Como Usar Coentro para Ser Mais Saudável? Propriedades e Benefícios!

Muito utilizado pela culinária nordestina, o coentro é uma erva aromática bastante consumida como tempero. O conhecimento dessa planta é tão antigo quanto as civilizações egípcias, onde era utilizada como erva medicinal e conservante de alimentos.

O gosto forte do coentro é bem marcante para que já provou. Porém, até mesmo aqueles que não gostam do alimento reconhecem as benéficas propriedades para a saúde que o coentro detém, sejam eles para o coração ou para o intestino.

Você pode encontrar o coentro em forma de grãos e folhas, mas uma coisa é certa: Não importa em que forma ele esteja, todos possuem propriedades importantes para fazerem o seu corpo funcionar bem, e com certeza deve estar presente no preparo de suas refeições diárias.

Propriedades do Coentro

Propriedades do Coentro
Propriedades do Coentro

O coentro é uma rica fonte de vitaminas A, vitaminas do complexo B, vitaminas C e K. Além disso, o coentro é repleto de fibras e minerais como cálcio, ferro, potássio, zinco, magnésio e fósforo.

Mesmo que o gosto dessa erva seja um pouquinho forte e amargo, todos esses benefícios valem a pena um esforço, não?

Benefícios do coentro

Sem dúvidas, o coentro pode trazer inúmeros benefícios ao nosso organismo. Porém, você sabe quais? Veja abaixo os 6 principais benefícios do coentro que separamos para você:

O coentro ajuda a emagrecer

Você não sabia dessa? Sim, o coentro é uma erva poderosíssima quando se trata de perder peso a longo prazo. Porém, não adianta apenas comer um monte de coisas e no final do dia, umas folhinhas de coentro. A planta contribui sim para a perda de peso, mas não fará efeito se você não se controlar.

O consumo regular do coentro te ajuda a emagrecer pois suas folhas contêm uma substância chamada limoneno, responsável por agir como um hormônio natural. Essa propriedade dificulta o acúmulo de gordura na região abdominal, além de dar uma maior sensação de saciedade, devido ao grande número de fibras presente em sua composição.

Além disso, você pode usar o coentro como substituto para os temperos na sua cozinha, pois ele com certeza é bem menos calórico e muito mais saudável. No mais, o coentro também pode ser usado para fazer chás e sucos, que serão comentados daqui a pouco.

Coentro faz bem para o seu coração

O coentro possui uma série de compostos que podem auxiliar na prevenção de doenças cardíacas. Além de regular os níveis de pressão arterial, a sua alta concentração de magnésio e baixa concentração de sódio ajudam no controle da pressão arterial e circulação sanguínea.

Essa erva também é uma rica fonte de potássio, mineral associado à saúde cardíaca. O vegetal tem propriedades que são capazes de reduzir o colesterol ruim (LDL) e aumentar o colesterol bom (HDL), e diminuir o açúcar no sangue. Um ótimo amigo para o seu coração, não?

Benefícios do coentro
Benefícios do coentro

O coentro é um calmante natural e relaxa o corpo

Você anda tendo problemas com o sono? Saiba que o coentro pode te ajudar. O magnésio presente no coentro atua na regulação do sono, segundo a revista Medical Hypothesis. Além disso, o coentro também contém outros minerais que podem acabar com suas noites de insônia e deixar o seu corpo mais relaxado, como o potássio.

Controla as taxas de glicose

O coentro é um ótimo alimento para estar presente na dieta de quem possui Diabetes do Tipo 2. Tanto na forma de chá ou de suco, a erva tem propriedades que podem controlar as taxas de glicose, como publicado em um estudo no “Indian Journal of Experimental Biology”. Além disso, tem propriedades antioxidantes que ajudam no combate aos radicais livres.

O coentro faz bem para o seu sistema digestório

Há séculos, as folhas de coentro eram utilizadas pelos povos asiáticos no auxílio a problemas intestinais, e são usados até hoje, por causa de sua grande eficácia. Essa planta é ótima para resolver problemas digestivos como náuseas, gases, dores abdominais e má digestão, justamente por causa das fibras. Essa propriedade faz com que o movimento peristáltico – movimento que leva alimento para o estômago e intestino- seja facilitado.

Contudo, quem tem gastrite deve evitar esse alimento, além de folhas frescas e alimentos com excesso de fibras, pois as enzimas digestivas têm dificuldade de processá-las.

O coentro elimina metais pesados do corpo

O uso de agrotóxicos em frutas e verduras pode ser bem prejudicial à saúde. E não somente eles, mas também alguns peixes, utensílios domésticos e até mesmo a nossa água podem estar contaminados com metais pesados.

O coentro é o aliado perfeito quando se trata de desintoxicação em todo o corpo de forma extremamente abrangente. A erva possui em suas propriedades enzimas capazes de se ligarem aos metais pesados estocados nas nossas células de gordura, expulsando-os para a corrente sanguínea e facilitando sua eliminação do corpo.

O coentro, erva aromática, é usada como tempero no mundo inteiro. Podemos usar tanto as folhas quanto os frutos da planta. Aqui no Brasil, o seu consumo é ainda mais acentuado na culinária nordestina e na região norte do país.

O coentro combina muito bem com todos os tipos de carne, inclusive com o peixe. Combina perfeitamente com vegetais e massas também.

Além de dar um sabor especial aos pratos, o coentro também possui importantes propriedades e uma série de benefícios para a saúde. Confira abaixo:

  • Ajuda a diminuir o colesterol ruim e aumentar o bom;
  • Ajuda a aliviar os sintomas da artrite;
  • Contribui para o alívio das hemorroidas;
  • Tem ação anti-inflamatória, expectorante, antioxidante e antibacteriana;
  • Contribui para a saúde dos olhos;
  • Reduz a pressão arterial;
  • Ajuda a reduzir as infecções do trato urinário;
  • Previne o acúmulo de gordura;
  • Atua na prevenção de úlceras orais;
  • Trata espinhas e cravos;
  • É bom para a digestão;
  • Contribui para o aumento da imunidade;
  • Impede que o vírus da salmonela se espalhe pelos alimentos;
  • Ajuda no controle das taxas de glicose;
  • Combate o mal hálito e feridas na boca;
  • Ajuda no combate à anemia;
  • Ajuda a aliviar os sintomas da conjuntivite, de náuseas, da TPM e das cólicas menstruais;
  • Contribui para a saúde hepática;
  • Ajuda a estimular as glândulas endócrinas;
  • Previne a flatulência, prevenindo os gases estomacais,
  • Fonte de magnésio, de fibras, vitamina C e de ferro.

O coentro é mais conhecido por ser uma erva aromática, usada para temperar uma enorme variedade de alimentos. Mas os seus benefícios para a saúde são muitos, como vimos acima.
Mesmo diante de tantos benefícios, algumas pessoas não gostam desse tempero. Costumam dizer que a erva tem gosto de sabão.

Coentro do Mato

O coentro do mato é uma outra espécie desse tempero. Originada na América Central, essa espécie de coentro é bem conhecida entre os paraenses, baianos e amazonenses. As folhas são grandes e com as aspecto mais duro.

É facilmente propagado por mudas ou por sementes. E pode ser cultivada em uma pequena horta, no quintal de casa, ou em vasos. Pode ser usado na culinária para o preparo de diversos tipos de alimentos.

Em Grão

As sementes do coentro são muito usadas na culinária também, tanto quanto as folhas e o talo. Existem dois tipos de sementes: a alongada, proveniente da Índia e de cor mais clara.
Com aroma cítrico e de sabor mais adocicado. E semente redonda, a mais comum no Brasil, e de cor mais escura.

Os grãos ou sementes do coentro podem ser usados inteiros, moídos, crus ou tostados. De consistência macia, eles conservam o sabor mais facilmente se forem comprados inteiros.

As sementes do coentro têm um sabor mais suave que as folhas. Por isso, elas podem ser usadas em maior quantidade, em comparação como outros temperos e especiarias.

Em Pó

diferentes tipos da especiaria

O coentro em pó é muito usado para o preparo de curry, para o preparo de feijão, de carnes e, acredite, é usado até mesmo no preparo de pães e de doces.

Óleo de Coentro

diversos usos

O óleo de coentro é rico em nutrientes importantes para a nossa saúde. Obtido da semente da erva, ele contém cineol, linalol, borneol, pineno, dipentene, e muito mais. É um líquido incolor ou na tonalidade amarelo-pálido, com um aroma doce e um pouco picante.

É usado no preparo de alimentos, bebidas, na fabricação de perfumes e fragrâncias, como diurético, agente carminativo e revitalizante e para tratar distúrbios digestivos.

O óleo de coentro é obtido por meio da destilação a vapor da semente madura e esmagada. Assim como o coentro fresco, o óleo também possui vários benefícios para a saúde, conforme abaixo:

  • Tem propriedades antifúngicas, desinfetantes, antioxidante, desintoxicante e anti-inflamatória;
  • Ajuda a reduzir o colesterol ruim;
  • Contribui para o bom funcionamento do fígado e intestino;
  • Previne náusea,
  • E etc.

Coentro Seco, Fresco e em Folha

O coentro é um condimento muito versátil, pois pode ser usada de todas as formas (seco, fresco, folhas, talos e sementes), além de combinar bem em quase todos os pratos, e também com outras ervas.

Coentro da índia

O coentro da índia tem a cor mais clara, em um tom mais amarelado. Mas o tamanho é parecido com o coentro que conhecemos. As sementes devem ser mantidas em um frasco de vidro, longe de insetos, da umidade e da luz para durarem mais. O sabor do coentro indiano é um pouco mais suave.

Como Cultivar em Casa

O coentro suporta muito bem uma grande variedade de clima, com exceção de temperaturas muito baixas. Gosta de lugares com muita luminosidade e sol. O solo deve ser bem drenado, rico em matéria orgânica. Os solos nem tão férteis produzem folhas mais saborosas aromáticas de coentro.

Quanto à irrigação, esta deve ser mais abundante enquanto a planta for jovem. O ideal é manter o solo sempre úmido nessa fase, mas sem encharcar.

As sementes do coentro podem demorar um pouco a germinar. Se deixar as sementes de molho por cerca de 3 dias, pode ajudar a germinarem mais rapidamente.

As sementes devem ser plantadas no local definitivo, com cerca de 1 cm de profundidade, pois a planta não gosta muito de ser transplantada.

Pode ser cultivado em vasos, com cerca de 30 cm de profundidade. A colheita do coentro começa entre 30 e 70 dias após a germinação. Podemos colher o pé inteiro, ou as folhas, de preferência começando pela parte externa.

Para quem quer colher as sementes, o ideal é esperar até que elas estejam amareladas ou praticamente secas. Após colher as sementes, o ideal é que elas sejam armazenadas em um local com sombra e com bastante ventilação até secarem por completo. Pode ser usada inteira ou bem amassada.

E você, gosta ou não de coentro? Já preparou alguma receita com essa erva? Conte pra gente. Nós queremos saber a sua opinião. Deixe nos comentários.

Como usar para a Saúde? Receitas Passo a Passo!

O coentro pode ser utilizado na salada, preparado como chá e até mesmo suco, com algumas receitas que permitem obter todos os seus benefícios. Ainda não existe uma quantidade específica para o consumo diário da erva, mas muitos especialistas afirmam que somente uma pequena quantidade do alimento deve ser o bastante para preencher nossas necessidades de vitamina C e potássio.

Geralmente, o coentro é usado em molhos e conservas aromáticas. Pode ser utilizado no preparo de grãos e legumes, e também no preparo de sobremesas. Além disso, é bastante comum o uso da erva na guacamole, onde o coentro deixa um gostinho especial na receita.

No entanto, os preparos mais eficazes para coentro é quando se trata de chás e sucos. Veja a seguir as receitas que preparamos para você:

Chá de Coentro

INGREDIENTES – CHÁ DE COENTRO

  • 2 colheres de sopa de semente de coentro;
  • 1 litro de água.

MODO DE PREPARO

Coloque a água em algum recipiente e espere até ferver. Em seguida, acrescente as sementes e deixe fervendo por mais dois minutos. Desligue o forno e deixe esfriar. Agora, é só coar, e seu chá de coentro está pronto.

Suco de Coentro

INGREDIENTES – SUCO DE COENTRO

  • 1 xícara de folhas de coentro;
  • 1 xícara de folhas de espinafre;
  • ½ xícara de chá de talos de salsão;
  • 600ml de água;

MODO DE PREPARO

O modo de preparo é extremamente simples. Basta apenas adicionar todos os ingredientes no liquidificador e batê-los. Pronto, o seu suco de coentro está feito e já pode ser saboreado. No entanto, aconselho que não coe o suco, para que você consiga extrair todos os benefícios da erva.

Gostou das receitas? Você sabia que o coentro tinha todas essas propriedades? Deixe nos comentários o que você descobriu e toas as suas dúvidas que tem a compartilhar com a gente!

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *