Para que Serve Pata de Vaca? Diabetes e Emagrecimento!

Uma planta com inúmeras propriedades medicinais cujas folhas mais se assemelham à pata de um animal. Essa é a Bauhinia forficata, mais conhecida como unha-de-boi, pata-de-boi ou, popularmente como pata de vaca. Apesar de ser uma planta tipicamente brasileira, ela também pode ser encontrada em outros países da América Latina, como Argentina, Bolívia, Chile, México, Paraguai e Peru.

Pata de Vaca

Entre as suas características mais marcantes estão o fato de possuir um tronco cheio de espinhos e atingir em média, de 5 a 9 metros de altura. No entanto, o mais importante são as suas propriedades medicinais, que vão muito além de tratar o diabetes e contribuir para o emagrecimento saudável. Que tal conhecer algumas?

Conteúdo

5 Benefícios Incríveis

Devido a sua formosura, a pata de vaca é muito utilizada em projetos paisagísticos. No entanto, a planta oferece muito mais benefícios às pessoas do que um simples jardim bonito. Isso porque ela possui grande poder medicinal, graças aos flavonoides, glicosídeos e demais compostos fitoquímicos encontrados em suas folhas. Quer conhecer os benefícios oferecidos pela planta? Então veja a seguir!

Auxilia na perda de peso

A pata de vaca pode ser muito útil para quem está tentando perder peso sem recorrer a produtos químicos. Isso porque as suas propriedades antioxidantes são capazes de reduzir os níveis de gordura e glicose no sangue. Entretanto, para facilitar o emagrecimento, o uso da planta na rotina alimentar deve ser combinado a uma dieta equilibrada e à prática de atividades físicas.

aplicações medicinais

Combate ao diabetes

As folhas da pata de vaca estão associadas ao controle do diabetes. Isso porque elas possuem um flavonoide chamado kaempferitrina, que atua no metabolismo dos carboidratos. Assim, a kaempferitrina promove uma melhoria da utilização da glicose pelas células do organismo, o que reduz o acúmulo de glicose no sangue.

Reduz o colesterol

Além das propriedades antioxidantes e hipoglicemiantes, a pata de vaca também é capaz de reduzir o colesterol e os níveis de triglicérides no organismo. Assim, a planta contribui mais uma vez para o controle do diabetes, e ainda evita o surgimento de doenças cardiovasculares.

Evita a retenção de líquidos

Esse é mais um benefício associado à perda de peso. A pata de vaca é uma planta medicinal que possui efeito diurético, o que contribui positivamente para eliminação de toxinas do organismo através da urina. Além disso, essa ação diurética evita a retenção de líquidos e diminui o inchaço corpóreo, favorecendo assim, o emagrecimento.

boa para pele

Boa para a pele

As propriedades antioxidantes da pata de vaca combatem os radicais livres, substâncias responsáveis pela degeneração celular e envelhecimento precoce. Assim, ao adotar o uso da pata de vaca no seu dia a dia, é possível ter uma pele mais firme, bonita e saudável.

Além de retardar os efeitos do envelhecimento, a pata de vaca também pode ser usada para tratar acnes, pois suas folhas possuem grande poder curativo e cicatrizante, graças às suas propriedades bactericidas.

Já deu para perceber que o uso diário dessa planta poderosa pode trazer diversos benefícios à saúde, não é mesmo? Então, que tal experimentá-la?

Veja como fazer o chá e mais dicas sobre ele no vídeo abaixo do Dr. Dayan:

Como usar a pata de vaca?

como usar

A forma mais comum de consumir a pata de vaca e usufruir de todos os seus benefícios é através do chá, que deve ser ingerido de duas a três vezes ao dia. Essa bebida natural pode ser obtida através da infusão de duas folhas de pata de vaca picadas em uma xícara de água quente. No entanto, existem outras formas de consumo, com as quais você poderá potencializar as propriedades medicinais da planta. Veja a seguir:

  1. Uso tópico: além da administração via oral, o chá de pata de vaca também pode ser aplicado sobre os machucados, com o objetivo principal de acelerar a cicatrização e recuperação da pele;
  2. Extratos e tinturas: tanto o extrato quanto a tintura de pata de vaca possuem maior concentração da planta em suas composições. Portanto, seus usos devem ser limitados a 250 mg por dia para o extrato e a 30 – 40 gotas diárias para a tintura;

Cabe ressaltar que apesar de ser um medicamento natural, um médico deverá ser consultado antes do seu uso. Isso porque mesmo sendo fitoterápico, podem existir contraindicações e como consequência, efeitos indesejados.

Pata de Vaca: Contraindicações

efeitos colaterais

Embora o uso diário da pata de vaca possa representar melhoras para a saúde, seu consumo deve ser feito com moderação. Isso porque o exagero na ingestão do chá e das outras formas de consumo pode causar diarreia, dores abdominais e hipoglicemia. Além disso, a planta também é contraindicada para alguns grupos de pessoas:

  • Alérgicos: pessoas com alergia às plantas da família Fabaceae devem evitar fazer uso da pata de vaca nas formas de chá, tintura e extrato;
  • Hipoglicêmicos: devido às propriedades hipoglicemiantes da pata de vaca, pessoas com baixo teor de açúcar no sangue também devem evitar o uso da planta. Isso porque o seu uso pode agravar ainda mais a hipoglicemia, já que a planta reduz significativamente a taxa de açúcar no organismo;
  • Diabéticos: pessoas que já fazem uso de medicamentos para controlar a glicose devem fazer uso da pata de vaca com moderação, para evitar crises de hipoglicemia;
  • Grávidas, mulheres que estão amamentando e crianças abaixo dos 12 anos de idade: pela falta de estudos complementares que atestem a segurança do consumo da pata de vaca durante a gravidez e amamentação, seu uso não é recomendado durante essas fases da vida. Ainda e pelo mesmo motivo, crianças menores de 12 anos também não devem fazer uso da pata de vaca com medicamento fitoterápico.

Da cicatrização de uma simples acne até o combate ao diabetes, a pata de vaca é uma planta medicinal que pode combater esses e diversos outros males. Basta observar suas contraindicações e consumi-la moderadamente para fazer uso de todas as suas propriedades benéficas para a saúde.

Agora que você conheceu algumas das propriedades medicinais da pata de vaca e dos seus benefícios para a saúde, que adotá-la em sua rotina alimentar diária? Deixe um comentário abaixo!

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *