11 Top Benefícios da Cana de Açúcar que Você Nem Imaginava!

A cana-de-açúcar é uma planta de formato cilíndrico, fina, com folhas grandes. O seu comprimento pode chegar a seis metros de altura.

Essa espécie de cana dá origem a dois produtos muito populares e fundamentais: o açúcar e o álcool. Quase toda a cana produzida no mundo é usada para a fabricação desses dois produtos.

propriedades e benefícios

A maioria da população não conhece todos os benefícios que a cana-de-açúcar tem para oferecer. Por isso, no post de hoje, vamos mostrar que ela tem mais utilidades do que se imagina.

Nesse guia, você vai conhecer as principais propriedades da cana de açúcar e as suas aplicações para a saúde. Também vai se surpreender com a quantidade de coisas que é possível fazer a partir dessa matéria prima. Após a leitura, deixe o seu comentário. A sua participação ao blog é fundamental!

para que serve

Propriedades

Vamos começar falando das propriedades nutricionais que a cana-de-açúcar tem em sua composição. Ela é fonte de alguns minerais essenciais para o corpo humano. Confira abaixo:

  • Zinco: mineral fundamental para o nosso organismo, o zinco desempenha um papel muito importante na manutenção da saúde. Dentre os seus benefícios estão: ação antioxidante, fortalece o sistema imunológico, é bom para a saúde do coração e do fígado, ajuda no controle hormonal, ajuda na prevenção da diarreia, contribui para o crescimento e para a reparação capilar e contribui para o crescimento muscular.
  • Magnésio: a carência desse mineral pode causar sérios problemas para a saúde, uma vez que ele é um elemento fundamental em nosso corpo. Alguns de seus benefícios são: auxiliar na saúde cardiovascular, contribuir para uma melhor digestão, é bom para os ossos, contribui para que o corpo absorva melhor vitaminas e outros minerais, ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue, contribui para a produção de colágeno, ajuda a melhorar a qualidade do sono e muito mais.
  • Potássio: outro mineral extremamente importante para a nossa saúde, o potássio ajuda na prevenção de inúmeras doenças, contribui para a regulação do metabolismo, é importante para a saúde mental e nervosa, previne doenças cardiovasculares, combate ácidos que impedem a fixação de cálcio nos ossos, contribui para o alívio de dores, ajuda a controlar a ansiedade, e etc.
  • Cobre: esse mineral desempenha um papel muito importante em nosso organismo. Ele ajuda na saúde da pele, garante um crescimento normal, atua no alívio da artrite, contribui para o controle da melanina, tem reações co-enzimáticas, previne o envelhecimento precoce, estimula o cérebro, contribui para a absorção de ferro e de açúcar, é bom para a saúde da tireoide, dentre outros.
  • Cálcio: o cálcio é um dos minerais mais conhecidos, bem como a sua função em nossa saúde. Ele é importante, pois ajuda nos batimentos cardíacos, é fundamental para a formação de ossos e dentes, atua na transmissão de impulsos nervosos pelo corpo, auxilia na produção e quebra de gordura, ajuda a regular a temperatura do corpo, e muito mais.

Cana de Açúcar

Benefícios

Além de ser a principal matéria-prima para a fabricação de açúcar e de álcool, e de ser fonte dos minerais que citamos acima, a cana-de-açúcar tem vários outros benefícios. Separamos abaixo os principais deles:

  • Contribui para aumentar a energia do corpo: fazendo com que o indivíduo sinta menos fadiga no momento de realizar uma atividade física, ou mesmo as atividades do dia a dia. A cana-de-açúcar tem uma grande quantidade de glicose, que é uma fonte de energia. Por isso, ela fornece uma boa quantidade de energia para o corpo.
  • Ajuda a combater a gripe: muitas pessoas acreditam que o caldo da cana-de-açúcar ajuda a tratar gripes e resfriados.
  • Fortalece o sistema imunológico: os elementos presentes em sua composição contribuem para a cicatrização de feridas mais rapidamente, pois aumentam a imunidade do corpo.
  • Ajuda a hidratar o corpo: o caldo de cana ajuda a manter a hidratação do corpo e, gelado, pode ser uma boa opção para prevenir a insolação durante o verão.
  • Contribui para o bom funcionamento dos órgãos: a cana-de-açúcar ajuda no bom funcionamento de órgãos como o coração, o cérebro e os rins, devido às vitaminas e minerais presentes em sua composição.
  • Previne problemas urinários: o caldo de cana ajuda a manter normal o fluxo urinário. Especialmente se for combinado com outros elementos, como o suco de gengibre, de limão e água de coco, por exemplo.
  • Fonte de nutrientes: como tem uma composição rica em nutrientes, a cana-de-açúcar possui diversos elementos fundamentais para a nossa saúde e o bom funcionamento do nosso corpo.
  • Contribui para o ganho de peso: embora seja mais comum as pessoas desejarem perder peso, algumas, no entanto, desejam exatamente o contrário: ganhar peso. O caldo de cana pode ser bem útil nesse sentido.

Produtos Feitos da Cana-de-Açúcar

produtos feitos

A cana-de-açúcar dá origem à uma série de outros produtos. Abaixo, citamos apenas alguns deles:

  • Açúcar cristal: muito usado nas casas, em indústrias alimentícias, indústrias de bebidas, na fabricação de bolos, biscoitos, e doces em geral.
  • Açúcar refinado amorfo: de uso doméstico, ele é adicionado a misturas sólidas de dissolução rápida, na produção de caldas incolores e transparentes, e para o preparo de bolos e de confeites.
  • Açúcar mascavo: trata-se do açúcar bruto, sem a presença do melaço. É o açúcar sem o refino, em sua forma natural.
  • Sucralose: adoçante derivado, muito usado na culinária.
  • Álcool hidratado: sendo 96% composto de álcool e 4% composto de água. Uma opção de combustível para veículos automotivos.
  • Álcool neutro: usado na fabricação de cosméticos, de bebidas, de vernizes, tintas, e etc.
  • Rapadura: é uma espécie de açúcar sólido e bruto, natural. Serve para adoçar café, por exemplo. E também pode ser consumida em sua forma natural.
  • Melaço: usado como suplemento na alimentação de cavalos e de porcos, pulverização do milho, na produção de etanol, confecção de refratários, adubo foliar, adubação orgânica, antibiótico, produção de proteína, e muito mais…
  • Bagaço: usado na fabricação de celulosa, como combustível para caldeira, para alimentar gado confinado.
  • Cachaça: bebida à base de álcool, que também é muito usada na preparação de doces e de salgados.
  • Vinhaça: usada para alimentar animais, na fabricação de ração, de metano, de proteína, e também é usada como adubo.
  • E muito mais…

Não se esqueça de deixar o seu comentário.

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *