5 Melhores Ervas Calmantes para Acalmar e Relaxar Rapidamente!

Hoje em dia, a maior parte das pessoas vive correndo contra o tempo. Parece que o dia é pequeno demais para fazermos tudo o que precisamos. Até mesmo quando estamos parados, sentimos uma espécie de adrenalina por dentro, como se estivéssemos perdendo tempo, ou ficamos sempre com a sensação de que temos algo de importe para fazer.

Todo esse ciclo de tarefas e a correria que a gente vive pode até afetar a saúde se a gente não se cuidar.

É como se fosse um estresse interior que não nos deixa descansarmos bem. E isso também acontece à noite, fazendo com que tenhamos dificuldade para “pegar” no sono.

para ficar bem

É por isso que, nos dias de hoje, não é raro encontramos alguém que está sofrendo de ansiedade e depressão. E acabam tendo que fazer uso de algum tipo de calmante. O ritmo acelerado que a gente está vivendo tem tornado esse tipo de problema cada vez mais comum.

Para acalmar os ânimos e reduzir os níveis de estresse, uma alternativa bem mais segura é fazer o uso de chás feitos à base de ervas calmantes.

Os chás são bebidas muito consumidas há milhares de anos. Além de saborosos, eles possuem inúmeras propriedades medicinais, como o poder de controlar as crises de ansiedade, por exemplo. Sem que, para isso, eles precisem causar algum tipo de prejuízo para a saúde. Existem vários sabores diferentes.

Para preparar os chás, podemos usar as folhas das ervas, suas flores, frutos secos e até mesmo a raiz de muitas delas.

Abaixo, listamos algumas das principais ervas calmantes mais comuns, suas propriedades medicinais e como elas podem ajudar a acalmar, aliviando o estresse do dia a dia. Confira abaixo:

1 – Camomila

ervas calmantes
Camomila

Certamente você já deve ter ouvido de alguém que tomar chá de camomila ajuda a acalmar. E é a mais pura verdade. A flor dessa erva, quando em contato com água quente para o preparo do chá, libera óleos essenciais, que possuem propriedades calmantes, anti-inflamatórias e antioxidantes, que atuam na prevenção de doenças cerebrais degenerativas e combate os efeitos dos radicais livres em nosso organismo. Além de acalmar, após consumir o chá de camomila, a gente fica bem mais relaxado.

Chá: o preparo do chá de camomila é bem simples. Basta ferver 200 ml de água, desligar o fogo e adicionar 1 colher de flores de camomila. Deixe em infusão por cerca de 5 minutos. Coe e consuma, de preferência sem adoçar.

Além de acalmar, o chá de camomila possui vários outros benefícios para a saúde. Dentre os quais podemos citar:

  • Diminuição das cólicas intestinais e de gases
  • Reduz a ansiedade e promove o relaxamento
  • Diminui o inchaço abdominal
  • Tem ação anti-inflamatória e antioxidante
  • Contribui para a saúde da pele
  • Dentre outros.

2 – Erva-Cidreira

verde natural
Erva-Cidreira

Também conhecida como melissa, capim-cidreira e citronete, essa erva é muito famosa por seu efeito calmante. Ela proporciona o alívio da ansiedade e promove a sensação de bem-estar. Além de calmante, a erva-cidreira também é diurética, analgésica, expectorante, anti-inflamatória, antimicrobiana e etc.

Chá: para preparar o chá, vamos precisar de 1 xícara de água e 3 colheres de sopa de folhas de erva-cidreira, que podem ser tanto frescas quanto secas. Comece fervendo a água. Desligue e adicione as folhas da erva. Deixe em infusão por alguns minutos e tome sem adoçar.

  • Ajuda a melhorar a qualidade do sono
  • Acalma
  • Alivia a tosse
  • Previne gases
  • Ajuda a aliviar cólicas intestinais e menstruais
  • Ajuda no alívio da dor de cabeça
  • E etc.

3 – Erva-doce

para fazer chá
Erva-doce

É ótima para relaxar e induzir o sono. Tem ação anti-inflamatória, antiespasmódica, vermífuga, antioxidante, diurética e muito mais. O seu efeito calmante combate as cólicas intestinais. A erva-doce é fonte de muitos nutrientes importantes para o nosso organismo, como o potássio, selênio, cálcio, magnésio, ferro, e muito mais. Assim como as demais apresentadas, também tem ação calmante e ajuda a controlar a ansiedade.

Chá: para preparar o chá de erva-doce, basta ferver 1 litro de água, acrescentar 3 colheres de sopa de sementes de erva-doce, desligar o fogo, e deixar descansando por cerca de 5 minutos. Coe e tome em seguida.

Alguns outros benefícios da erva-doce são:

  • Evite o inchaço abdominal
  • Combate cólicas em bebês
  • Previne a retenção de líquido
  • É boa para a saúde do coração e dos olhos
  • Atua contra os radicais livres
  • Elimina os gases
  • Combate gripe
  • E etc.

4 – Valeriana

para relaxar
Valeriana

Essa erva é capaz de agir sobre os neurotransmissores, provocando sono. Porém, ela não deve ser consumida sem uma prescrição médica, pois tem o poder de alterar o metabolismo uma vez que tenha interação com certos medicamentos. Além de calmante, a valeriana também tem ação anticonvulsivante, sedativa, sonífera, soporíferas e antiespasmódica.

Chá: para preparar o seu chá, ferva uma xícara de água, desligue o fogo, acrescente 1 colher de chá de raiz e rizoma bem picadinhos de valeriana. Deixe abafada por cinco minutos, coe e tome em seguida.

Confira abaixo alguns dos principais benefícios da valeriana:

Contraindicação do uso da valeriana: mulheres grávidas, pessoas que apresentam hipersensibilidade ao extrato da erva, e pessoas com problemas no fígado também não devem consumir.

5 – Folha de maracujá

para acalmar
Folha de maracujá

Para quem pensa que somente o fruto faz bem para a saúde, saiba que não é bem assim. A folha do maracujá também possui inúmeras propriedades importantes. E a principal delas é o seu efeito calmante, e atua diretamente no sistema nervoso central. Além de também ter ação analgésica, depurativa do sangue e anti-inflamatória. Você pode utilizá-la para fazer um chá e aproveitar todas as suas propriedades nutricionais.

Chá: ferva 200 ml de água e desligue o fogo. Adicione 100 gramas de folhas secas de maracujá, tampe e deixe descansando por 10 minutos. Coe e beba em seguida.

Seguem alguns dos outros benefícios da folha de maracujá:

  • Calmante natural
  • Tem ação antioxidante,
  • Atua como um diurético
  • Ameniza os sintomas da menopausa

O artigo foi útil? O seu comentário é muito importante para nós. Qual das ervas acima você gosta mais? Qual você mais usa? Qual mais funciona para você? Quais são as suas experiências com chás calmantes? Comente abaixo!

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *