4 Motivos para Você Comer Manteiga de Azeite: Por que é tão Saudável?

Não é segredo que o azeite de oliva extravirgem é delicioso e faz muito bem ao nosso organismo. Quando se trata de substituir o óleo de cozinha ou a margarina tradicional, o azeite sempre vem em primeiro lugar. A grande quantidade de antioxidantes presentes no alimento, e o fato der uma gordura “saudável”, fazem do azeite de oliva uma ótima opção se você deseja uma melhor qualidade de vida.

propriedades e benefícios

No Brasil, o azeite é muito usado como tempero para saladas ou ocasionalmente no preparo de alimentos. Uma pesquisa realizada pelo Science Daily revela que aqueles países que consomem azeite mais frequentemente, tendem a ter uma população mais saudável e disposta, em relação aos países que têm baixo consumo do alimento.

Além de um tempero para saladas e fritas, podemos utilizar o azeite de oliva extravirgem como uma deliciosa manteiga de azeite, e vai ser isso que eu vou te ensinar hoje!

Quais são os benefícios do Azeite de Oliva Extra Virgem?

Prevenção da Diabetes Tipo 2

O Azeite de Oliva é rico em gorduras monoinsaturadas que ajudam na prevenção da diabetes tipo 2. Para descobrir essa propriedade do azeite, foi realizado um estudo na dieta mediterrânea, rica em azeite. Foi constatado que o uso do alimento é capaz de diminuir em 50% o risco de desenvolver a diabetes do tipo 2, em comparação com dietas com baixa taxa de gordura.

Isso foi capaz de provar que dietas ricas em gorduras (boas) podem chegar a ser muito mais saudáveis que dietas com baixo teor de gordura. Foi comprovado também que a gordura do azeite não é um agravante para diabetes, mas sim um excelente meio de combater a doença.

Coração Saudável

O consumo de azeite ajuda a manter o coração jovem. Assim como tudo que existe, o coração, as veias e as artérias também envelhecem. Devido aos antioxidantes presentes no azeite, esse alimento se tornou uma ótima opção para o controle do colesterol e favorece a saúde cardiovascular, atrasando o processo do envelhecimento e prevenindo infartos.

Prevenção do câncer

Também graças aos antioxidantes, o azeite tem poderosas propriedades que podem ajudar a prevenir doenças degenerativas e até mesmo o câncer. Em um estudo realizado com a população do Mediterrâneo, onde a culinária local é uma das maiores consumidoras de azeite do mundo, descobriu-se que a incidência de câncer é muito menor.

No caso do câncer de mama, o azeite consegue trabalhar com a conservação do DNA, evitando mutações e possíveis incidências da doença. Porém, os estudos sobre o assunto ainda não são totalmente conclusivos.

benefícios para sua saúde da manteiga de azeite

Ajuda na perda de peso

mais saudáveis do mundo

O primeiro quesito que se deve ter para quem quer emagrecer é uma dieta saudável. Porém, muitas pessoas pensam que cortar completamente a gordura de seus alimentos é a primeira coisa que se deve fazer quando se fala em “alimentação saudável”. Porém, elas estão muito enganadas.

A ingestão de gorduras saudáveis, especialmente as gorduras monoinsaturadas, é fundamental para acelerar o metabolismo do seu corpo, que auxilia na queima da gordura ruim. Por esse motivo, o azeite é bastante usado em dietas para perda de pesos, pois é riquíssimo em gorduras de qualidade.

A manteiga de azeite é uma ótima substituta para a margarina e para o óleo de cozinha

É incontestável que o azeite é uma das melhores gorduras que podemos consumir. Repleto de propriedades medicinais, o azeite é um excelente amigo para o seu coração. A gordura presente no azeite é o que chamamos de “gordura boa”, capaz de enfraquecer a formação de placas de ateroma nos vasos sanguíneos e artérias, além de melhorar a circulação do sangue.

Além de ser muito mais saborosa do que a margarina, a manteiga de azeite possui propriedades capazes de controlar o nosso colesterol e prevenir infartos e outras doenças cardíacas. Essa manteiga também tem grandes reservas de vitamina E, famosa pela prevenção do envelhecimento e grande atuação de antioxidantes.

Porém, o consumo deve ser moderado. Mesmo trazendo todos esses benefícios ao nosso organismo, a manteiga de azeite, assim como todas as gorduras, possui grande teor calórico. O que você poderia usar para emagrecer e ter uma vida mais saudável pode se tornar o seu pior inimigo caso seja consumido com exagero.

Agora que você já sabe tudo sobre essa deliciosa e saudável manteiga, está na hora de colocar a mão na massa! Veja a seguir como é simples de fazer essa iguaria, que pode ser usada naquele pão quentinho que acabou de chegar da padaria, ou até mesmo daquele delicioso bife grelhado que sua mãe adora fazer.

Como fazer a Manteiga de Azeite? Passo a Passo!

Ingredientes

  • 2 xícaras de azeite de oliva extravirgem
  • Ervas a gosto (orégano, alecrim, salsa)
  • 1 dente de alho triturado, mas também pode ser a gosto
  • Pimenta-do-reino em grãos, de preferência moídos na hora

Modo de Preparo

modo de preparo

Primeiramente, você deve separar as ervas que você irá utilizar e higienizá-las muito bem. Em seguida, tire os talos da erva e deixe apenas suas folhas. Após feito isso, coloque todos os ingredientes em uma panela no forno e deixe por 1 minuto no máximo. Esse processo pode ser pulado. Porém, nessa temperatura (60°), o azeite vai extrair das ervas o melhor sabor! Não custa nada né?

Retire o azeite do fogo e o deixe descansar por cerca de 1 hora. Em seguida, coloque a mistura no liquidificador, adicione temperos a goto e bata até ficar com uma textura bem fina. Deverá demorar cerca de 3 minutos.

Quando terminar, coloque em algum recipiente e leve ao freezer por 4 horas, e estará pronta para ser usada! Após isso, a manteiga de azeite deve ficar conservado na geladeira para não derreter.

Muito simples de fazer, não? Essa manteiga pode ser usada como substituta da margarina para passar em pães, bolachas, torrada e até mesmo carnes.

Ficou surpreso que um alimento como a manteiga de azeite fosse tão benéfico para o corpo humano? Comente aqui abaixo sobre o que você aprendeu, dê dicas e tire suas dúvidas com a gente!

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *