O fedegoso é uma planta de nome científico Cassia occidentalis L. É uma árvore de crescimento rápido, podendo chegar a até 4 metros de altura, e a sua copa arredondada também pode atingir até 4 metros de diâmetro.
Suas raízes são grossas e as suas folhas pequenas, e em formato oval. É originária do Brasil, e pode crescer desde o Norte do país, no Amazonas, até o Paraná.
A floração do fedegoso acontece de março a abril, quando nascem pequenas flores amarelas. E a árvore frutifica de abril a maio. Os seus frutos têm forma de vagem comprida. O caule dessa planta possui vários ramos. O cheiro do fedegoso é forte e ruim.
Ela já é usada como planta medicinal há muito tempo, pois tem efeito diurético, anti-inflamatório e laxante.
O fedegoso também é conhecido como café negro, fedegoso-e-capoeira, fedegoso verdadeiro, balambala, fedegoso-do-rio, crista-de-galo-fedorenta, folha do pajé, erva-fedorenta, crista-de-peru, fedegoso-do-Pará, ibixuma, mamangá, maioba, mata pasto, taracurú, pereriaba, mangerioba, sal-doBrasil, sene-do-campo, sena-do-campo, crista-de-gal, pajamaioba e muito mais…
Nesse guia, você vai aprender praticamente tudo sobre essa planta brasileira com muitos nomes. Vamos listar todas as suas propriedades medicinais, assim como os seus usos e aplicações. Por fim, você vai conferir muitas informações científicas que vão te ajudar a entender melhor a planta de um ponto de vista científico.
Propriedades do Fedegoso
O fedegoso é uma planta com diversas propriedades medicinais capazes de ajudar no tratamento e na prevenção de uma série de problemas de saúde. A maioria das pessoas prepara o chá da planta. E as partes mais de se usar são as folhas, as raízes, as sementes e as flores. Confira abaixo uma lista com as suas principais propriedades:
- Antibacteriana
- Anti-Herpética
- Antisséptica
- Antídoto De Venenos
- Tônica
- Antiespasmódica
- Anti-Hepatotóxica
- Antirreumática
- Vermífuga
- Laxante
- Antianêmica
- Estomáquica
- Antifúngica
- Antivirótica
- Antimalárica
- Analgésica
- Depurativa
- Febrífuga
- Diurética
- Anti-Inflamatória
- Antiasmática
São muitas as propriedades, não? Por conta disso, ela pode ser utilizada para diversos problemas de saúde. Confira alguns deles abaixo.
Benefícios para Saúde
Os benefícios dessa planta são muitos. Ela pode ser usada para tratar problemas como:
- Doenças hepáticas
- Hepatite
- Doenças venéreas
- Gases
- Dores gastrointestinais
- Eczemas
- Bronquite
- Epilepsia
- Ferida
- Cicatrização
- Complicações menstruais
- Coqueluche
- Fígado
- Erisipela
- Queimaduras
- Distensão muscular
- Febre / febre biliosa
- Vermes
- Hemorroidas
- Dor de cabeça
- Picada de escorpião
- Erupções cutâneas
- Inflamação
- Contusão
- E etc.
Como Usar o Fedegoso?
São várias as formas de consumir o fedegoso. Podemos usar as suas folhas para cataplasma e infusão. A sua raiz pode ser moída até virar um pó. Depois, esse pó deve ser fervido, coado e consumido em jejum.
Outra forma de usar essa planta é fervendo 10 gramas da casca em meio litro de água. Após começar a ferver, espere mais 30 minutos e só então desligue o fogo. Deixe o recipiente tampado e espere amornar. Coe e tome 1 ou 2 xícaras por dia.
Uso Interno de Partes Específicas do Fedegoso
- Vagem: usada para tratar disenteria.
- Folhas: trata tuberculose, reumatismo e inflamação nos olhos.
- Raízes: usada para tratar convalescença
- Sementes: trata anemia (semente torrada), paralisia, hemiplegia, doenças hepáticas e serve como desobstruente do fígado.
Uso Externo de Partes Específicas do Fedegoso
- Folhas: eczema, doenças de pele, reumatismo e cortes.
- Raízes: picada de escorpião e hemorroidas.
Uso Externo de do Fedegoso
- Cabeça e face: inflamações nos olhos e olhos avermelhados.
- Pele e unha: queimaduras de qualquer grau, erupções cutâneas, micoses, erisipela, impigens, coceiras dentre outras doenças cutâneas.
- Cavidade bucal: pode ser usada para tratar afecções da garganta.
Como Preparar o Chá do Fedegoso?
É muito fácil! Para preparar o chá de fedegoso, precisaremos de 3 colheres de folhas picadas para cada litro d’água. Coloque a água com as folhas no fogo e deixe ir cozinhando até levantar fervura. Quando começar a ferver, desligue o fogo e deixe descansando por 10 minutos. Coe e tome de 3 a 5 xícaras por dia.
Se desejar, é possível usar o chá do fedegoso como compressa quente também.
Contraindicações e Efeito Colateral do Fedegoso
Mulheres grávidas, que estejam amamentando e crianças pequenas não devem consumir o fedegoso. No caso das grávidas, há grande chance de aborto.
Se consumido em excesso, o chá dessa planta pode provocar intoxicação renal.
Onde Achar e Comprar?
É possível encontrar essa planta em lojas de produtos naturais.
Fedegoso é Tóxico?
As folhas, as vagens verdes, as sementes e o caule são tóxicos. No entanto, já foi comprovado que as sementes são mais tóxicas do que as outras partes. Na região do Pantanal, as folhas quase não são usadas na pastagem.
No entanto, os bovinos pastam as vagens secas da planta. E as sementes, uma vez que elas são de difícil digestão, são espalhadas com fezes dos animais, e acabam germinando. Na região Sul do país, acontecem muitos casos de intoxicação pela ingestão do fedegoso após os períodos de geadas.
Uma outra forma de intoxicação que costuma acontecer é quando ração de grãos de cereais moídos, que estão contaminados com a semente do fedegoso, é fornecida aos animais.
Tem efeito cumulativo o princípio tóxico do fedegoso. Porém, ele pode ser destruído quando é submetido ao calor.
A intoxicação apresenta alguns sinais muito comuns, como a diarreia, falta de coordenação motora predominante nos membros posteriores, fraqueza nos músculos, problemas para caminhar, tremores, e ainda arrasta as pontas do casco traseiro.
Quando a intoxicação chega na fase final, o animal tem ainda mais diarreia; fica tão fraco, que cai e não consegue mais se levantar. Os seus músculos sofrem degeneração e necrose.
Não se sabe a quantidade de folhas capaz de levar à morte o bovino. Porém, a intoxicação experimental por sementes está na faixa de 10g/kg de peso vivo.
Nomes Botânicos
Cassia corymbosa Lam., Cassia crassifolia Ortega, Cassia torosa Lloydia, Chamaefistula corymbosa (Lam.) G. Don., Adipera corymbosa (Lam.) Britton & Rose, Cassia tora, Cassia falcata Dum e Senna corymbosa (Lam.) H.S. Irwin & Barneby.
Nomes Farmacêuticos
Semen Cassiae Torae, Radix Cassia Torae, Folium Cassiae Torae e Flos Cassia Torae.
Composição Química
“Xantonas (Wader e Kudav), 1,8-di-hidroxi-antraqinona (Costa), ácidos cáprico, mirístico, palmítico, esteárico e oléico (Alencar ET al. apud 120), emodina, glicosídeos antraquinônicos, alcalóides e glicosídeos cianogênicos, rabarbarina, ácido crisofânico.”
Não vá embora sem deixar o seu comentário. Ele é muito importante para nós.
Olá, prazer conhecê-lo! Eu sou a Lory Aguiar. Empreendedora natural de Pernambuco, graduanda em biologia e blogueira do Homem Verde.