Cúrcuma: Benefícios, Propriedades Medicinais e Contra-indicações

Você sabe o que é a Cúrcuma? Já ouviu falar?
A cúrcuma, também conhecida como açafrão-da-terra, embora carregue esse mesmo nome não pode ser confundida com o Açafrão.
Ambas as plantas são completamente diferentes uma da outra, mesmo que possuam bastante semelhança em seus benefícios é importante saber definir e diferenciá-las.
Você já deve ter visto ou até mesmo provado aquelas famosas especiarias indianas não é mesmo, de cor amarelada, aroma e sabor característicos.

A cúrcuma nada mais é que a planta ou tempero que dá essa cor para a famosa especiaria indiana.
Na índia ela transcende o tempo e é usada desde as tribos indígenas mais milenares tanto quanto especiaria quanto como erva medicinal.
Já no país do tio Sam, que costuma consumir bastante fast food, ela é usada no preparo dos tradicionais molhos de mostarda no país.
Recentemente, alguns estudos apontaram o que as milenares tribos indianas já sabiam, a cúrcuma possui substâncias com propriedades medicinais.
Esses compostos denominados curcumóides onde o mais importante é a curcumina, possuem efeitos antiinflamatórios potentes podendo também ser considerados um eficiente antioxidante.
Conteúdo
Mas, afinal o que é a Cúrcuma?

Uma planta herbácea da família do gengibre, tendo como nome científico Curcuma Longa.
Popularmente a cúrcuma possuí diversos nomes, e talvez você já tenha ouvido falar dela através de alguns desses nomes:
- Açafrão-da-terra;
- Turmérico;
- Raiz-de-sol;
- Açafrão-da-índia;
- Açafroa;
- Gengibre amarelo.
Sendo de origem asiática, se popularizou mais precisamente na Índia e Indonésia, e a cor amarela que transfere para os alimentos é sua principal característica.
Desse modo, a cúrcuma traz um sabor bem próprio e característico, picante e amargo com uma leve fragrância que lembra o gengibre e a laranja.
Sua raiz também conhecida como rizoma é bastante utilizada como antiinflamatório nas medicinas chinesa e indiana.
Em virtude da sua cor alaranjada, foi bastante utilizado no decorrer da história asiática como condimento, corante têxtil e remédio.
O rizoma (sua raiz) possui a cor alaranjada em seu interior, e em sua superfície apresenta-se com uma cor mais acinzentada.
Através da moagem da raiz seca é onde se extraí o pó.
Em Resumo

Resumidamente, a curcumina é o principal ingrediente ativo da Cúrcuma.
Podemos defini-la como sendo um pigmento fenólico, com um sabor ligeiramente amargo e picante com um cheiro que remete à mostarda.
É ela que dá a propriedade antiinflamatória, e o caráter preventivo da prevenção ao câncer da planta.
Embora no ocidente os estudos ainda estejam em fase inicial, a respeito dos benefícios que a curcumina pode ter sobre o câncer, em países como a Índia e Sri Lanka, onde o seu consumo é mais frequente, a incidência de câncer de colo, útero, próstata e pulmões são infinitamente menor que em outros países.
Quais são os benefícios?

Como pudemos ver a cúrcuma traz diversos benefícios.
Além de dar aroma e sabor nos alimentos possuí propriedades medicinais características, sendo que se alimentando dela você pode inclusive substituir medicamentos por esse alimento.
- Nesse sentido, a cúrcuma pode substituir:
- As estatinas que controlam o colesterol;
- Os corticosteróides;
- Alguns antidepressivos;
- Inúmeros antiinflamatórios;
- Anticoagulantes;
- Remédios quimioterápicos;
- Remédios de controle de diabetes.
Outro aspecto bastante interessante da planta, é que, com apenas uma colher de chá diária, ela pode melhorar substancialmente inúmeros aspectos da nossa saúde.
Para exemplificar os benefícios da curcuma no nosso corpo, podemos citar:
- Diminuição das dores – Possuindo ação antiinflamatória, alivia os sintomas causados por algumas doenças, diminuindo bastante as dores.
- Benefícios ao coração – Um dos princípios ativos encontrados na Cúrcuma, a curcumina, é responsável por limpar as artérias prevenindo a coagulação de sangue, removendo placas e melhorando a circulação.
- Age contra o câncer – Alguns estudos comprovam que a curcumina tem uma excelente ação no combate ao câncer, principalmente no estômago, nas mamas e ovário.
- Turbina o cérebro – Com propriedades neuroprotetoras a curcumina desempenha uma excelente função na prevenção de doenças neurodegenerativas como o Alzheimer e o Parkison.
- Auxílio na digestão – Comprovadamente ela também melhora a digestão, no entanto, não é indicada para quem apresenta problemas com inflamação na vesícula biliar.
- Evita artrite rematóide – Com um grande poder antiinflamatório, uma das características da cúrcuma é combater a artrite rematóide através do seu consumo frequente.
- Traz o bom humor – Substituindo alguns remédios antidepressivos como já mencionado anteriormente, se consumida com regularidade, ajuda a trazer o bom humor.
Inegavelmente os benefícios que a cúrcuma proporciona são imensos, e é por essa razão que deve passar a fazer parte do seu cotidiano.
Como consumo a cúrcuma?

Segundo alguns especialistas, o consumo médio diário deve ser de 3 gramas, aproximadamente uma colher de chá.
Ela pode ser utilizada no preparo de vários alimentos, como arroz, feijão, saladas, caldos, entre outros.
Embora apresente inúmeros benefícios comprovados à saúde, existem pessoas que evitam o consumo por não gostarem do seu sabor.
Desse modo, os nortes americanos decidiram criar os suplementos de cúrcuma, que logo chegou ao nosso país expandindo-se rapidamente.
Mas é importante ter em mente, que para consumir a Cúrcuma em forma de cápsula é importante consultar um médico antes.
Pois o profissional da saúde irá através da sua avaliação prescrever a quantidade correta de consumo, assim como indicar um produto com qualidade.
Existe conta-indicações e efeitos colaterais?

Como todo e qualquer produto, sempre há as contra indicações, principalmente em se tratando de consumo em excesso.
Dessa maneira, consumir excessivamente a planta pode causar alguns males ao invés de benefícios, tais como náuseas, indigestão, dores no estômago e até mesmo gases.
Existem também contra indicações para algumas situações específicas, tais como:
- Gravidez ou amamentação – Mulheres grávidas ou amamentando devem evitar o seu consumo, pois a planta pode causar problemas digestivos que levam ao aborto.
- Cirurgias – Para quem vai passar por alguma cirurgia é imprescindível evitar o consumo alguns dias antes e depois.
- Doenças no fígado – Embora seja benéfica para alguns problemas do fígado, a cúrcuma é contra indicada para doenças hepáticas graves, podendo piorar a situação.
- Alergias gerais – Pessoas alérgicas ao pó podem sofrer dermatite de contato, sendo necessário dessa forma evitar o consumo.
- Medicamentos anticoagulantes – Para quem está tomando algum tipo de medicamento anticoagulante, como aspirina é importante evitar o consumo da cúrcuma, pois ela pode interagir negativamente com esses medicamentos provocando hemorragias e hematomas.
Gostou das nossas dicas?
Você já conhecia a cúrcuma? Sabia dos imensos benefícios que ela podia trazer para sua saúde?
Conhecer novos alimentos, ainda mais quando são saudáveis para nossa saúde sempre é muito válido.
Como pudemos ver, a cúrcuma traz imensos benefícios à saúde se consumida de forma correta, inclusive com características medicinais.
Podendo ser encontrada facilmente em feiras e mercados, traz um sabor inusitado, e para quem gosta de alimentos picantes é uma excelente iguaria.
Sendo bastante difundida no oriente, principalmente na Ásia, além de combater o câncer traz inúmeros benefícios a nossa saúde, além é claro, de apimentar nossa mesa.
Gostou dessas dicas? Deixe seu comentário, suas sugestões e nos ajude a difundir esse conhecimento.

Olá, prazer conhecê-lo! Eu sou a Lory Aguiar. Empreendedora natural de Pernambuco, graduanda em biologia e blogueira do Homem Verde.
0 comentário