7 Benefícios/Propriedades INCRÍVEIS da Canela para Sua Saúde

Na sexta feira, minha assistente Maria mencionou que seu padrasto tinha a saúde vulnerável pela diabetes. Fiquei chocada, já que sua condição era facilmente controlada por uma mudança de hábitos.

Podemos gastar tempo procurando por soluções mundo afora, quando na verdade a solução está na cozinha de nossa casa. Por casos como esse que resolvi criar este blog sem fins lucrativos, para educar a todos meus amigos e colegas. Dessa maneira, proporcionamos soluções naturais sem efeitos colaterais.

Enquanto Maria me explicava com detalhes a situação de seu padrasto, me lembrei dos benefícios da *canela*, e como esta pode curar patologias como câncer e diabetes.

benefícios

Há muito pouco benefício para a indústria médica quando você gasta alguns reais por semana em canela. Já um tratamento de câncer pode ir de dez a trinta mil dólares por mês. Antes de existir a FDA (Food and Drug Administration, entidade reguladora de alimentos e medicamentos) e grandes organizações farmacêuticas, a canela era muito valorizada.

Desde os tempos mais remotos os europeus reconheciam o seu poder. Recebeu uma posição de destaque na medicina tradicional por seus benefícios, sobretudo pelo grandioso sabor que adiciona às receitas de cozinha.

A canela nunca foi vista como uma crosta de árvore, muito pelo contrário. Era tão respeitada que fazia parte dos processos de mumificação de cadáveres na antiguidade. Já bem o havia escrito o pai da medicina tradicional chinesa, Shen Nung, desde o ano de 2.800 antes de Cristo.

propriedades da canela

Vista sempre com bons olhos pelos médicos terapeutas de aqueles tempos. No século 1, a canela era tão cobiçada e custosa que na Europa valia muitíssimo, mais do que a prata. Sempre foi vista como um tesouro de valor incalculável.

Sendo um produto tão versátil, atualmente é possível encontrar esse produto nos mercados, apresentado de várias formas. As mais conhecidas são sua forma moída e em pau seco.

Entre seus principais componentes a canela tem óleos essenciais, acetato de cinamilo, álcool de cinamilo, cinamaldeído. Estes óleos são responsáveis por seus poderes curativos e terapêuticos.

porque comer

Por que devemos consumir mais canela?

Mais que pelo sabor especial para nosso chá ou café nas manhãs, devemos incluir este maravilhoso ingrediente em nossa dieta para perceber os benefícios em nossa saúde.

Sabia que a canela é capaz de matar bactérias? Que é rica em antioxidantes e retarda o envelhecimento?

Da mesma forma foi comprovado que ela reduz as dores nas articulações em pacientes com artrites, e também reduz a pressão alta.

Um excelente coadjuvante para tratar infecções urinárias, e para controlar níveis de açúcar no sangue. E ainda pode ser um excelente antiinflamatório para gengivas e inchaços dentários causados por cáries.

Antiinflamatórioum dos melhores, segundo o nutrólogo renomado Lair Ribeiro
Para o Cérebroatua reforçando as funções cerebrais segundo estudos recentes
Emagrecimentoreduz os níveis de açúcar do sangue
Prevenção do Câncerpor conta de suas propriedades nutricionais e medicinais
Combate o TDHAmelhorando a atenção e concentração
Diabetesretardando a digestão dos alimentos
Problemas Estomacaisagindo contra os sintomas dos principais problemas

Excelente antiinflamatório

Graças ao seu composto de cinamaldeído4, a canela é uma excelente opção para reduzir inflamações do corpo no geral.

Resultados de estudos de investigação publicados na revista Molecular Biology ressaltam os benefícios da canela.

O consumo de canelha, alho, cravo, pimenta negra e pimenta vermelha potencializam os efeitos antiinflamatórios. Da mesma forma que a cúrcuma, alcaçuz, coentro e gengibre, o fazem, prevenindo o desenvolvimento de doenças neurodegenerativas.

Reforça nossas funções cerebrais

poderoso para se concentrar

Estudos apresentados em 2004 pela Association for Chemoreception Sciences confirmaram o que muitos acreditavam: a canela e seu poderoso aroma é capaz de melhorar as funções cerebrais.

Esse estudo separou pessoas em dois grupos diferentes. A cada pessoa era ordenada a realizar tarefas nas quais eram necessárias manter altos níveis de atenção e concentração. Houve uma taxa de maior resposta de velocidade e memória funcionais nos participantes que estavam com chiclete sabor canela, ou que sentiram o cheiro de essência de canela antes de realizar suas tarefas.

Vale destacar que o uso da canela melhorou os resultados em comparação com as que consumiram chá de menta e jasmin.

Contribui para a perda de peso

quilinhos a mais

A canela se mostrou ideal para diminuir os níveis de açúcar no sangue, mantendo-os baixos. É também um excelente coadjuvante nos processos de perda de peso, pois reduz os níveis de apetite e ansiedade para quem consome.

Foi comprovado que a canela é excelente para reduzir os níveis de açúcar no sangue em pessoas com alimentação e peso saudáveis. Ocorre da mesma forma em pessoas com obesidade, sendo um ingrediente excelente para melhorar a sensibilidade à insulina.

Vencendo o câncer

para a sua saúde

Além de seus óleos únicos, a canela é uma excelente fonte de fibra, de mineral de manganês e até mesmo de cálcio. Pode ser utilizada para prevenção de diversos problemas de saúde, misturando cálcio e fibra junto da canela todos os dias.

A fibra e o cálcio se unem com os sais biliares e ajudam a remover-los do corpo. A fibra reduz o risco do câncer de cólon, ao prevenir os danos causados pelos sais às células. Da mesma forma foi comprovado que a canela ajuda a remover as células cancerígenas no fígado.

Combate o Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)

Estudos comprovaram que a canela é um excelente auxiliar para a melhora do desempenho, atenção e motivação em pessoas que sofrem com TDAH, reduzindo por sua vês os níveis de ansiedade e frustração, enquanto realizam tarefas cotidianas como dirigir.

Uma excelente terapia para as crianças que têm TDAH é a aromaterapia de canela, que promove uma boa redução dos sintomas.

Ajuda a combater a diabetes

nutrição preventiva

Sendo um ótimo ingrediente para reduzir os níveis de glicose antes do café da manhã, a canela é um membro perfeito das dietas dos pacientes com diabetes tipo 2, melhorando os estados glicêmicos em geral.

Incrivelmente a canela é capaz de fazer com que o estômago digira os alimentos mais lentamente, diminuindo assim os picos de açúcar no sangue, mantendo-os sempre equilibrados.

Foi também comprovado que o consumo contínuo da canela aumenta a metabolização da glicose em cerca de 20 vezes a mais que o normal, o que resulta em uma regulação significativa nos níveis de açúcar na corrente sanguínea.

Também para aqueles pacientes dependentes de insulina, a canela é um ótimo aditivo para pessoas com diabetes tipo 2, visto que seus componentes são “parecidos com os da insulina”

E se você quiser também controlar os níveis de gorduras no sangue, basta consumir 2 gramas por dia ao longo de 2 semanas, podendo melhorar a pressão arterial e os perfis lipídicos do corpo.

Combate problemas estomacais

dicas médicas

Sintomas como flatulências, indigestão, perda de apetite e inchaço podem ser diminuidos significativamente com o consumo contínuo da canela. É um poderoso ingrediente que pode ser facilmente incluído nas receitas do dia a dia. Dessa maneira, é possível disfrutar de seus grandes benefícios na saúde em geral, e por ser um ingrediente multifacetado, pode ser combinado tanto em sobremesas saudáveis, como em pratos completos.

Eu particularmente uso bastante canela em pó na minha aveia cozida com baunilha e óleo de coco. Para adoçar eu utilizo somente umas gotas de Stevia. E você? Como utiliza a canela?

mais saudáveis do mundo

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest