Alimentos Recomendados para o Tratamento da Diarreia [Ciência]

Saiba como alimentos e hábitos alimentares que podem causar a diarreia!

Como é difícil quando nos vemos com diarreia, é um desconforto muito grande seguido de dores abdominais terríveis em alguns casos.

E ai vem a pergunta, o que será que eu comi que me fez mal? É importante saber que nem tudo que faz mal para uns irá fazer para outros.

Nem sempre significa que você comeu algum alimento que causou a diarreia, muitas vezes ela aparece devido alguns hábitos errados na hora de se alimentar, como por exemplo:

Comer rápido demais:nesse caso o estômago demora a comunicar que está cheio. Dessa maneira comer demasiado rápido, significa que ainda pode-se comer mais e ter mais para digerir.
Engolir rapidamente os alimentos:quando você engole rápido demais, acaba por engolir ar também, levando a ter gases e uma má digestão.
Ingerir refeições grandes e pesadas:esse tipo de refeições demoram mais tempo para digerir, fazendo com que seu sistema digestivo trabalhe muito mais.

Caso você esteja sofrendo com esse problema, procure tentar identificar o que pode estar causando esta reação, anotando o que come e como come.

Como identificar as causas da diarreia

A melhor coisa a fazer quando se está com diarreia é tentar identificar o que está causando esse problema, existe alguns fatores que provocam a doença como:

Laticínios

alimentos ricos em cálcio
Leite

O leite, seus derivados e outros produtos lácteos, podem causar diarreia em algumas pessoas. Se esse for seu caso, procure alternativas não lácteas como o leite de soja ou de amêndoas.

Bebidas alcoólicas

o que não tomar

A ingestão do álcool, seja ocasional ou crônica, afeta a motilidade, função de barreira, morfologia e microflora intestinal. Interfere na digestão e absorção de nutrientes. Diminuí também a disponibilidade de enzimas pancreáticas e ácidos biliares que contribuem para a digestão.

Alimentos fritos e ricos em gorduras

evite pela gordura

Esses alimentos aumentam a força das contrações intestinais naturais à medida que digere e processa os alimentos, agravando os sintomas de quem sofre de diarreia.

Alimentos condimentados

uma das causas da diarreia

Alguns alimentos muito picantes podem aumentar a permeabilidade dos intestinos, podendo dessa forma facilitar o processo que origina as intolerâncias e alergias alimentares.

Frutas e vegetais em excesso

alimentos com vitamina H

Não vale para todas as frutas e vegetais, entretanto, para algumas pessoas o consumo excessivo de kiwis, ameixas, couve, brócolis e feijão pode provocar diarreia.

Chá e café

bebidas para baixar o colesterol
Chá verde

A cafeína já foi identificada, um fator desencadeante da diarreia.

Adoçantes artificiais

para a mente

Esses adoçantes contém sorbitol que é o causador da diarreia, ele é fracamente absorvido pelo intestino delgado, atraindo água do organismo para o interior do intestino. Isso resulta em fezes moles e aquosas. Basta a ingestão de pequenas quantidades de sorbitol para que haja sintomas como inchaço, gases e cólicas intestinais.

Lembre-se que os sintomas podem não ter sido causados pelos alimentos que acabou de ingerir, mas pelo que comeu no dia anterior.

Quando se tem diarreia, o mais importante é consumir alimentos leves, de fácil digestão para não agredir o sistema gastrointestinal, que está passando por um momento de inflamação.

Alimentos para consumir quando se tem diarreia

dicas de alimentos
Farinha de Arroz Integral

Existem vários alimentos para se consumir quando se tem diarreia, vou colocar alguns deles:

  • Arroz integral: esse arroz é rico em proteínas do complexo B. Elas são hidrossolúveis, e nosso organismo não produz quantidade suficiente, por essa razão devemos adquiri-las por meio da alimentação.
  • Carnes: as carnes são fontes alimentares de ferro e vitaminas do complexo B, além de serem ricas em proteínas. As vitaminas do complexo B, contribuem para a reestruturação da flora intestinal, além de fortalecer a imunidade, no caso de diarreia.
  • Batata: as batatas são ricas em cálcio e ferro, além de ter propriedades imunomoduladoras. Essas propriedades modulam e ativam os componentes celulares e seus mediadores químicos, aumentando dessa maneira a efetividade do sistema imunológico. Lembrando ainda que as batatas são fontes energéticas do almoço e jantar.
  • Cenoura: esse maravilhoso vegetal, contribui para o aumento da imunidade, ajudando também no combate a infecções. A cenoura é rica em pectina, um elemento que aumenta o volume, reduzindo a entrada de bactérias, dessa maneira contribuindo para a melhora da inflamação.
  • Maçã: essa fruta maravilhosa, possui fibras capazes de regular o intestino, vindo a contribuir para o alivio do fluxo intestinal causado pela inflamação. Ela pode ser consumida crua ou cozida.
  • Banana: essa fruta é rica em amidos, substância capaz de absorver a água do intestino, deixando as fezes mais sólidas. A banana auxilia a repor nutrientes como magnésio e potássio, que costumam ser perdidos em casos de diarreia.
  • Mingau: o mingau deve ser preparado com aveia, farinha de milho ou arroz, sendo uma excelente opção em caso de diarreia, pois são alimentos leves, fáceis de serem ingeridos e ainda ajudam a repor os nutrientes perdidos.
  • Sopa: quem não gosta de uma deliciosa sopa não é verdade? As sopas além de serem muito gostosas, também contribuem para a hidratação do organismo fazendo a reposição dos nutrientes. O ideal é fazer uma sopa caseira sem temperos industrializados, utilizando legumes, tubérculos e carne de frango de preferência.

Como vimos existem várias causas que desencadeiam a diarreia, como também existem vários alimentos que contribuem para o alivio da doença.

Durante um episódio de diarreia, existem alguns alimentos que devem ser evitados até que ela seja controlada são eles:

  • Frutos do mar e carnes mal passadas: eles podem causar infecções gastrointestinais, pois esses alimentos podem conter bactérias.
  • Alimentos condimentados e gordurosos: esses alimentos costumam irritar o intestino, vindo a dificultar o tratamento.
  • Frutas com casca e vegetais não cozidos: eles contém muitas fibras, podendo estimular o transito intestinal e a defecação, fazendo aumentar as chances de perder água e os nutrientes.

Sempre que estiver em um episódio de diarreia, lembre-se sempre de se hidratar, pois você perderá muita água, correndo o risco de uma desidratação.

Você pode ingerir água, isotônicos, agua de coco e o mais importante de todos, o soro caseiro, pois ele age no processo de reidratação e auxilia o organismo a se restabelecer.

Gostou das nossas dicas?

E ai, gostou das nossas dicas? Conhecer nosso corpo, suas alterações e como podemos ajuda-lo através de uma alimentação equilibrada, é muito importante.

Como vimos, em todos os tipos de doenças a natureza nos fornece os nutrientes necessários para se reequilibrar.

E ai gostou desse artigo? Deixe seu comentário, sua sugestão, ajude-nos a disseminar o conhecimento.

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *