Você Sabe para Que Serve o Óleo de Melaleuca? (Tea Tree Oil)

Conhecido como a farmácia dentro do pote, o óleo de melaleuca traz consigo propriedades antifúngicas, antissépticas, analgésicas, antiinflamatórias e antibactericidas, cuidando assim, do corpo como um todo com seus inúmeros benefícios presentes em apenas uma gota.

Cultivado na Austrália, a Melaleuca Alternifolia é encontrada em pântanos onde produz o óleo como seu principal meio de sobrevivência no local. Descoberto pelos aborígenes há milhares de anos, era utilizado como remédio para dores, diarreia, cortes, e para tratar feridas na pele.

Óleo de Melaleuca

Nesse guia, você vai aprender tudo o que precisa saber sobre o Tea Tree Oil.

PARA QUE SERVE?

Também chamado de tea tree oil, o óleo de melaleuca é muito poderoso servindo para praticamente tudo, desde a limpeza da casa até para estética. É um óleo essencial com 1001 utilidades, não havendo contra indicações, salvo, se a pessoa tiver alergia da própria planta.

para que serve

Há estudos comprovados cientificamente da eficácia do óleo de melaleuca para várias áreas do corpo. Listaremos abaixo algumas sugestões e orientações de uso do óleo, onde é possível notar a obtenção de resultados.

  • AFTAS: O uso do óleo auxilia no processo de cicatrização da afta e ameniza a dor. Neste caso, pode ser utilizado de duas formas:aplicando duas gotas diretamente na afta, com ajuda de um cotonete. Ou,fazendo bochecho, com três gotas do óleo diluído em meio copo de água.
  • ACNE: Por conta das suas propriedades antibactericidas e antiinflamatórias, o óleo de melaleuca reduz a acne e estagna o crescimento da bactéria responsável pela inflamação. Os resultados podem ser obtidos através de produtos que contenham a melaleuca como cremes e géis secativos, ou através da aplicação diretamente na área afetada, misturando 1 ml do óleo juntamente com 9 ml de água, duas vezes ao dia.
  • MAU HÁLITO: Por ser antibactericida,o óleo de melaleuca auxilia no combate das bactérias causadoras de cáries e mau hálito. Basta fazer um bochecho de 30 segundos com uma gota do óleo diluída em uma xícara de água morna.
  • CASPA: O óleo auxilia na melhora de problemas capilares causadas por fungos ou bactérias, a caspa é um exemplo. Basta adicionar 4 gotas do óleo em um shampoo de 200ml.
  • MICOSES: Por conter propriedade fungicida, o óleo é eficaz para a cura da micose. Quando apresentada nas unhas, recomenda – se a aplicação de uma gota do óleo diretamente na unha afetada,duas vezes ao dia. Quando encontra – se na pele, aplicar de duas a três gostas diretamente na micose. Em casos de micose nos pés, recomenda – se deixar os pés imersos em água mora com 3 gotas diluídas, por 20 minutos ao dia, até cura dos sintomas.
  • ASSADURAS: Adicione duas gotas do óleo de melaleuca com duas colheres de óleo de coco e aplique no local da assadura.
  • QUEIMADURAS DE SOL: O óleo de melaleuca auxilia na diminuição do ardor e evita que a pele descame. Para isso, é necessário diluir uma parte do óleo para cada dez partes de óleo de coco ou azeite de oliva. Espalhar bastante na área afetada.
  • HERPES: Por ser vermicida, auxilia na melhora da herpes, que leva até 14 dias com tratamento convencional. O óleo de melaleuca reduz em até 50% desse tempo, além de melhorar a dor.
  • CORTES: Assim como já era utilizada pelos aborígenes, o óleo vai ajudar na cicatrização e evita infecções de cortes. Basta lavar o local da lesão e aplicar o óleo de duas a três vezes ao dia.
  • CONGESTÃO NASAL: Nesse caso, óleo tem a finalidade de abrir as vias aéreas combatendo vírus e bactérias, promovendo melhora em gripes e resfriado. Para isso, é necessário adicionar algumas gotas do óleo em água quente e realizar a inalação desta solução.
  • AMACIANTE: Indicado especialmente para quem utiliza fraldas não descartáveis, pois além da função amaciante,o óleo acaba com os fungos e bactérias. Basta adicionar uma colher de chá do óleo cada máquina de roupa.
  • PULGAS: Adicione 10 gotas do óleo em 230 ml de água e aplique no pelo do anima. Para um resultado eficaz, é necessário realizar a aplicação duas vezes ao dia até a situação ficar controlada. Além de solucionar o problema, por se tratar de óleo natural, não causará danos ao seu animal.
  • MOFO/BOLOR: Por conter propriedades antibactericida e antifungicida, o óleo de melaleuca é extremamente eficiente para retirar e combater o mofo. Adicione uma colher de chá do óleo em um copo com água, coloque a solução no borrifador, agite bem e aplique na região onde se encontra o bolor e deixe descansar durante a noite. Recomenda-se passar um pano com vinagre no local, no dia seguinte.
  • LIMPEZA: O óleo de melaleuca será um grande aliado para sua faxina com alto poder desinfetante. Utilize o óleo juntamente com água, vinagre e suco de limão, essa mistura serve para limpar chuveiro e pia. Para uma limpeza mais profunda como na cozinha e no banheiro, basta adicionar 5 gotas do óleo com 4 colheres de bicarbonato de sódio e adicione água até obter uma consistência cremosa. Aplique essa pasta no local e esfregue.

Veja como usar no vídeo abaixo:

CONTRAINDICAÇÕES

contraindicações

Embora seja um óleo natural, ele é altamente concentrado, em apenas uma gota há 16 gramas da planta, em peles mais sensíveis pode apresentar alergia, portanto, é recomendado o uso diluído em outro óleo. Vale ressaltar que não deve ser ingerido por ser tóxico, podendo causar diminuição da consciência, em casos mais graves.

ONDE ENCONTRAR?

O óleo de melaleuca é facilmente encontrado em farmácias de manipulação ou em lojas de produtos naturais. É importante observar as condições de venda do produto, o óleo deve sempre estar armazenado em vidro escuro, pois em contato com a luz suas propriedades se degradam com facilidade.

onde encontrar

Após conhecer todas as virtudes em relação ao óleo de melaleuca, observamos o quão importante e a tamanha diferença que ele pode fazer em nosso dia-a-dia, com soluções práticas e eficazes para problemas que na maioria das vezes demandariam mais tempo para se resolverem. E você, já conhecia o óleo de melaleuca? Que tal adicionar esse poderoso óleo em sua rotina? Faça o teste, e compartilhe conosco como foi sua experiência e o resultado obtido.

Tem dúvidas sobre o uso, os benefícios ou o efeito colateral? Comente abaixo!

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *