Atualmente, um assunto que vem sendo muito comentado é sobre a eficácia dos óleos essenciais, produtos naturais muito utilizados para auxiliar na saúde e estética. Esses compostos são muito benéficos ao nosso organismo, sendo até mesmo usados em tratamentos alternativos para uma série de doenças.

Portanto, se você conhece um pouco sobre esse assunto, com certeza já escutou falar sobre o óleo de avestruz, e será sobre ele que iremos tratar neste artigo.

Propriedades para a Saúde

Tenho certeza que a primeira vez que você ouviu falar sobre esse produto, ficou bem confuso! Mas não se preocupe, essa reação é bastante comum.

Extraído diretamente da região abdominal da ave, o óleo de avestruz contém uma série de propriedades benéficas para a saúde. Em média, a reserva de gordura do avestruz possui 15 kg de gordura, o suficiente para extrair ao menos 6 litros do óleo.

O composto é rico em ômegas, também conhecidos como ácidos graxos. São gorduras que fazem bem ao organismo, incapazes de serem produzidas pelo nosso próprio corpo.

Portanto, ingerir um alimento rico em ômega 3, ômega 6, ômega 7 e ômega 9 pode uma ótima forma de prevenir uma série de doenças, além de deixar seu organismo muito mais saudável. Cada um desses compostos possui propriedades bem específicas:

Ômega 3

Esse ácido graxo atua no organismo principalmente exercendo a sua propriedade anti-inflamatória, além de ajudar no controle de triglicerídeos e do colesterol.

O ômega 3 pode ajudar também na melhora das funções cerebrais e na prevenção de doenças autoimunes e cardíacas. Além disso, ele pode ser bastante eficaz no combate a doenças como osteoporose e algumas doenças das articulações.

Ômega 6

Conhecido por ser bastante eficiente no fortalecimento do sistema imunológico, responsável pela defesa do corpo, o ômega 6 também possui propriedades que podem auxiliar em procedimentos estéticos.

O uso desse composto pode ser bastante benéfico para deixar a o cabelo, a pele e as unhas mais saudáveis. Além disso, o consumo desse ácido pode ajudar a acelerar o metabolismo.

Ômega 7

Responsável principalmente pelo auxílio no processo de regeneração celular, esse ômega ajuda a melhorar a saúde dos tecidos do nosso corpo, principalmente a pele.

O combate de doenças também é uma das qualidades desse ácido, entre eles a prevenção e tratamento de dermatites, psoríases e eczemas. Além disso, a conservação do tecido e prevenção de rugas são também benefícios que adquirimos com o uso de ômega 7.

Ômega 9

Sem dúvidas, o ômega 9 é o nutriente mais poderoso presente na composição química do óleo. Repleto de propriedades benéficas à saúde, esse composto é consegue sintetizar hormônios, diminuindo os efeitos da menopausa.

Além disso, esse ácido é capaz de auxiliar no alívio de sintomas provenientes da TPM. A redução de cortisol no organismo também é outra qualidade que podemos observar.

Conheça: Benefícios do Óleo de Lorenzo

Principais benefícios do Óleo de Avestruz

Mix de ácidos graxos, esse óleo pode trazer muita qualidade à saúde. Portanto, iremos te apresentar neste artigo os principais benefícios do óleo de avestruz para o nosso organismo.

Ajuda no emagrecimento

Sendo usado como aliado em nas dieta de emagrecimento, o óleo de avestruz consegue sim auxiliar no processo de perda de gordura. Isso ocorre devido às propriedades do ômega 6 e ômega 9, pois a aceleração do processo metabólico ajuda na queima de calorias do corpo.

Além disso, esses ácidos conseguem reduzir os níveis de cortisol do organismo, principal responsável pelo acúmulo de gordura, principalmente na região da barriga.

Combate inflamações

O ômega 3, um dos componentes do óleo de avestruz, é um potente agente anti-inflamatório. Ele é responsável, principalmente, por aliviar dores nas articulações.

Esse óleo é bastante recomendado para o tratamento de câimbras, excesso de fadiga, contraturas e edemas, além de atuar no combate de dores reumáticas, como da artrite e da artrose.

Excelente para a saúde da pele

Além de ser usado como hidratante, o óleo de avestruz traz uma série de benefícios à nossa pele. Para começar, o ômega 7 presente em suas propriedades auxilia na regeneração do tecido e na cicatrização de feridas.

Falando um pouco mais da área estética, as propriedades do óleo de avestruz contém grande semelhança com a oleosidade humana, tornando-se um elemento hipoalérgico.

Além disso, esse composto é uma abundante fonte de ômega 3, demonstrando um excelente resultado na hidratação e na redução de linhas de expressão e até mesmo rugas.

Veja: Óleo de Prímula

Mais alguns benefícios do óleo de Avestruz

Além dos benefícios que citamos acima, podemos citar alguns outros:

  • Possui propriedades que beneficiam a beleza da pele, das unhas e do cabelo;
  • Prevenção de doenças cardiovasculares;
  • Melhora o funcionamento do cérebro, aumentando o foco e o raciocínio;
  • Trata doenças da pele;
  • Trata de queimaduras e cicatrizes;
  • Aumenta a saúde do sistema digestório e do sistema circulatório.

Qual a forma correta de usar o óleo de Avestruz?

Para fazer bom uso dos benefícios desse óleo tão poderoso para a nossa saúde, precisamos saber a forma correta de consumir esse remédio natural. O óleo de Avestruz é encontrado com facilidade nas lojas de produtos naturais e também na internet, onde são vendidas variadas versões dele.

Seja em forma de gel, de hidratante, cápsulas, banha ou spray, esse composto traz muitos benefícios para a nossa saúde quando aplicado com a dosagem correta. Porém, a quantidade e frequência que devemos usá-lo varia de fabricante para fabricante.

Se você comprou o produto na versão de óleo, a quantidade consumida deve ser a metade das suas calorias. Portanto, se você tem 80 kg, 40 gotas devem ser o suficiente. Porém, essa quantidade pode ser muito alta, quando ingerida de uma vez.

Sendo assim, divida em algumas etapas o consumo do óleo, bebendo no máximo 10 gotas por vez. Ou seja, se você deve tomar 40 gotas por dia, beba de 10 em 10, dando um bom tempo de distância entre as dosagens.

efeitos colaterais

Veja: Tudo Sobre o Óleo de Peroba

Efeitos colaterais do óleo de Avestruz

As contraindicações e efeitos colaterais do óleo de avestruz são quase nulas, pois se trata de um produto totalmente natural. Porém, é sempre preciso ficar atento a qualquer sintoma que apareça devido ao uso do óleo, procurando um médico imediatamente se necessário.

Se esse artigo conseguiu tirar todas as suas dúvidas sobre o óleo de avestruz, compartilhe em todas as suas redes sociais, para que cada vez mais pessoas possam saber sobre esse incrível remédio natural. Não se esqueça de comentar qualquer dúvida que tenha tido sobre o assunto.

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Linkedn

Você leu Óleo de Avestruz: Benefícios, Propriedades, Compostos e Usos. O Homem Verde estará aqui para te ajudar sempre que precisar. Veja mais ideias:

Categorized in:

Tagged in:

, ,