O Gengibre Emagrece MESMO? Descubra! Propriedades e Benefícios da Raiz!

Originário da China, o gengibre é um tempero comum em muitos pratos asiáticos e possui um odor e sabor característicos. Essa erva é considerada um superalimento, devido aos seus inúmeros efeitos medicinais. Porém, essa planta é cercada de mitos e tem sido bem estudada devido ao seu incrível potencial na perda de peso.

Já faz algum tempo que o gengibre vem sendo extremamente usado em dietas de emagrecimento e de queima de gordura, devido aos seus efeitos termogênicos e desintoxicantes. Além disso, essa raiz tem propriedades anti-inflamatórias e é rica em benefícios para a saúde. Ficou curioso? Veja as principais propriedades e benefícios do gengibre:

Propriedades e Benefícios

Propriedades e Benefícios
Propriedades e Benefícios

Composto por mais de 80% de água, o gengibre é rico em vitaminas do complexo B, vitamina A e vitamina C, além de possuir grandes reservas de sais minerais como o potássio e o fósforo. Além disso, essa raiz é rica em fibras, um dos seus componentes que ajudam no emagrecimento.

O sabor e cheiro característicos dessa planta se devem a diferentes grupos de compostos fenóis presentes, como o gingerol, zingerona e shogaol. Esses compostos são responsáveis pelos efeitos analgésicos e anti-inflamatórios do alimento, além de seus benefícios no sistema digestivo.

Os óleos presentes no gengibre, o gingerol e o shogaol, conferem o sabor à raiz e ainda possuem ação bactericida e antifúngica.

Por que o Gengibre ajuda a emagrecer?

– Facilita a digestão de alimentos

Não é à toa que o gengibre é tão usado como remédio para dificuldades estomacais e intestinais. Essa raiz tem grandes poderes curativos quando se trata de ajudar o sistema digestório, dando uma digestão mais suave ao corpo. Assim, o nosso organismo consome menos calorias do que deveria.

– Desintoxicante

Além disso, o gengibre age como desintoxicante, provocando o efeito de sudorese. Assim, o gengibre faz o seu corpo eliminar o excesso de gordura e toxinas através do suor.

– Efeito termogênico

Esse pode ser talvez o maior benefício que o gengibre traz ao seu corpo quando tratamos de emagrecimento. A capacidade que a raiz tem de elevar a temperatura do seu corpo ocorre graças à ação dos gingerois. Esse óleo é capaz de estimular o metabolismo através do aumento do diâmetro das artérias, o que promove uma elevação do fluxo sanguíneo corporal.

Essa propriedade da erva faz com que o corpo queime mais calorias para regular a própria temperatura, gerando um déficit calórico – causando o efeito de aceleração do metabolismo. Isso significa que o seu corpo passa a perder mais calorias do que ganhar, gerando o efeito de emagrecimento.

Uma ótima opção para quem deseja emagrecer é começar o dia tomando um suco detox com gengibre. Assim, o corpo acelera a queima calórica e te ajuda a ter mais resultados na academia.

para emagrecer
Gengibre

– Saciedade

O gengibre, assim como outras plantas e raízes, possui uma grande concentração de fibras alimentares. Essa propriedade proporciona a sensação de saciedade no seu organismo, além de limpar o trato intestinal e auxiliar na digestão.

– Controla o seu índice glicêmico

Sabe quando você está fazendo dieta e começa a sentir aquela imensa vontade de comer um docinho? Isso acontece pois o nosso corpo entende que precisamos de mais açúcar no sangue, por conta de uma queda nas taxas glicêmicas na circulação.

Porém, o gengibre pode estabilizar a glicose no sangue, prevenindo variações drásticas que vão te dar fome e vontade de comer doces. Em 2015, o “Iranian Journal of Pharmaceutical Research” publicou um estudo que comprovou essa propriedade do alimento. Nessa pesquisa, os participantes consumiram gengibre durante 12 semanas, e apresentaram uma redução dos níveis de glicose em jejum. Além disso, nenhum deles sentiu vontade de comer doce.

Outro estudo também realizado em 2014 apontou aos pesquisadores iranianos que o gengibre é uma excelente opção para os diabéticos. O alimento foi capaz de reduzir a taxa glicêmica de diabéticos que fizeram uso diário da raiz por cerca de 8 semanas.

Para que ele serve?

Para que ele serve
Para que ele serve?

O gengibre é tão benéfico ao corpo que chega a ser considerado com uma planta medicinal. Além de ajudar a emagrecer, o gengibre também tem uma série de outros benefícios ao corpo. Veja a seguir quais são eles:

  • Tem efeito anti-inflamatório;
  • Aumenta os níveis de serotonina do corpo;
  • Funciona como protetor estomacal;
  • Previne enjoos;
  • Ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares;
  • Aumenta a circulação sanguínea;
  • Aumenta a libido;
  • Ajuda em casos de asma, pois ajuda a expandir os pulmões;
  • Melhora o sistema imune do corpo;
  • Tem efeito calmante e alivia o estresse.

Receitas Passo a Passo com a Raiz

As partes usadas do Gengibre são suas raízes. Com ela, podemos fazer chás o temperar pratos, por exemplo. O gengibre também pode ser consumido cru, em conserva e até como óleo. Além disso, é usado em alimentos e bebidas como aromatizante.

Para não ficar apenas na parte teórica, preparamos algumas receitas para você poder fazer em casa e testar os poderes dessa iguaria:

Suco de limão com gengibre e hortelã

INGREDIENTES – SUCO DE GENGIBRE

  • 1 colher de sopa de cascas de limão;
  • 1 colher de sopa de gengibre;
  • 1 xícara de chá de folhas de hortelã;
  • 300ml de suco de limão;
  • 150ml de água morna;
  • 1200 ml de água gelada;
  • Açúcar a gosto.

MODO DE PREPARO

Primeiro, você deve preparar o chá de hortelã com a água morna e as folhas da erva. Em seguida, adicione todos os ingredientes ao liquidificador e misturá-los. Não tem necessidade de coar o suco, pois assim você poderá aproveitar todos os benefícios da bebida. Adicione gelo e aproveite!

Suco de Gengibre com manga, laranja e goji berry

INGREDIENTES

  • 2 gomos de tangerina;
  • 1 fatia de manga (sem casca);
  • 1 colher de chá de gojiberry;
  • 1 rodela de gengibre ralado;
  • 120ml de água de coco;

MODO DE PREPARO

O modo de preparo dessa receita é bem simples. Basta bater todos os ingredientes acima em um liquidificador, e então ele estará pronto para ser saboreado! Para você que deseja emagrecer mais rápido, não adicione nenhum açúcar ou adoçante.

Chá de Gengibre para emagrecer

O chá de gengibre é a melhor escolha se você deseja perder peso de maneira saudável e rápida.

INGREDIENTES

  • 500ml de água;
  • 2 colheres de sopa de gengibre ralado;
  • Metade de um limão com casca.

MODO DE PREPARO

Adicione o gengibre à 500ml de água morna (não deixe ferver) e deixe por 5 minutos. Logo em seguida, coloque o todos os ingredientes no liquidificado e bata. Se quiser, pode colocar gelo e ele estará pronto para ser consumido!

Efeitos colaterais do Gengibre

Vale lembrar que o consumo de gengibre é totalmente seguro e não oferece nenhum risco à saúde para a maioria das pessoas. Entretanto, ele deve ser evitado para gestantes e lactantes. Além disso, pessoas com hipertireoidismo devem evitar o consumo do alimento, pois ele acelera o metabolismo.

Se você tem alguma doença cardiovascular, também não aconselhamos que faça o uso da raiz. Como este alimento é tem como puma de suas propriedades o aumento da pressão arterial, pode ser bem inconveniente para você.

Gostou de descobrir tantas novidades sobre o gengibre? Comente para a gente quais foram suas maiores surpresa e dúvidas sobre essa raiz tão poderosa!

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *