GUIA: Manteiga de Amêndoas: Benefícios + Propriedades + Receita Fácil!

Os frutos secos estão inseridos na alimentação humana desde a Pré-História e, além de serem muito saborosos, a cada novo estudo são descobertas novas propriedades dos frutos secos que trazem vários benefícios para a saúde do nosso organismo.

Nozes, castanhas-de-caju, castanhas-do-pará, nozes de macadâmia, amendoins e tantas outras variedades desses alimentos são altamente nutritivos e, sempre que consumidos com moderação (porque geralmente são muito calóricos) atuam no sentido de melhorar diversas funções do corpo humano.

Manteiga de Amêndoas

Entre os frutos secos, as amêndoas ocupam uma posição de destaque. Suas propriedades e a grande quantidade de nutrientes tornaram as amêndoas um dos mais populares frutos secos, de modo que a amêndoa in natura e os seus derivados estão cada vez mais incorporados aos hábitos alimentares das pessoas, principalmente aos hábitos de quem realmente se preocupa com a qualidade dos alimentos que está ingerindo.

A manteiga de amêndoas, em especial, tem se mostrado uma alternativa ao consumo da amêndoa in natura extremamente saboroso e cheio de benefícios à saúde.

Características das amêndoas

moída e triturada

Existem várias espécies de amendoeiras já catalogadas, mas a mais popular delas (Prunus dulcis) é originária de países do Oriente Médio, em especial algumas regiões do Paquistão, da Síria e da Turquia onde prevalece o clima mediterrâneo. Mesmo assim, as amendoeiras se adaptaram ao clima de diversas regiões do mundo, inclusive do Brasil, onde a produção, apesar de pouco expressiva, se concentra nas regiões Sul e Sudeste.

As amêndoas são bastante consumidas in natura, depois de torradas, e também dão origem a diversos tipos de alimentos: o leite de amêndoas (muito utilizado pelos que aderem à dieta vegana ou são intolerantes à lactose), a farinha de amêndoas (usada em massas, pães e bolos) e, com popularidade crescente, a manteiga de amêndoas.
Propriedades da manteiga de amêndoas

A manteiga de amêndoas mantém todos os valores nutritivos da amêndoa. É um alimento, portanto, rico em minerais como cálcio, cobre, fósforo, magnésio, potássio e zinco, além de ser uma excelente fonte de fibras para o organismo. A manteiga de amêndoas, apesar de ser bastante calórica, também é indicada para quem quer perder peso, porque possui “gorduras boas” que são essenciais para a saúde e o bem-estar do corpo.

Essas gorduras boas, também conhecidas como ácidos graxos, são responsáveis por quase 50% da composição das amêndoas e, por consequência, da manteiga de amêndoas também. São três os ácidos graxos presentes na manteiga de amêndoas:

  • Ácido oleico: responsável pela diminuição do colesterol ruim e aumento do colesterol bom;
  • Ácido linoleico (ou Ômega 6): também ajuda a reduzir o colesterol ruim e atua no controle da pressão arterial e dos níveis de glicose;
  • Ácido alfa-linolênico (ou Ômega 3): um dos mais famosos ácidos graxos, o Ômega 3 ajuda a prevenir doenças oculares e cardiovasculares e ainda melhora o desempenho cognitivo e as funções cerebrais.

Os ácidos graxos são considerados essenciais para o organismo porque, além de cumprirem diversas funções para a saúde e prevenção de doenças, eles não são produzidos naturalmente pelo nosso corpo. Ou seja, toda a ingestão desses elementos depende da alimentação e, em casos de recomendação médica, através da suplementação.

Os benefícios e propriedades

benefícios e receitas

As propriedades da manteiga de amêndoas fazem muito bem para a nossa saúde, em diversos aspectos. Confira os principais benefícios:

  • Ajuda a perder peso: as fibras presentes nas amêndoas também dão à manteiga de amêndoas a propriedade de estimular a sensação de saciedade rapidamente. Muitas pessoas comem mais do que precisam justamente porque a conexão entre a ingestão do alimento e a sensação de saciedade é mais lenta. As amêndoas, que são a base da manteiga, e os frutos secos, em geral, apesar de muito calóricos, são recomendados para quem quer perder peso justamente por saciarem a fome mesmo em pouca quantidade.
  • Excelente alimento antes e depois das atividades físicas: quem é adepto da prática de atividades físicas pode considerar a manteiga de amêndoas uma grande aliada. Por ser rica em calorias, ao ingerir a manteiga de amêndoas no pré-treino, você terá mais energia durante a prática. Além disso, o cálcio e o magnésio presentes nas amêndoas estimulam a hipertrofia dos músculos e também os ajudam a se recuperar rapidamente. Para completar, o potássio abundante na manteiga de amêndoas ajuda na prevenção e combate das cãibras.
  • Fortalece o sistema imunológico: o zinco é um mineral abundante na manteiga de amêndoas e atua diretamente no fortalecimento do sistema imunológico, responsável por manter o organismo livre de infecções e ataques de vírus, bactérias e outros micróbios.
  • Melhora a digestão e o trânsito intestinal: devido à sua grande quantidade de fibras, a manteiga de amêndoas auxilia nos processos do sistema digestório e contribui para um intestino ativo, regular e saudável.

Onde encontrar a manteiga de amêndoas

onde encontrar

Você pode encontrar a manteiga de amêndoas industrializada de diversas marcas em lojas de produtos naturais, empórios e talvez até alguns supermercados. No entanto, ao escolher o produto industrializado, fique atento aos ingredientes descritos na embalagem.

Algumas marcas não comercializam a manteiga de amêndoas pura ou integral e acabam adicionando outros ingredientes como óleos, açúcares, corantes e conservantes. A manteiga de amêndoas deve conter um único ingrediente: amêndoas. Toda e qualquer adição, principalmente nos produtos industrializados, podem corromper ou mascarar algumas propriedades naturais da manteiga de amêndoas.

Os preços podem variar de acordo com a época do ano e a região, mas um pote de duzentos gramas de manteiga de amêndoas custa, em média, entre R$35 e R$45.

Como fazer a manteiga de amêndoas

Se você não achou o preço da manteiga de amêndoas muito atraente ou não confia plenamente nos produtos industrializados, ainda há esperanças! A receita para fazer a manteiga de amêndoas em casa é muito simples!

Você vai utilizar uma xícara de amêndoas. Você pode utilizá-las frescas ou torradas, e nesse último caso, a manteiga terá um sabor um pouco mais acentuado. Além disso, durante a torrefação, a alta temperatura ajuda a amêndoa a liberar seus óleos naturais com mais facilidade. Dez minutos a 160 graus, com as amêndoas bem espalhadas em uma assadeira, são o suficiente!

Depois, use um liquidificador ou processador para bater as amêndoas até obter uma pasta cremosa. Se você sentir que a mistura está seca demais, pode acrescentar um fio de óleo de coco, mas não muito, para não alterar o sabor nem deixar a manteiga rançosa.

Não é necessário adicionar sal ou açúcar, mas, com o tempo, você pode ousar um pouquinho e tentar saborizar a sua manteiga com especiarias como canela, cardamomo ou gengibre em pó, por exemplo. Se quiser adoçar a manteiga de amêndoas, prefira o mel ao açúcar tradicional.

Você já provou uma boa manteiga de amêndoas? Sabia de todas essas propriedades e benefícios para a nossa saúde? Conte pra gente nos comentários e aproveite para tirar as suas dúvidas!

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *