Manteiga de Ervas: Quais são os Benefícios? Receita Passo a Passo Completa!

Alguns truques na cozinha são tão fáceis que é até difícil de acreditar. A Manteiga de Ervas, por exemplo, é uma dessas maravilhas que podemos preparar em 5 minutos, e que nos traz uma série de benefícios que nunca iríamos imaginar. É uma daquelas práticas surpresinhas para deixarmos preparadas para quando aparece aquela visitinha em casa ou quando simplesmente temos vontade de comer torradinhas no café da tarde.

passo a passo

Também conhecida como Manteiga do Chefe, a manteiga de ervas vem facilitando a vida de muitas pessoas que desejam se livrar de vez da manteiga industrial, mas não querem perder as delícias que esse alimento pode te proporcionar.

Por que devemos trocar a manteiga tradicional por manteiga de ervas?

A manteiga industrial vendida em supermercados é extremamente prejudicial à nossa saúde. Rica em gorduras, esse produto acaba dando aqueles indesejados pneuzinhos para o seu corpo, além de agredir severamente suas taxas de colesterol. Além disso, diabéticos devem passar longe desse alimento.

Porém, se você é uma daquelas pessoas amantes de manteiga, mesmo sabendo de todos esses malefícios, hoje nós vamos te ensinar uma receita muito simples de fazer e um excelente substituto para essa bomba de calorias que você adora colocar no pãozinho. A manteiga de ervas é rica em betacaroteno, pigmento natural presente nas plantas e responsáveis por proteger sua pele dos radicais livres que causam o envelhecimento precoce das células.

Além disso, a manteiga do chefe é rica em fibras que melhoram o funcionamento do intestino, fora que ela é bem menos calórica. Para quem está em busca de uma vida mais saudável, adicionar esse ingrediente nos seus alimentos vai deixar tudo ainda mais gostoso e mais saudável.

Como Consumir a Manteiga de Ervas?

como consumir

Sabe todas aquelas comidinhas que você colocava a manteiga industrial? Você pode utilizar a manteiga de ervas nelas mesmo, além de outras infinitas possibilidades. Como a manteiga de ervas é muito menos calórica e com muito mais benefícios para a saúde, você pode acrescentá-la em todas aquelas receitinhas de bolachas de água e sal ou lanches que você faz a tarde, sem medo de ganhar gordurinhas indesejadas.

A manteiga de ervas é ideal para pôr por cima de simples bifes grelhados, frangos cozidos e até mesmo no arroz cozido. Além disso, ela se encaixa perfeitamente com batatas assadas; uma colherada de manteiga de ervas por cima é capaz de dar uma nova vida para essas iguarias.

Porém, vale lembrar que ainda estamos falando de manteiga. Por mais que não tenha tantas calorias, você não deve abusar do alimento, se não ele pode causar o efeito contrário em seu organismo. Se você tiver muita pressa em emagrecer, a melhor atitude a tomar será trocar os alimentos gordurosos pelos mais funcionais, além de praticar exercícios algumas vezes na semana.

Como Fazer Passo a Passo

A receita é bem simples, e com certeza vai valer a pena! Veja a seguir os ingredientes que você vai precisar, e como ela deve ser preparada:

INGREDIENTES – MANTEIGA DE ERVAS

  • 250 gramas de manteiga sem sal (preferência), em temperatura ambiente/amolecida
  • 1 colher de chá de suco de limão
  • 3 colheres de sopa de cebolinha picada
  • 3 colheres de sopa de tomilho fresco debulhado e picado (apenas as folhas do tomilho)
  • 4 colheres de sopa de salsinha fresca picada
  • Pimenta a gosto
  • Sal a gosto

As ervas dessa receita podem ser trocadas por outras ervas, ou até adicionadas em maior quantidade. Alecrim, manjericão, sálvia e limão são apenas alguns exemplos que podem ser utilizados para deixar essa receita ainda mais gostosa. Use sua criatividade!

MODO DE PREPARO – MANTEIGA DE ERVAS

modo de preparo

Antes de tudo, você deve separar as ervas que você irá utilizar e higienizá-las muito bem. Deixe a manteiga um tempo fora da geladeira, até ela ficar amolecida. Mas, cuidado! Não tente amolecê-la em um micro-ondas, pois isso pode acabar fazendo com que a manteiga solte muito óleo e estrague a nossa receita.

Ponha a manteiga em uma tigela ou em uma taça e corte bem as ervas, deixando-as as mais picadinhas possíveis. Aconselho que você utilize uma tesoura para, vai facilitar o trabalho e fazer menos bagunça. Em seguida, misture bem todas as ervas com a manteiga com a ajuda de uma espátula (se tiver), até obter uma mistura homogênea. Ao decorrer do processo, adicione sal e pimenta a gosto.

Assim que bem misturada, coloque essa pasta em um pedaço de papel filme ou em alguma película aderente. Espalhe a pasta e feche o papel filme deixando a manteiga com um formato cilíndrico, semelhante à que compramos na padaria. Feito isso, guarde a massa no freezer e deixe a manteiga endurecer. Depois de pronto, lembre-se de manter a manteiga sempre dentro da geladeira, para ela não derreter.

Simples, não? E o mais incrível é que ela pode durar até 3 meses. Então se você é uma daquelas pessoas que gostam de ir comendo de pouquinho em pouquinho para durar mais, ou que come tudo muito rápido com medo de estragar, não se preocupe. Apenas aproveite e saboreie.

E aí, o que você achou da nossa receita? Tem alguma dúvida sobre o assunto? Comente aqui embaixo o que você achou dessa delícia que preparamos para você!

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *