O Maxixe Emagrece? Veja os Principais Benefícios dessa Hortaliça!

O maxixe é uma hortaliça pouco familiar em algumas regiões do país, como Sul e Sudeste, por exemplo. Porém, no Norte e no Nordeste do Brasil, ela é muito popular, pois é onde se desenvolve com mais facilidade. É um alimento muito nutritivo e com poucas calorias.

O maxixe é fonte de uma série de nutrientes importantes para a saúde, como o zinco, o ferro, cálcio, sódio, magnésio, betacaroteno, fósforo e vitaminas do complexo B e C. Pode ser usado no preparo de inúmeros pratos.

maxixe

Nesse guia, você vai entender quais propriedades fazem o maxixe ser utilizado para o emagrecimento, assim como todos os benefícios que o fazem excelente para a sua saúde. Por fim, vamos te ensinar como utilizar ele em casa, no preparo de sucos com receitas passo a passo.

Emagrece: Sim ou Não?

Essa é uma pergunta bem comum por quem está em busca de perder alguns quilinhos. O maxixe pode ajudar a emagrecer se fizer parte de uma dieta equilibrada. Porém, ainda não existem estudos que comprovem essa afirmação.

O que se sabe é que o suco de maxixe ajuda a aumentar a sensação de saciedade, o que é muito importante para quem está de dieta. Vale muito a pena incluir o maxixe na alimentação.

Principais Benefícios do Maxixe

para emagrecer

O maxixe é rico em muitos nutrientes importantes para a nossa saúde. Assim como os demais vegetais, ele atua não só nutrindo o nosso organismo, como também prevenindo diversos problemas de saúde.

Confira abaixo quais os principais benefícios nós podemos extrair do maxixe:

  • Contribui para a saúde da pele: a vitamina C presente em sua composição ajuda a reduzir as linhas de expressão e os efeitos da celulite, mantendo a pele bonita e saudável. Essa vitamina atua na produção de colágeno, proteína fundamental para manter a pele firme. O maxixe também contém betacaroteno, que contribui para um bronzeado mais bonito e saudável.
  • Previne a osteoporose: por ser fonte de cálcio, o consumo de maxixe ajuda na contração e no relaxamento dos músculos, prevenindo a ocorrência de osteoporose. O cálcio também contribui para a saúde dos ossos, dos dentes e da cartilagem.
  • Ajuda a emagrecer: pois é muito pobre em calorias, não contém carboidrato e aumenta a sensação de saciedade.
  • Controle da asma: a vitamina C também ajuda a controlar a produção de histaminas, que causam crises de asma e contribuem para o surgimento de outras reações alérgicas também.
  • Ajuda a fortalecer o sistema imunológico: a vitamina C e o zinco presentes no maxixe ajudam o corpo a produzir mais anticorpos e células de defesa do organismo, protegendo contra bactérias e vírus.
  • Ajuda no controle da diabetes: o seu consumo favorece o controle da glicemia. Para esse fim, costuma-se preparar o suco do maxixe cru. É muito bom não só para controlar o diabetes, como também para prevenir contra a doença.

De acordo com a medicina popular, esse vegetal é muito benéfico para controlar o diabetes. Apesar de ainda não existirem estudos que comprovem essa atuação. Ainda assim, vale à pena acrescentar o maxixe na dieta, pois o seu consumo só trará benefícios, não possui nenhuma contraindicação e, como vimos, possui uma infinidade de propriedades importantes para a saúde geral.

  • Reduz o colesterol ruim: possui propriedades que contribuem para a manutenção de níveis saudáveis de colesterol.
  • Previne anemia: pois o maxixe é uma importante fonte de ferro, que contribui para prevenir e para tratar casos de anemia. O ferro é um dos componentes principais da hemoglobina, que é o pigmento das células vermelhas do nosso sangue. Quando o organismo está carente de ferro, ele produz menos células vermelhas do que precisa, causando a anemia.
  • Contribui para a prevenção de doenças cardiovasculares: quando o seu consumo fizer parte de um conjunto de hábitos saudáveis, como uma alimentação balanceada e da prática regular de atividades físicas, o maxixe pode sim contribuir para prevenção de doenças cardiovasculares.
  • Ajuda a prevenir doenças cônicas e degenerativas: os antioxidantes presentes no maxixe ajudam a combater os radicais livres, que causam o envelhecimento precoce. Uma vez que as células do nosso corpo estão protegidas dos radicais livres, diminuem as chances de determinadas doenças se desenvolverem.

Receitas de Suco de Maxixe Para Emagrecer

receitas de sucos

Para aproveitar todos os nutrientes que o maxixe tem a oferecer, é muito importante consumi-lo cru. O processo de cozimento pode fazer com que ele perca muito das suas propriedades nutricionais.

Confira abaixo algumas receitas fáceis de suco de maxixe que ajudam a aumentar a saciedade:

1 – Suco de Maxixe

Ingredientes:

  • 2 unidades médias de maxixe
  • 1 copo de água

Modo de preparo:

Lave os maxixes muito bem e raspa as casas. Corte-os em pedaços e bata com água no liquidificador. Sirva em seguida.

2 – Suco de maxixe com laranja e maçã

Ingredientes:

  • 1 unidade de maxixe médio, sem a casca, cortado em pequenos pedaços
  • 200 ml de suco de laranja natural
  • 1 maçã pequena picada

Modo de preparo:

Lave o maxixe e a maçã. Bata todos os ingredientes no liquidificador e tome em seguida.

maxixe em suco

3 – Suco de clorofila (ajuda na eliminação de toxinas do sangue e no controle da ansiedade e do nervosismo)

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de linhaça
  • 1 maçã
  • Folhas de hortelã à gosto
  • 3 folhas de maxixe, espinafre, couve e de almeirão
  • Aipo a gosto
  • Mel a gosto
  • 1 copo de água

Modo de preparo:

Bata tudo no liquidificador e tome em seguida.

passo a passo

4 – Suco de maxixe, maçã e cenoura

Ingredientes

  • 1 unidade de maxixe
  • 1 maçã
  • 1 cenoura média
  • 1 copo de água

Modo de preparo:

Lave tudo muito bem, raspa levemente a casca do maxixe, pique tudo bem pequeno. Bata no liquidificador com a água e tome em seguida.

É muito importante que todos os sucos sejam consumidos logo após o seu preparo, para evitar que aconteça o processo de oxidação e eles percam as suas funções nutricionais.

Podemos concluir que o maxixe é muito bom não só no processo de emagrecimento, como também para a manutenção da saúde como um todo. Além dos sucos, o maxixe pode fazer parte de muitos pratos, como saladas, ensopados, dentre outros.

Gostou ao artigo? Então deixe o seu comentário! Tem alguma dúvida sobre essa hortaliça? Deixe abaixo que vamos responder todas elas!

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *