7 Benefícios INCRÍVEIS do Anis Estrelado para Saúde, Corpo e Sistema Digestivo!

Natural da China e usado como tempero aqui no Brasil, o Anis Estrelado é uma planta com inúmeros benefícios para a saúde. Diferente das demais, essa especiaria precisa ser colhida antes de amadurecer e secado no Sol para ganhar consistência. Apenas após esse processo que ele pode ser moído e usado para dar vida aos alimentos com seu delicioso sabor.

Esse alimento é constantemente associado a dietas nutritivas e usado para prevenir uma série de doenças. Mas você deve estar aí se perguntando: como ele faz tudo isso? Por isso, hoje vou te ajudar a tirar todas as suas dúvidas sobre esse exótico ingrediente.

Quais são as propriedades do Anis Estrelado

Quais são as propriedades do Anis Estrelado?

Ótimo para o combate de problemas respiratórios, o anis estrelado possui inúmeros benefícios para a saúde, devido à suas propriedades. Além de ser rico em proteínas, o alimento ainda conta com uma série de vitaminas: vitamina A, vitamina C e vitaminas do complexo B.

O anis estrelado também é uma ótima fonte de proteínas e fibras alimentares, assim como de minerais. O ferro, o magnésio, o cobre e o cálcio são os principais nutrientes presentes nessa especiaria, responsáveis pela maioria dos benefícios para o tecido corporal.

Como uma de suas principais propriedades, o anis estrelado possui um composto orgânico chamado anetol. Essa substância é 13 vezes mais doce do que o açúcar, promovendo o gosto doce e sabor característicos desse condimento.

Além disso, a planta é rica em fitoquímicos como o creosol e o alpapinene, que atuam como descongestionantes respiratórios. Para as mulheres, o anis estrelado é uma boa forma de melhorar suas reservas de estrogênio.

Quais são os benefícios para a saúde?

Quais são os benefícios para a saúde

Agora que você já sabe as propriedades nutricionais dessa especiaria, sabe que ela tem uma série de nutrientes importantes para o nosso corpo. Porém, você sabe quais são os benefícios dessa planta? Veja a seguir os principais benefícios do anis estrelado:

O anis estrelado regula as taxas glicêmicas do sangue

Pesquisas realizadas com o anis estrelado revelam que o anetol, composto presente na planta, pode ajudar a equilibrar os níveis de açúcar no sangue e regular algumas das principais enzimas envolvidas no metabolismo de carboidratos. Com essa propriedade, o anis estrelado se torna um alimento perfeito para ser incluído na dieta de diabéticos e de pessoas que desejam emagrecer.

Porém, apenas uma pitadinha desse tempero não fará milagres. O consumo diário do alimento pode ser muito benéfico para a saúde, e deve ser conciliado com os outros alimentos presentes na sua dieta.

Faz bem para o sistema cardiovascular

Um estudo publicado pelo “BMC Complementary e Alternative Medicine” em 2015, revelou que o alimento pode ser um ótimo aliado ao coração. Além de ajudar a estabilizar o peso corporal, o anis estrelado é capaz de manter a pressão arterial e o colesterol em níveis balanceados.

Essa eficácia é associada aos antioxidantes de suas propriedades, responsáveis por reduzir o estresse oxidativo e limpar os radicais livres do nosso organismo.

O anis estrelado ajuda o organismo no combate a bactérias

As propriedades antibacterianas e antifúngicas do anis estrelado são conhecidas e comprovadas pelo mundo inteiro. Essa especiaria tem o poder de aliviar o congestionamento nasal e limpar todas as vias respiratórias do organismo. Exatamente por esse motivo, o chá de anis estrelado é bastante recomendado para pessoas gripadas ou resfriadas.

Além disso, o anis estrelado age também contra infecções no ouvido, no trato urinário, no estômago e em diversos outros lugares que costumam ser causadas por bactérias patogênicas. Em um estudo publicado pelo “Journal of Medicinal Food”, as propriedades do tempero foram capazes de neutralizar 67 espécies de bactérias, todas resistentes a antibióticos.

anis estrelado

O anis estrelado pode ajudar contra o câncer

A todo momento nosso corpo é atacado por radicais livres, que atacam as células e podem causar deformações. Em um desses ataques, os radicais livres podem danificar as células e dar origem a um tumor, que poderia se desenvolver e se tornar um câncer. No entanto, o anis estrelado pode ser um ótimo aliado quando se trata de eliminar essas impurezas, devido à sua composição por antioxidantes.

Além de eliminar radicais livres e prevenir o câncer, os antioxidantes ajudam a melhorar o nosso sistema imunológico. Além disso, podem impedir a evolução de doenças crônicas, como o Mal de Alzheimer.

Alguns estudos realizados em animais com o anis estrelado revelam a eficácia da planta no tratamento do câncer. Entretanto, outros estudos precisam ser realizados para definir quais serão os resultados da planta no corpo humano.

É ótimo para acabar com a insônia

O anis estrelado é considerado um calmante natural. Ele contém propriedades sedativas provenientes dos antioxidantes presentes no alimento, além do seu alto teor de magnésio. Assim, essas substâncias estimulam os neurotransmissores que induzem ao relaxamento, provocando o sono. Desse modo, o chá dessa planta é altamente indicado para aquelas pessoas que têm uma má noite de sono.

O anis estrelado atua contra o envelhecimento

Diariamente, nosso corpo é bombardeado por toxinas. Sejam elas adquiridas através de alimentos ou através das vias respiratórias, são nocivas à nossa saúde e aos nossos tecidos.

Nesse caso, os antioxidantes presentes no anis estralado entram em ação novamente. Combatendo os radicais livres, a planta consegue auxiliar contra o estresse oxidativo, contribuindo para a umidade da pele e prevenção de rugas. Além disso, essa propriedade é capaz de tratar da aparência de cicatrizes e manchas no tecido, dando um aspecto mais jovem para a pele.

Faz muito bem para o sistema digestivo

Em alguns países Asiáticos, o chá de anis estrelado é sempre consumido após as refeições. Isso se deve ao fato de a bebida ter grandes propriedades que ajuda na digestão, reduzindo o inchaço intestinal, acabando com cólicas e gases, além de prisão de ventre.

A planta também é rica em fibras, que ajudam na digestão. Elas trabalham auxiliando os movimentos peristálticos – movimentos que empurram os alimentos, limpando o nosso organismo e proporcionando ao corpo uma digestão mais suave.

O anis estrelado pode chegar a 18 metros de altura. Porém, com todos os benefícios que essa iguaria traz para a nossa saúde, todo esse esforço vale a pena, não?

Você sabia que o anis estrelado tinha todas essas propriedades e benefícios para a saúde? Comente aqui embaixo o que você descobriu lendo o nosso artigo, e deixe nos comentários suas dúvidas e pedidos para próximos artigos como esse!

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *