Originária da Índia e presente na culinária da maioria dos países, a noz moscada é um ótimo tempero para preparar molhos e saladas. Devido às diversas propriedades da especiaria, a noz moscada chegou a ser utilizada até como aromatizante de cervejas e de perfumes. Além disso, também já foi usada como moeda comercial, devido ao seu alto preço.

Porém, o seu maior valor sempre foi a cerca de suas propriedades nutritivas, muito benéficas para a saúde. Vejamos abaixo as principais propriedades que a noz moscada possui, e como ela pode ser usada para melhorar a nossa saúde.

Quais são as Propriedades?

Quais são as Propriedades
Quais são as Propriedades?

Assim como a maioria dos alimentos orgânicos, a noz moscada é extremamente rica em sais minerais como potássio, cálcio, ferro e manganês, responsáveis por quebrar gorduras e balancear as taxas de colesterol no organismo. Além disso, a semente possui uma série de vitaminas, como as vitaminas do complexo B, vitamina C, riboflavina, niacina e ácido fólico.

Além desses nutrientes, a noz moscada é uma rica fonte de fibras alimentares e antioxidantes; flavonoides, como betacaroteno e criptoxatina também são presentes na semente. Se já não bastasse, esse condimento tem um baixíssimo teor de sódio e colesterol.

No entanto, esse alimento pode ser bem calórico. Segundo especialistas, a noz moscada possui composições bastante variadas. Essas sementes possuem, em média, 33% de sua composição preenchida por gorduras, 27% de amido e 9% de água. Mesmo assim, a semente conta com um baixo índice glicêmico e é muito recomendada como componente para dietas de pessoas diabéticas.

Quais são os Benefícios?

Quais são os Benefícios
Quais são os Benefícios?

Altamente nutritiva, a noz moscada possui uma série de benefícios para a nossa saúde. Veja a seguir os 6 principais benefícios da semente que preparamos para você:

A noz moscada funciona como um tônico cerebral

Sem dúvidas, essa é a propriedade mais conhecida da noz moscada. Além de ser cheia de nutrientes, essa especiaria é um excelente tônico mental, podendo reduzir o esgotamento mental, o estresse e a fadiga. Estudos indicam que ela é capaz de melhorar a concentração dos consumidores e é considerada até mesmo como um bom remédio contra a ansiedade e depressão.

Além disso, a noz moscada contém um composto chamado miristicina, responsável por proteger o cérebro contra doenças degenerativas, como por exemplo, o mal de Alzheimer.

Ajuda na digestão

Outro benefício da noz moscada, explorado principalmente em sua forma de óleo, é no tratamento de problemas relacionados ao sistema digestivo, como constipação intestinal, diarreia e flatulência. Entre várias de suas propriedades, a noz moscada é uma grande fonte de fibras, responsáveis por facilitarem a digestão.

No entanto, as fibras são substâncias difíceis de serem digeridas. Sendo assim, esse alimento deve ser evitado por pessoas que possuem gastrite ou alguma ferida intestinal, pois as fibras podem acabar piorando a situação.

A noz moscada é um anti-inflamatório e alivia dores

Famosa na medicina tradicional chinesa, o óleo de noz moscada é bastante utilizado no combate a inflamações e como sedativo para aliviar dores nas articulações ou nos músculos. Além disso, ela ajuda a diminuir o inchaço nas articulações, e é um tratamento bastante eficaz em casos como artrite, reumatismo e fibromialgia. Para ampliar os seus efeitos no alívio de dores, deve-se massagear o óleo de noz moscada sobre a área afetada.

Noz Moscada
Noz Moscada

Noz moscada alivia cólicas menstruais

Algumas mulheres sofrem bastante em certos dias do mês, durante o período menstrual. Porém, a noz moscada pode ser um remédio bastante eficaz para tratar dos desconfortos abdominais característicos do ciclo menstrual.

Além disso, a semente consegue diminuir os sintomas da Tensão Pré-Menstrual (TPM), como as terríveis mudanças de humor, depressão e desequilíbrio hormonal. Acredita-se que a noz moscada é capaz de atuar no controle do fluxo sanguíneo do útero, facilitando a excreção do sangue acumulado e aliviando as dores desse período.

Desintoxicante natural

Muitas vezes, mudamos nossos hábitos alimentares em busca de uma alimentação mais saudável. Porém, infelizmente nos deparamos com uma série de alimentos repletos de agrotóxicos e conservantes, que acabam fazendo mal ao nosso corpo, principalmente na região do fígado e dos rins. Até mesmo o estresse e outros medicamentos podem contribuir para a intoxicação do nosso corpo por radicais livres.

O processo de desintoxicação é essencial para um corpo saudável e disposto. A noz moscada é considerada como um desintoxicante natural, pois é uma rica fonte de antioxidantes que trabalham na remoção desses males, auxiliando na eliminação de cálculos renais e na prevenção ao acúmulo de ácido úrico em certas regiões do nosso corpo. Além disso, os antioxidantes expulsam as impurezas das nossas células, jogando-as na corrente sanguínea e facilitando a eliminação de radicais livres.

Combate problemas respiratórios

Muito usado como ingrediente na produção de xaropes para a tosse, a noz moscada tem propriedades que aliviam a congestão do sistema respiratório e atuam contra resfriados e gripes. Além disso, pesquisas indicam que o óleo de noz moscada pode ser um grande aliado para o tratamento de doenças relacionas ao sistema respiratório, como a asma. A sua ação anti-inflamatória pode reduzir a inflamação nas vias respiratórias.

Como usar a Noz Moscada para a saúde?

TEMPERO

O uso mais comum da noz moscada é no ramo culinário, onde é usada como tempero durante o preparo de receitas como carnes, saladas e até mesmo doces. Além disso, ela pode ser usada tanto em forma de pó, como inteira.

ÓLEO DE NOZ MOSCADA

Outra opção para o consumo desta iguaria é para o uso de óleo, encontrado em lojas de produtos naturais. Essa substância é utilizada para tratamentos de doenças alternativas e também na fabricação de perfumes, onde o seu aroma é bastante apreciado. Além disso, pode ser utilizado em aromaterapia, servindo como estimulante de apetite.

CHÁ DE NOZ MOSCADA

A sua versão como chá é muito conhecida por ter propriedades que auxiliam no emagrecimento, sendo preparado por meia colher de noz moscada rala e um litro de água fervente. Porém, atente-se ao consumo diário de no máximo uma xícara.

Precauções, Colaterais e Contraindicações

Antes de tudo, devemos lembrar que o consumo de qualquer coisa em excesso pode fazer mal para você. Quando a noz moscada é consumida em grandes quantidades, pode torna-se um veneno.

Assim, é recomendado no máximo 2 colheres de café de noz moscada por dia.

Além disso, gestantes devem evitar. Algumas pesquisas recentes constataram que a noz moscada pode possuir algumas propriedades abortivas, quando consumidas em excesso. Efeitos alucinógenos e falta de coordenação motora também podem ser efeitos colaterais do consumo exagerado da semente.

Sendo assim, a semente deve ser consumida com moderação, para aproveitar o máximo possível os benefícios que esse alimento pode te trazer. Se você está incluído em algum desses grupos citados acima e mesmo assim deseja fazer uso da noz moscada, consulte um médico.

Você sabia tudo isso sobre a noz moscada? Conte-nos nos comentários o que você descobriu e como o nosso artigo te ajudou a ter uma vida mais saudável com o consumo dessa especiaria!

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Linkedn

Você leu Noz Moscada: Porque Comer? Benefícios e Propriedades. O Homem Verde estará aqui para te ajudar sempre que precisar. Veja mais ideias:

Categorized in:

Tagged in:

, ,