como banana, combate a hipertensão e o AVC, bem como reduz doenças cardiovasculares e protege o sistema nervoso de doenças como o mal de Alzheimer e o de Parkinson, por causa de nutrientes como o potássio e o magnésio. Como a banana, a pera contém vitaminas B1 e B2, bem como niacina, propriedades que regulam o sistema nervoso e fortificam o músculo cardíaco. Gostou? Então aprenda a fazer este suco delicioso:

INGREDIENTES

  • 01 Banana picada (pode ser nanica ou prata)
  • 250g de morangos picados
  • 01 pera picada sem sementes
  • Meia xícara de água

Como fazer:

Bata todos os ingredientes no liquidificador até obter uma mistura homogênea. Acrescente gelo, se desejar. Recomenda-se beber este suco pela manhã para aproveitar todos os seus benefícios durante o dia.

3. Suco de melão com camomila

Experimente fazer este suco relaxante para ter uma noite tranquila de sono

Experimente fazer este suco relaxante para ter uma noite tranquila de sono

mais saudáveis do mundo

Rico em Cálcio e Vitaminas A, C e do complexo B, o melão também atua no sistema nervoso, melhorando a memória e o raciocínio. Além disso, devido aos carotenoides presentes na sua composição, esta fruta contribui para a proteção de doenças cardiovasculares, como o infarto e a hipertensão, bem como atua na prevenção de alguns tipos de câncer. A camomila, por sua vez, é uma flor conhecida por suas propriedades calmantes e relaxantes por causa dos flavonoides, como a apigenina, que a planta contém. Esta erva é indicada, inclusive, para controle da ansiedade, depressão, insônia, enxaquecas causadas por stress, entre outros. Ficou interessado em fazer um suco de melão e camomila? Dá uma espiada nesta receita então:

INGREDIENTES

  • 03 Fatias de melão em pedaços
  • 03 Colheres de chá de flor de camomila
  • 240ml de água

Como fazer:

Coloque a água para ferver. Quando estiver em ponto de ebulição acrescente as flores de camomila, desligue o fogo e deixe repousar tampado até esfriar. No liquidificador, coloque o chá de camomila e o melão e bata até misturar os ingredientes. Beba o suco antes de dormir para melhorar o sono e relaxar após um dia estressante.

4. Suco de Abacaxi com couve

Confira os vários benefícios que o abacaxi e a couve oferecem para o organismo

Confira os vários benefícios que o abacaxi e a couve oferecem para o organismo

Outro suco calmante que podemos experimentar é o de abacaxi com couve. O abacaxi é rico em vitaminas C, B1 e B6, nutrientes essenciais para o bom funcionamento do coração, do sistema imunológico e do sistema nervoso. A fruta ainda previne doenças cardiovasculares, como a arteriosclerose e a hipertensão, e males que atacam o sistema nervoso, como o Parkinson, o Alzheimer e a Esclerose Múltipla. A couve, por sua vez, é fonte de Vitaminas K e B9, potássio, magnésio, fósforo e manganês, nutrientes que ajudam a regular a pressão arterial e a frequência cardíaca. Além disso, essa verdura promove a concentração e a função mental, bem como previne a demência e a degeneração neural. Gostei desse suco, e você? Então olha a receita:

INGREDIENTES

  • 01 Colher de sopa de couve picada
  • 01 Copo de água de coco
  • 03 Folhas de hortelã
  • 01 Fatia de abacaxi
  • Suco de meio limão

Como fazer:

Depois de lavadas, corte as folhas de hortelã e de couve e coloque no liquidificador. Acrescente o restante dos ingredientes e bata até obter uma mistura homogênea. Não coe para aproveitar todos os nutrientes do suco. Se quiser, pode adicionar mel para adoçar.

5. Suco de maçã, espinafre e gengibre

Benéficos para o bom funcionamento do cérebro, espinafre e gengibre também relaxam

Benéficos para o bom funcionamento do cérebro, espinafre e gengibre também relaxam

Os benefícios que a maçã oferece para relaxarmos, nós já conhecemos. Mas o que será que o espinafre e o gengibre fazem? Rico em Vitaminas C e B6, fósforo, potássio e magnésio, o gengibre é utilizado por outras culturas para fortalecer o sistema nervoso, uma vez que atua em casos de fadiga e stress, proporcionando bom humor, calma e revitalização das energias. Além disso, incluir gengibre na nutrição diária ajuda a prevenir o Alzheimer, pois esta raiz protege as células neurais e reduz a perda das mesmas. O espinafre, por sua vez, previne o envelhecimento cerebral, melhora a fluência da fala, mantém a memória com bom funcionamento e acelera o raciocínio, devido a presença de ácido fólico, antioxidantes e gordura monoinsaturada, uma propriedade benéfica para o cérebro. Ficou curioso em como fazer este suco? Veja a receita:

INGREDIENTES

  • 01 Maçã picada sem sementes
  • 01 Colher de sopa de farelo de trigo
  • 01 Punhado de espinafre
  • 01 Colher de chá de gengibre ralado

Como fazer:

No liquidificador bata todos os ingredientes com um pouco de água para a mistura não ficar pastosa. Beba logo em seguida e sem coar para aproveitar todas as propriedades calmantes desse suco.

Gostou das nossas dicas de sucos calmantes? Conhece alguma outra receita benéfica para o sistema nervoso? Compartilha aqui com a gente!

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *