Óleo de Citronela: Repelente Natural, Alívio de Dores e Adeus Estresse!

O óleo de citronela é utilizado na medicina chinesa há milênios. Ele é eficiente por conter antioxidantes e fitoquímicos que combatem diversas doenças e condições de saúde, como erupções cutâneas, inflamações de diversas naturezas, infecções, dores, etc. Ele é produzido através da planta de origem asiática nomeada cymbopogon nardus. Você pode encontrá-lo entre os ingredientes de repelentes de insetos, em perfumes, em cremes estéticos, maquiagens e alguns medicamentos. A ciência já comprovou que este óleo poderoso pode exterminar bactérias, micróbios e fungos.

poderoso remédio natural

Confira alguns dos principais benefícios do óleo de citronela segundo pesquisas científicas:

  • Repele insetos;
  • Desintoxica o organismo;
  • Ação anti-bacteriana;
  • Ação anti-fúngica;
  • Ação anti-inflamatória;
  • Calmante e relaxante.

Confira abaixo mais informações sobre alguns dos usos desta maravilha da natureza.

Repelente de Insetos

Eis um repelente poderoso, que pode te proteger até mesmo do mosquito da dengue da do zika vírus. Há estudos mostrando que o óleo de citronela também é eficiente na prevenção de piolhos, podendo ser utilizado com segurança em crianças.

Para utilizá-lo como repelente, você deve reaplicar o óleo de meia em meia hora para a duração dos efeitos. Você pode combinar este óleo com óleo de coco e espalhar no seu corpo, aumentando o poder nutritivo e cosmético deste repelente natural.

Calmante e Relaxante

Por conta de seu aroma cítrico, o óleo de citronela é um poderoso relaxante quando utilizado na aromaterapia. Estudos têm mostrado o seu potencial em aliviar naturalmente o estresse. Assim sendo, você pode difundir este óleo na sua casa, escritório e outros ambientes para se livrar do estresse.

Ele também é eficiente no combate a insônia e até mesmo depressões mais leves.

analgesico

Analgésico e Anti-inflamatório

Como boa parte dos óleos naturais cítricos, a citronela combate os danos causados por radicais livres, tornando o seu corpo mais saudável e jovem. O componente presente na citronela responsável pelo efeito detox é o geraniol, que pode, inclusive, prevenir diversas doenças.

Ele também é um poderoso analgésico natural, que pode reduzir e até eliminar dores nas articulações, músculos e tecidos. Para utilizá-lo para este fim, basta você combinar o óleo de citronela com o óleo de coco em uma proporção de um para um e aplicar na região dolorida. Após a aplicação, massageie suavemente a região para que o óleo penetre bem na sua pele.

Um Perfume Poderoso

Por seu cheiro inconfundível, cítrico, leve, relaxante, o óleo de citronela é utilizado como matéria prima para a produção de sabonetes, velas, incensos, perfumes e diversos cosméticos. Você pode utilizá-lo para conferir uma atmosfera perfumada e agradável a sua casa. Assim como também pode aplicar na sua máquina de lavar roupa, na sua geladeira ou na máquina de lavar louça. Basta umas gotinhas para desinfetar e modificar o odor – por ser rica em substâncias que exterminam fungos e bactérias, a citronela pode ser utilizada até mesmo na limpeza de sua cozinha e banheiro.

Antifúngico Natural

Já listamos aqui no blog alguns dos mais poderosos antifúngicos naturais. O óleo de citronela, embora não esteja na nossa lista, também é um poderoso antifúngico natural, com ação antibacteriana. Por conta disso, ele pode ser utilizado medicinalmente em receitas caseiras para tratar diversos problemas de pele, como a acne.

Há estudos indicando que ele também é eficiente no extermínio do fungo Candida, causador da chamada candidíase.

Para utilizá-lo topicamente, você deve misturá-lo com um óleo transportador, que pode ser o óleo de coco, o azeite ou o óleo de alecrim. Misture em uma proporção de um para um e aplique na região afetada três vezes por dia.

repelente de insetos

Shampoo e Condicionador

Se você é fã de produtos cosméticos naturais, sem substâncias químicas e tóxicas, saiba que o óleo de citronela pode ser utilizado para a produção de shampoo e condicionador natural. Ele reduz a oleosidade do cabelo e, ao mesmo tempo, aciona o brilho. Alguns relatos do seu uso também apontam ao fato que ele auxilia na hora de remover nós e adiciona volume ao cabelo.

Há duas formas diferentes de se usar o óleo de citronela para este fim: adicionando algumas gotinhas no seu shampoo/condicionador favorito; ou produzindo um shampoo natural a partir de uma receita caseira com base neste óleo.

Confira no vídeo abaixo uma receita de como fazer um shampoo caseiro:

É só adicionar gotinhas do óleo essencial de citronela nesta receita.

Colaterais e Contraindicações

O óleo essencial de citronela é conhecido por ter baixa (ou quase nenhuma) toxidade quando utilizado como repelente natural para insetos. Todavia, deve-se consultar um pediatra antes de utilizá-lo para este fim em crianças. O ideal é sempre realizar um teste: uma pequena aplicação na pele para conferir se vai existir alguma reação alérgica.

Embora seja seguro, não é recomendado para mulheres grávidas.

Resumo da Ópera

Confira um resumo rápido do que tratamos neste artigo:

  • É rico em compostos naturais que tratam diversas doenças e condições de saúde;
  • Tem seu uso principal como repelente natural de insetos, utilizado topicamente e que deve ser retocado de meia em meia hora;
  • Rico em substâncias que matam fungos e bactérias, podendo ser utilizado para o tratamento de candidíase tópica;
  • Pode ser utilizado para acalmar e reduzir o estresse por via da aromaterapia;
  • Elimina parasitas;
  • Pode perfumar ambientes;
  • Pode ser utilizado na limpeza do banheiro e da cozinha;
  • Pode ser adicionado no shampoo da sua marca favorita para potencializar os efeitos.

Você ficou com alguma dúvida? Comente abaixo!

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘mais saudáveis do mundo

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest