[Guia] Óleo de Peroba: Benefícios, Usos e Propriedades!

Todo mundo gosta de comprar um móvel novo pra casa e mudar a decoração. A questão é que ninguém consegue fazer isso com muita frequência, pois custa caro. Uma das motivações para querer comprar um móvel novo é que os antigos vão se desgastando com o tempo, e ficando com aspecto de móveis velhos.

Uma boa ideia para conservar os móveis mais bonitos por mais tempo é usar o óleo de peroba. Ele é excelente para deixar os móveis mais bonitos por muito mais tempo.

O óleo de peroba está no mercado brasileiro desde 1938. Foi introduzido pela King, uma empresa fabricante de produtos de limpeza situada no Rio de Janeiro.

o que é

O Que é e Para Que Serve o Óleo de Peroba?

Muito famoso quando o assunto é limpeza e conservação de móveis de madeira, o óleo de peroba é uma marca de óleo que traz em sua composição óleo mineral e vegetal, solvente mineral e vegetal e aromatizante, que protegem, limpam e dão brilho, além de aumentar a durabilidade dos móveis.

O óleo de peroba tira manchas de mãos, e foi feito especialmente para conservar os móveis de madeira, aumentando muito a sua durabilidade. Seja qual for o tipo de madeira, o óleo de peroba irá ajudar a protegê-la e a deixará com uma aparência de nova por muito mais tempo.

para que serve

Abaixo, listamos três formas principais de usar o óleo de peroba. Acompanhe:

  • Lustra móveis: a forma mais comum e conhecida de usar o produto, que agirá limpando, hidratando a madeira e realçando a cor, deixando com uma “carinha de novo” aquele móvel apagado, sujo, manchado e sem vida. Como a madeira tende a ficar com aspecto opaco, é fundamental hidratá-la de tempo em tempo para que ela permaneça vistora por um longo período.
  • Dar brilho ao fogão: embora muita gente não saiba, o óleo de peroba também pode ser usado para deixar o fogão brilhando. Como os fogões de inox ficam manchados com facilidade, basta usar esse produto para tirar todo o aspecto opaco deles. Comece lavando o fogão com detergente neutro com a parte mais macia da esponja. Em seguida, seque bem a superfície. Coloque apenas algumas gotas do óleo de peroba em uma flanela macia e limpa e vá espalhando pelo fogão. O óleo criará uma película de proteção, que facilitará as próximas limpezas, impedirá que a comida manche o fogão, além de deixar um brilho intenso. OBS: deve-se usar uma quantidade bem pequena de óleo e sempre quando o fogão já estiver completamente frio. Jamais use com o fogão ligado ou quente, para evitar queimadura.
  • Dar acabamento na madeira: essa é outra função bem conhecida do óleo de peroba. Para usá-lo nessa função, comece passando uma camada generosa do produto na madeira e esperando até que o mesmo tenha sido totalmente absorvido. Conforme a madeira usada, esse processo de absorção pode demorar de horas a dias. Após secar, passe outra camada do óleo e retire o excesso usando um pano limpo e seco.

Onde Usar o Óleo de Peroba?

A sua utilização é recomendada em móveis e laminados de madeira, assoalhos e pisos cerâmicos.

Onde Não Usar o Óleo de Peroba?

Não é recomendado usar em poliuretanos, resina acrílica e em nenhum produto com resina de auto brilho.

como usar

Como Usar Passo a Passo

Embora pareça simples, é preciso alguns cuidados básicos para usar corretamente o produto.

  • O primeiro passo é retirar o excesso de poeira de onde o óleo será aplicado.
  • Em seguida, deve-se aplicar algumas gotas do produto em uma flanela limpa e lustrar o local. Lembre-se sempre de usar um pano macio.

É muito importante não usar o óleo de peroba em uma superfície quente ou que esteja próxima do fogo, pois o risco de provocar uma queimadura é muito alto.

Se a aplicação for em um móvel que fica exposto ao sol, deve-se repetir a aplicação mais vezes, pelo menos 1 vez por mês. Caso contrário, pode-se aplicar a cada 3 meses, por exemplo. Vai depender do estado do móvel.

Como Fazer Óleo de Peroba Caseiro?

Muito fácil de fazer, você pode produzir o seu próprio lustra móveis ou óleo de peroba em casa, de forma rápida e econômica, com ingredientes que você tem em casa. Confira abaixo:

aplicação

Ingredientes:

  • 100 ml de azeite de oliva ou óleo de soja
  • 100 ml de vinagre da sua preferência
  • 5 gotas de essência (opcional)

Modo de preparo:

Em um recipiente de vidro e com tampa, coloque todos os ingredientes e misture bem. Está pronto o seu lustra móveis. Além de fácil de fazer, essa quantidade da receita dura muito.

O Nome Peroba e a Sua Popularidade

Por ser um produto muito famoso, o termo peroba passou a ser usado na “gíria” popular como sinônimo de “cara-de-pau”, para designar pessoas intrometidas, inconvenientes ou corajosas.

Óleo de Peroba é Tóxico?

Por ser levemente tóxico, o óleo de peroba não deve ser aplicado em superfícies que entrarão em contato com a comida.

Como Retirar Mancha de Óleo de Peroba da Parede?

Parece impossível tirar mancha de óleo na parede mas, em muitos casos, a gente consegue reverter a situação. Confira abaixo algumas dicas muito boas, que podem te ajudar bastante:

  • Água sanitária: coloque duas medidas de água para cada medida de água sanitária em um recipiente. Pegue um pano limpo e macio (não use esponja), umedeça na mistura e esfregue levemente na mancha.
  • Talco: se acabou de manchar a parede, cubra a mancha com talco e aguarde em torno de 20 minutos. Depois, é só retirar usando um pano úmido.
  • Água morna: pegue um pano limpo e umedeça em água morna. Passe sobre a mancha levemente. Em seguida, use um pano seco para enxugar o local.
  • Papel toalha e um secador de cabelo: se tiver textura na parede, coloque em cima da mancha um papel toalha e use o secador no ar quente por cima.
  • Sabão neutro: coloque duas gotas de sabão neutro ou detergente em um pano limpo e úmido. Passe suavemente sobre a mancha de óleo. Se a mancha não sair por completo, repita o processo novamente no dia seguinte.

Gostou das dicas? Deixe aqui o seu comentário.

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *