Por que devo Comer Mirtilos (blueberry)? Propriedades e Benefícios

Você já ouviu falar sobre Mirtilo? Talvez muitas pessoas nem sabem do que se trata, não é mesmo? E se eu falar que ela é mais comum do que você pensa? Vamos ver?

O Mirtilo, nada mais é que aquela frutinha estrangeira de nome blueberry, e que faz tanto sucesso entre nós.

Sendo originário da Europa e América do Norte, o Mirtilo começou a ser cultivado em meados da década de 1980, no sul do Brasil, onde o clima é mais favorável.

Por Que Devo Comer Mirtilos

No entanto só agora, ele está invadindo nossas feiras e supermercados. Com esse aumento da oferta, o preço baixou, e o que antes assustava, hoje se tornou um preço acessível.

Ele é muito saboroso, e apesar de pequenino está entre aqueles com maior teor de antioxidantes, devido seus compostos fenólicos.

Seu nome cientifico é Vaccinium myrtillus L., e é uma das fontes naturais mais ricas de antocianinas, responsáveis pela cor azul que confere altíssima quantidade de antioxidantes.

O Mirtilo apesar de ser muito conhecido por melhorar a visão, ele ainda pode ajudar:

  • Baixar o nível de açúcar no sangue;
  • Tem efeitos anti-inflamatórios;
  • Ajuda a controlar o colesterol ruim;
  • Reduz o estresse oxidativo.

Benefícios do Mirtilo

Como vimos, o mirtilo é o número um em atividades antioxidantes, pois em pesquisas realizadas na Universidade de Tufts em Boston, ele ultrapassou mais de 40 frutas e vegetais na habilidade de neutralizar radicais livres.

na árvore

Desse modo vamos conhecer um pouco dos seus benefícios:

  • Controla a pressão arterial;
  • Combate o envelhecimento precoce;
  • Estimula e protege o cérebro;
  • Beneficia os vasos sanguíneos;
  • Tem poder anti-inflamatório;
  • Excelente para os ossos;
  • Melhora a ação da insulina;
  • Previne infecções do trato urinário;
  • Faz bem para os olhos;
  • Rico em nutrientes.

Agora que conhecemos todas as principais propriedades dessa deliciosa frutinha vamos detalhar cada uma delas.

Controla a pressão arterial

contra doenças do coração

mais saudáveis do mundo

Através da substancia antocianina, essa fruta reduz os índices de colesterol ruim na corrente sanguínea e também dos triglicerídeos, fazendo com que a pressão arterial seja equilibrada. O mirtilo atua também contra a formação das placas de ateroma.

Combate o envelhecimento precoce

sintomas de falta de iodo

Devido ser rica em antioxidantes naturais, uma das principais funções dessa fruta é prevenir o envelhecimento natural das células, desse modo contribui para uma aparência mais jovem por muito mais tempo.

Estimula e protege o cérebro

memória e concentração

Devido a alta quantidade de fenóis, principalmente o ácido gálico, o mirtilo auxilia na saúde do cérebro, sendo considerado um agente neuroprotetor. Atua também contra o estresse oxidativo e neurotoxicidade, fazendo com que o cérebro se mantenha longe de possíveis problemas e trabalhe com mais eficácia.

Beneficia os vasos sanguíneos

O mirtilo possui um grande potencial para melhorar e proteger a dilatação dos vasos sanguíneos. Isso contribui na prevenção de doenças relacionadas a esse sistema, como é o caso do colesterol alto, congestionamento cardíaco, aterosclerose e má circulação.

Tem poder anti-inflamatório

Essa frutinha contém muitas propriedades que auxiliam no combate às doenças causadas por infecções, impedindo de se desenvolverem, e seu uso é bastante preventivo para os problemas infecciosos.

Excelente para os ossos

vitamina D

Por ser rico em vitaminas e sais minerais, o mirtilo contribui para a manutenção dos ossos. Ele ainda contém fósforo, ferro, cálcio, zinco, magnésio, manganês e vitamina K. Substâncias que fazem muito bem para a estrutura óssea.

Melhora a ação da insulina

Outro excelente benefício dessa pequenina frutinha é a melhora da ação de insulina no corpo. Vale lembrar que a insulina é o hormônio responsável por transportar a glicose para dentro das células, e dessa forma manter o corpo funcionando bem.

Melhora infecções do trato urinário

O mirtilo possui propriedades que impedem a fixação e o desenvolvimento da bactéria Escherichia coli, que é uma das principais causas do problema. Ele costuma ser muito eficaz em casos dessa natureza.

Faz bem para os olhos

Devido a grande concentração de antocianinas, essa fruta exerce um papel muito importante para conservar a saúde e funcionalidade dos olhos. Seu consumo é bastante recomendado para idosos e pessoas com tendência a desenvolver doenças na retina.

Rico em nutrientes

Essa fruta é rica em nutrientes que contribuem para o bom funcionamento do nosso corpo. Seus nutrientes se baseiam na composição de inúmeras vitaminas e sais minerais indispensáveis para a saúde. Dentre as substancias presentes no mirtilo as que mais se destacam são as antocianinas que pertencem a família dos flavonoides, responsáveis pela coloração da fruta e sua potente ação antioxidante.

O mirtilo (blueberry) emagrece?

promove a perda de peso

Essa é a pergunta, que todo mundo quer saber a resposta. A resposta para a alegria de todos, é sim, o mirtilo ajuda no emagrecimento.

Ele possui pouquíssimas calorias, muitas fibras e baixo índice de glicemia, essa composição traz inúmeros benefícios ao corpo e auxilia no emagrecimento.

Os alimentos que possuem baixo índice de glicemia são absorvidos mais lentamente pelo nosso organismo, permanecendo mais tempo no aparelho digestivo, por essa razão são chamados de carboidratos lentos.

Em se tratando das fibras contidas na fruta, elas auxiliam na digestão. Elas são melhores e mais absorvidas e também eliminadas pelo organismo, dando mais saciedade e diminuindo o apetite durante as refeições, fazendo com que comamos menos.

Como podemos consumir o mirtilo

para comer todos os dias

Existem diversas maneiras de consumir essa fruta, no entanto deve-se levar em consideração a quantidade diária recomendada por nutricionistas, que é de 25 gramas ao dia.

Pode-se consumir de várias maneiras como:

  • Natural;
  • Saladas;
  • Geleias.

Você ainda congela-las para o preparo de sorvetes, iogurtes, sucos e no preparo de molhos para pratos variados.

Ele também pode fazer parte do nosso cardápio em forma de chá, e é importante ressaltar que todos os nutrientes apresentados na fruta continuam contidos na infusão.

Gostou das nossas dicas?

E ai gostou das nossas dicas, decidiu introduzir essa deliciosa frutinha na sua alimentação diária?

Como vimos o martilo (blueberry), é uma frutinha com muitas propriedades e nutrientes para nossa saúde, vale a pena introduzi-la em nossa alimentação diária.

Ela é rica em antioxidantes que é excelente para o bom funcionamento do nosso organismo e o que é melhor auxilia no controle e perda de peso.

E ai gostou desse artigo? Deixe seu comentário, sua sugestão, ajude-nos a disseminar o conhecimento.

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *