Sugestões de Ervas para Chá para Comprar e Plantar + Receitas!

Quem nunca ouviu da própria mãe ou avós a frase “…tome um chazinho que o problema acaba…” ou “…tome um chazinho que relaxa…”? O chá é, verdadeiramente falando, um velho conhecido de todos, não é mesmo?

Sabe-se que o chá é originário da China, mas os londrinos possuem há muito tempo o hábito de tomar chá diariamente. O chá é composto, basicamente, de ervas, folhas e surge pela infusão destas. Existem uma infinidade de ervas de diversas plantas diferentes e por todo o mundo.

Ervas para Chá

Ervas que acalmam, que curam alguns males, ervas que emagrecem ou que, após a infusão, simplesmente promovem uma bebida altamente saborosa e nutritiva. O chá pode ser servido também de diversas formas como pode ser ingerido de formas variadas (quente, frio, etc.).

Abaixo iremos relacionar algumas ervas muito importantes para o tratamento de diversos males. Estas ervas, quando ingeridas em forma de chá, prometem verdadeiros milagres para o que se destinam. É importante conhece-las, pois você terá em mãos remédios eficazes e, principalmente, naturais.

para a saúde

Dicas de Ervas medicinais

Já há muito tempo o homem utiliza-se de plantas para curar-se de diversos males. As ervas medicinais são apenas mais uma destas poderosas armas contra as mais variadas enfermidades e estas ervas são utilizadas, servidas e consumidas em sua maioria através da infusão, gerando o conhecido chá.

Algumas delas já são usadas, cientificamente falando, em formulações de drogas e remédios industrializados. São várias destas ervas, a saber: a erva-doce, o capim cidreira, o boldo, a camomila, mate, hortelã, a carqueja, etc.

curando males

Cada uma destas ervas, isoladas ou mesmo combinadas, propiciam grandes benefícios à saúde. Considerando os possíveis males, vamos conhecer as ervas usadas como chás e consideradas mais importantes:

Chás diuréticos: além de conter água em sua composição, que já favorece a diurese naturalmente, os chás diuréticos auxiliam no tratamento de inchaços e desconfortos causados pela retenção excessiva de líquidos, geralmente devido ao excesso de sódio no organismo, sedentarismo, etc.

chás diuréticos

Estes chás favorecem a diurese, aumentando naturalmente a produção de urina e, com isso, facilitando a eliminação de toxinas, excesso de sódio e água, etc.

As ervas medicinais utilizadas como chás mais conhecidas e que promovem a diurese são:

  • Hibisco.
  • Cavalinha.
  • Dente-de-leão.
  • Erva-doce: também conhecida como “Funcho”.
  • Chá Verde.

Chás para emagrecer: a maioria dos chás já são considerados ótimos aliados no processo de emagrecimento. Isto porque possuem propriedades diuréticas, favorecem o bom funcionamento do organismo, entre outras.

para emagrecer

Abaixo listaremos alguns destes chás que prometem auxiliar as pessoas que pretendem emagrecer. Vale sempre lembrar que hábitos alimentares saudáveis bem como exercícios físicos também devem participar deste processo:

Chá de abacaxi: auxilia na diminuição da retenção de líquidos e na digestão. Utilize a casca do abacaxi na infusão.

Chá de cavalinha: além de suas já conhecidas propriedades diuréticas, também auxilia no emagrecimento.

controlar patologias

Chá de dente-de-leão: também é diurético, ajuda na desintoxicação do organismo favorecendo o emagrecimento.

Chá de gengibre: o gengibre naturalmente já acelera o metabolismo. Se ingerido, por exemplo, antes de dormir, favorecerá a queima de muitas gordurinhas.

Chá de hibisco: sim, o chá de hibisco é diurético e também favorece o emagrecimento pois é altamente digestivo, laxante, antioxidante e também acelera o metabolismo.

chá preto

Chá preto: tem a função de aumentar o metabolismo. Preferencialmente, todos estes chás que aumentam o metabolismo devem ser consumidos antes de dormir exceto o chá preto, pois possui em sua composição cafeína. Ingira-o após as refeições.

Chá verde: ajuda a desintoxicar o organismo, desinchando-o, além de suas propriedades diuréticas. Também tem alta concentração de antioxidantes.

Chás para ansiedade: o mais conhecido chá para auxiliar na ansiedade é, indiscutivelmente, o chá de maracujá ou o de camomila. Mas além destes ainda temos o de erva-cidreira, de melissa e o alecrim.

para ansiedade

Podem ser tomados juntos, em combinações de ervas, ou em separado, tanto faz. Quando a ansiedade bater, umas colheres de chá de camomila já lhe auxiliarão. Mas se esta ansiedade lhe afeta o sono, por exemplo, utilize o chá preferencialmente a noite, antes de se deitar.

Chás para baixar triglicerídeos: os triglicerídeos são fundamentais ao organismo por serem responsáveis em regular nossa reserva de energia, mas, quando em excesso, aumenta os riscos de doenças cardíacas.

dicas de ervas

Existem alguns chás que possuem propriedades medicinais que auxiliam na diminuição destes níveis de triglicerídeos como o chá verde, chá vermelho, chá de cúrcuma e o conhecido chá branco. O mais conhecido e utilizado, no entanto, é o chá de cúrcuma.

Chás para pressão alta: a pressão alta ou hipertensão é um dos males que assolam a maior parte da população hoje em dia. Mas saiba que existem alguns chás que auxiliam em sua redução (sempre tenha um acompanhamento médico em casos de hipertensão).

Alguns destes chás são o de embaúba, chá de alho, de hibisco, pepino, chá de melissa e/ou erva cidreira, chá de mangaba, camomila, alecrim, entre outros.

para colesterol

Chás para colesterol: muita gente não sabe, mas o chá mate, por exemplo, é um ótimo aliado quando se fala em tentar reduzir o nível do colesterol ruim. Além dele temos o chá de alcachofra, chá de dente-de-leão, chá de cúrcuma e o chá verde.

A maioria destes chás possuem propriedades antioxidantes e/ou depurativas do sangue em sua composição, o que favorece nesta redução dos níveis de colesterol ruim.

baixar glicose

Chás para baixar glicose: níveis de glicose altas e/ou diabetes devem sempre ser acompanhadas por um médico ou endocrinologista. No entanto, existem alguns chás que auxiliam na redução dos níveis de glicose, além de serem bebidas nutritivas e deliciosas.

Alguns deles são o chá de canela, de carqueja, chá de pata-de-vaca, chá de sálvia, o conhecido chá de quebra-pedra, chá de melão-de-são-caetano e o chamado chá de insulina vegetal oriundo de uma planta chamada pedra-ume-caá.

Para todos estes males, no entanto, é aconselhável um acompanhamento médico quando os sintomas forem intensos e/ou constantes. Os chás são naturais e, naturalmente falando, auxiliam nestes e em tantos outros males. Ficou curioso? Aprofunde seu conhecimento e “boa saúde”.

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘mais saudáveis do mundo

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest