Tucumã da Amazônia: Benefícios, Usos e Propriedades Medicinais da Fruta

Rica em fibras, cálcio, potássio, proteínas, magnésio, zinco, ômega 3 e vitaminas A e C, o tucumã é uma fruta proveniente da região amazônica que nasce em uma espécie de palmeira conhecida como tucumanzeiro. Além dos frutos serem muito apreciados na culinária, as folhas, as sementes e a madeira desta planta também são utilizadas na fabricação de óleos, sabão e cosméticos, bem como para confecção de redes, cordas e bijuterias. Ficou interessado em saber mais sobre o tucumã? Confira alguns benefícios e curiosidades desta espécie amazônica:

Alto poder hidratante para o corpo

Fortaleça as unhas quebradiças e hidrate os cabelos secos com o tucumã

Alto poder hidratante para o corpo

Extraído da polpa da fruta, o óleo de tucumã, também chamado de manteiga, é um poderoso hidratante para cabelos secos e unhas quebradiças. Devido a sua alta concentração em ácidos láurico, mirístico e oleico, a manteiga do tucumã devolve o brilho e maciez aos fios, deixam as unhas mais fortes, além de hidratar e deixar a pele mais sedosa.

O óleo do tucumã é extraído por meio de um processo mecânico que conserva todas as suas propriedades. Como não é fácil de ser obtido in natura por ter um preço elevado, você pode encontra-lo dentro da composição de muitos cosméticos oferecidos no mercado. Por causa do seu alto teor hidratante, as indústrias cosméticas utilizam o óleo de tucumã em shampoos, condicionadores, máscaras capilares, balsámos, bases de maquiagem, sabonetes, entre outros.

Alto poder antioxidante contra os radicais livres

Evite doenças e fortaleça o sistema imunológico consumindo os frutos desta palmeira

Evite doenças e fortaleça o sistema imunológico consumindo os frutos desta palmeira

Além de suas propriedades hidratantes, este fruto amazônico tem uma alta concentração de Vitaminas A e C, poderosos antioxidantes que mantêm elasticidade da pele, fortalecem o sistema imunológico, previnem o envelhecimento precoce e protegem o organismo de doenças respiratórias como gripes, resfriados, rinites, bronquites e sinusites.

Assim como outras frutas, o tucumã é rico em fibras que melhoram o trânsito intestinal e facilitam a digestão, aumentando a absorção de nutrientes. Suas propriedades ainda ajudam a reduzir o risco de câncer de intestino, bem como colesterol, hipertensão, diabetes e doenças cardíacas. Mas tome cuidado, pois comer quantidades excessivas da fruta pode causar desarranjo intestinal.

Para ossos fortes e músculos saudáveis

Previna-se de doenças cardíacas e controle o colesterol com o tucumã

Previna-se de doenças cardíacas e controle o colesterol com o tucumã

Outro grande benefício do tucumã é o ômega 3 que existe na sua composição. Esse tipo de gordura, também existente no azeite, previne ataques cardíacos, diminui inflamações, reduz o colesterol ruim (LDL) e aumenta o bom (HDL), bem como auxilia no controle dos níveis de glicose no sangue e na formação de placas de gordura nas artérias.

Rico em cálcio e proteínas, o tucumã ajuda na formação e preservação de ossos fortes e saudáveis, como também contribui para o crescimento e desenvolvimento dos músculos, ligamentos e tecidos. Além disso, este fruto amazônico fortalece os dentes, melhora a coagulação sanguínea e o sistema vascular, pois, além de combater infecções estimulando o sistema imunológico, as proteínas contidas no tucumã mantêm as funções corporais como a digestão, o metabolismo e a circulação em equilíbrio.

Contra disfunção erétil, câimbras e fadiga

Rico em magnésio e potássio, o tucumã combate doenças do sistema nervoso

Rico em magnésio e potássio, o tucumã combate doenças do sistema nervoso

Você sabia que além de prevenir a disfunção erétil, o tucumã é um afrodisíaco? O magnésio contido neste fruto regula o açúcar no sangue e auxilia em várias reações químicas que ocorrem no corpo, como a síntese de proteínas e o transporte de energia que facilita a transmissão dos impulsos nervosos e regulariza as contrações musculares. Além disso, este sal mineral ajuda a manter os níveis apropriados de outros minerais como o Cálcio, o Potássio e o Zinco.

Falando em potássio, esse é um sal mineral presente no tucumã é capaz de auxiliar na função muscular, remover resíduos do corpo e ajudar a manter o sistema nervoso funcionando, uma vez que a falta de potássio no organismo provoca fadiga, câimbras, irritabilidade e hipertensão.

O tucumã na culinária amazonense

Confira algumas receitas preparadas com tucumã e aproveite seus benefícios

Confira algumas receitas preparadas com tucumã e aproveite seus benefícios

mais saudáveis do mundo

Com grande valor nutritivo, o tucumã pode ser consumido in natura ou na forma de polpa, sucos, sorvetes, doces, compotas, farinha, entre outros. A farinha de tucumã, por exemplo, é muito utilizada no preparo de mingaus e do cuscuz nordestino. Mas, em Manaus, esta iguaria é degustada como recheio de pão francês acompanhado de queijo coalho derretido. Acompanhe a receita e confira como é feito:

Ingredientes

  • 02 Pães franceses do tipo brotinho
  • Raspas de tucumã
  • Queijo coalho ou de sua preferência
  • Margarina
  • 04 Bananas prata

Saiba como fazer:

Corte as bananas em fatias e doure-as com um pouco de margarina em uma frigideira. Em seguida, passe manteiga no pão francês, coloque o queijo coalho, as raspas de tucumã e as bananas fritas. Quando estiver o sanduiche estiver montado, coloque-o em uma sanduicheira até o queijo derreter e sirva-se.

Confira outras duas receitas em que você pode apreciar o tucumã:

MOUSSE DE TUCUMÃ

Ingredientes

  • 06 Claras de ovos
  • 02 Latas de creme de leite sem soro
  • 250g de polpa de tucumã
  • 01 Lata de leite condensado

Saiba como fazer:

Bata a polpa de tucumã com o leite condensado e o creme de leite no liquidificador. Reserve. Bata as claras de ovos em neve e misture com creme de tucumã. Coloque em um recipiente e deixe na geladeira até o momento de servir.

BOLO DE TUCUMÃ

Ingredientes

  • 04 Xícaras de açúcar (ou alternativas)
  • 500g de margarina
  • 05 Ovos
  • 250ml de leite
  • 800g de farinha de trigo com fermento
  • 300g da pasta de tucumã

Saiba como fazer:

Bata o tucumã no liquidificador junto com o leite e reserve. Em uma batedeira, coloque o açúcar e a margarina e bata por 3 minutos. Em seguida, coloque os ovos e a pasta do tucumã que estava reservada e bata por mais 3 minutos. Acrescente a farinha de trigo e bata por 5 minutos. Coloque a mistura em uma forma untada com margarina e farinha de trigo e leve ao forno a 250°C até dourar. Espere esfriar e sirva-se.

Nunca experimentei estas receitas, mas fiquei com vontade de experimentar e você? O que achou dos benefícios do tucumã? Tem outras receitas pra dividir com a gente? Compartilha aqui.

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *