10 Benefícios e Propriedades das Amêndoas para a Sua Saúde

A amêndoa é uma fruta repleta de benefícios nutricionais e para a saúde. Seu nome científico é Prunus Deulcis. Ela é uma fruta branca fechada em uma casca marrom. Ela pode ser consumida de diversas formas: como fruta seca, frita, crua, triturada, etc. Fizemos uma compilação dos benefícios mais incríveis das amêndoas para a sua saúde.

moída e triturada

Você encontra as amêndoas em diversos outros produtos, como o popular leite de amêndoa (livre de lactose), algumas sobremesas, pratos salgados, etc. Como toda fruta seca, a amêndoa deve ser consumida com cautela, uma vez que é riquíssima em calorias. Se você busca o emagrecimento, talvez não seja uma boa opção para você.

Confira, abaixo, dez dos melhores benefícios e propriedades das amêndoas para a sua saúde.

Valor nutricional alto

Ela é riquíssima em diversas vitaminas, minerais, gorduras saudáveis e fibras. Entre as vitaminas, é possível encontrar a presença do grupo B (B1, B2, B3, B6 e ácido fólico), além da Vitamina E. Já na família de minerais, você encontra o potássio, o magnésio, o ferro e o cálcio. Por conta de seu alto teor de calorias, ela é um excelente fruto para quem busca mais energia para encarar as tarefas do dia a dia com mais disposição.

Poderoso Antioxidante

Os antioxidantes são definidos como substâncias essenciais responsáveis pela proteção do organismo contra os danos oxidativos suscitados por radicais livres. Esta oxidação é o que causa o envelhecimento do organismo e o surgimento de diversas patologias. As cascas das amêndoas são ricas em diversos antioxidantes naturais poderosos. Além disso, ela é rica em vitamina E, como dito acima, o que é uma vitamina potencialmente antioxidante.

Contra Diabetes

nutrição preventiva

Por ser rica em gorduras saudáveis, muitas fibras e proteínas, além de ser pobre em carboidratos, as amêndoas são excelentes frutas secas para quem tem diabetes. Elas também são ricas em magnésio, um mineral com diversas funções interessantes, entre elas, o controle dos níveis de glicose no sangue. Boa parte das pessoas afetadas pela diabetes tipo 2 tem uma dieta pobre em magnésio. Assim sendo, as amêndoas são recomendadíssimas.

Saúde Cardíaca

sistema cardíaco

Por ser rica em gorduras saudáveis, elas auxiliam na redução dos níveis de colesterol ruim (LDL) do sangue. Além disso, auxiliam na manutenção do colesterol bom (HDL). Ela também age prevenindo diversas doenças cardíacas.

Rica em Fósforo

Cem gramas de amêndoas contém cerca de 90mg de fósforo. E para que serve o fósforo? Ele é imprescindível para neurônios saudáveis, estimulando o funcionamento saudável do seu cérebro. Assim sendo, ela melhora a sua concentração, a sua memória, a sua velocidade de raciocínio, etc.

O fósforo é o segundo elemento mais abundante no corpo humano, estando atrás apenas no cálcio, que falaremos a seguir.

Rica em Cálcio

vitamina D

Cem gramas de amêndoas contém cerca de 252 mg de cálcio. Muitos sabem que o cálcio é responsável por ossos fortes e densos, o que preveni doenças ósseas. Porém, para além disso, o cálcio também é excelente para a saúde dos dentes. O que faz das amêndoas alimentos especiais para a dieta de nossos filhos.

O cálcio é o mineral mais presente no seu corpo. Cerca de dois porcento do seu corpo é feito de cálcio. 99% dos nossos ossos e dentes são feitos de cálcio. Porém, também é cálcio no seu sangue e em outras partes do seu organismo.

Fonte de Fibra

Como dito anteriormente, as amêndoas são ricas em fibras, o que regula o funcionamento do intestino e combate males como a constipação intestinal. Comer algumas nozes por dia pode auxiliar não só na sua saúde intestinal como ajudar a reduzir os índices de colesterol.

As fibras são um conjunto de substâncias que são resistentes a digestão feita pelo intestino delgado. Elas auxiliam na redução dos níveis de colesterol ruim e de glicemia sanguínea.

Combate a Hipertensão

contra doenças do coração

Além de combater o colesterol ruim alto, ele também é um fruto excelente para quem sofre de pressão arterial alta (hipertensão). Isso se dá por conta de ser rico em potássio, um dos nutrientes responsáveis pela regulação da pressão das artérias.

Rico em Proteínas Vegetais

Especialmente em dietas vegetarianas, as amêndoas são boas pedidas para se bater a quantidade necessária de proteínas que o organismo demanda. Cem gramas de amêndoas vai ter cerca de 20 gramas de proteína. Embora seja rico em proteínas, ela não é recomendada para dietas low carb, uma vez que é um fruto rico em carboidratos.

Você pode consumir as proteínas presentes nas amêndoas no formato de leite de amêndoas ou farinha de amêndoas caso não queira comer o fruto.

como cozinhar

Qualidades Nutricionais

As amêndoas são excelentes fontes de energia por ser uma fruta bastante calórica. Cerca de 100 gramas de amêndoas vai ter suas 600 calorias. Isso não significa que quem busca o emagrecimento não deve consumir. Apenas se deve ter a parcimônia de não consumir em excesso.

As amêndoas são ricas em vitamina E, A, D, C, PP, B1 e B2. Além disso, ela é rica em minerais como cálcio, fósforo, ferro, potássio, enxofre, sódio, magnésio, zinco, manganês e cloro. A sua gordura contém ácido oleico, que auxilia no combate de diversas doenças cardiovasculares.

Confira o que acontece se você comer cerca de quatro amêndoas por dia:

100 Gramas de Amêndoas contém:

Calorias610 kcalVitamina B945mg
Hidratos de Carbono5gVitamina E37,5mg
Proteínas18,71gCarotenoides120
Gorduras53gSódio14mg
Fibras13,50gFósforo90mg
Vitamina B10,22mgCálcio252mg
Vitamina B214mgPotássio835mg
Vitamina B30,62mgMagnésio270mg
Vitamina B45,50mgFerro4,10mg

O ideal é consumir cerca de 30 gramas de amêndoas por dia.

Você tem dúvidas? Deixe um comentário abaixo!

mais saudáveis do mundo

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest