Ervas Medicinais para Queda de Cabelo (FUNCIONA MESMO!)

A queda de cabelo acontece quando os fios enfraquecem, por causa de má alimentação, estresse, disfunções hormonais ou até mesmo problemas genéticos. Embora a calvície seja um problema que atinja muito mais homens do que mulheres, a verdade é que elas também podem sofrer com isso. Pensando então nos constrangimentos que a queda de cabelo pode causar, procuramos algumas dicas de ervas medicinais que podem te ajudar a fortalecer os fios e combater os efeitos da calvície. Confira:

Chá de CavalinhaUma erva fortificante e estimulante do crescimento de cabelos
Loção de ManjericãoUm remédio natural contra queda de cabelo e calvície
Tônico capilar de AlecrimEssa erva ativa a circulação do couro cabeludo, auxiliando no crescimento
Infusão de OrtigaAlém da oleosidade, essa erva funciona contra queda e fortalecimento
Máscara de BarbosaPreferida por muitos, essa planta tem muitos benefícios para os cabelos

1. Chá de cavalinha para fortalecimento

Uma erva fortificante e estimulante do crescimento de cabelos

mãe terra abençoa

A cavalinha é uma erva anti-inflamatória, diurética, adstringente e revitalizante composta por silício, enxofre, cálcio, manganês, magnésio, fitosterois, taninos e flavonoides. Presente em quase todos os continentes do mundo e utilizada no século passado para polir panelas pelo seu poder abrasivo, essa planta medicinal hoje é utilizada para estimular o metabolismo cutâneo, acelerando a cicatrização de ferimentos e aumentando a elasticidade da pele, além de tonificar e revitalizar unhas fracas. Por causa do silício e do enxofre, a cavalinha também auxilia no crescimento, fortalecimento, nutrição e luminosidade dos cabelos, inclusive naqueles que sofrem com caspa. Incrível o que a cavalinha faz, não é mesmo? Conheça então uma receita para fortalecer os seus cabelos com essa erva:

Ingredientes:

  • 02 Colheres de sopa de cavalinha seca;
  • 500ml de água.

Como fazer:

Ferva a água junto com a cavalinha e deixe esfriar. Quando for tomar banho, aplique nos cabelos como último enxágue após lavá-los normalmente com xampu e condicionador. Deixe secar naturalmente.

2. Loção de manjericão para queda

Um remédio natural contra queda de cabelo e calvície

para queda capilar

Nativo da Índia e outras áreas tropicais da Ásia, o manjericão é rico em vitaminas A, C e K, além de sais minerais como manganês, cobre, cálcio, ferro e magnésio. Essas propriedades fazem dessa planta medicinal um ótimo hidratante e fortificante para o cabelo, pois a vitamina A favorece o crescimento, enquanto a Vitamina K fortalece e nutre os cabelos e a vitamina C proporciona brilho e protege os fios de radicais livres causados por poluição e radiação solar. Eficiente no tratamento da caspa e de coceiras, essa erva também hidrata o couro cabeludo, mantendo a raiz saudável. Depois de conhecer melhor as propriedades do manjericão, vamos conhecer então uma receita para aproveitar todos os seus benefícios? Confira:

Ingredientes:

  • 300g de manjericão;
  • 500ml de água.

Como fazer:

Ferva a água junto com o manjericão por 5 minutos. Depois desse tempo, desligue o fogo e deixe descansar por meia hora. Escorra a mistura com uma peneira e guarde o chá em um recipiente do tipo pulverizador ou spray. Aplique essa loção depois de lavar o cabelo, massageando o couro

cabeludo por alguns minutos. Deixe o produto no cabelo até secar naturalmente e lave-o no outro dia.

3. Tônico capilar de Alecrim para Crescimento

Essa erva ativa a circulação do couro cabeludo, auxiliando no crescimento

Rico em sais minerais como magnésio, ferro, cálcio, fósforo e potássio, além da vitamina B6 e C, o alecrim proporciona muitos benefícios ao cabelo, pois estimula a circulação sanguínea no couro cabeludo, age contra a queda, acelera o crescimento de forma saudável, combate o envelhecimento precoce, escurece os cabelos brancos e trata o couro cabeludo que sofre com caspas ou outras irritações. Além de tudo isso, essa erva, milenarmente utilizada na culinária e no tratamento de doenças, limpa o cabelo por causa das suas propriedades antibacterianas e antioxidantes. Gostou de como o alecrim pode ajudar os seus cabelos? Confira uma receita de tônico para estimular o crescimento e os deixar mais fortalecidos:

ervas para cabelo

Ingredientes:

  • 02 Colheres de sopa de alecrim fresco ou 01 Colher de sopa de alecrim seco;
  • 02 Xícaras de água.

Como fazer:

Ferva a água e quando estiver em ponto de ebulição, coloque o alecrim e deixe ferver por mais 3 minutos. Retire do fogo, deixe esfriar e escorra com uma peneira. Para facilitar a aplicação do produto no cabelo, coloque em um recipiente limpo tipo spray. Aplique na raiz dos fios, massageando o couro cabeludo. Esse tônico pode ser usado com a frequência de 2 ou 3 vezes na semana, mas precisa ser agitado antes de usá-lo, ok? Além disso, você pode conservá-lo na geladeira por 15 dias.

4. Infusão de urtiga para oleosidade

Além da oleosidade, essa erva funciona contra queda e fortalecimento

para doenças relacionadas a calvice

Entre os inúmeros benefícios que a urtiga proporciona para o nosso corpo, um deles está relacionado a saúde dos cabelos. Devido aos nutrientes que possui, como vitaminas B, C, D e E, além de sais minerais, como enxofre, potássio, magnésio, silício, ferro e zinco, a urtiga engrossa os fios fracos e finos, regula o excesso de oleosidade, combate a caspa e impede a queda, favorecendo o crescimento das madeixas. Suas propriedades antioxidantes, antissépticas e antibacterianas permitem recuperar a cor original do cabelo, bem como proporcionar uma revitalização no couro cabeludo. Curtiu a urtiga? Conheça então uma receita para combater a queda e diminuir a oleosidade dos seus cabelos:

Ingredientes:

  • 01 Copo de folhas de urtiga secas;
  • 03 Copos de água.

Como fazer:

Leve ao fogo médio a urtiga junto com água, quando estiver em ponto de ebulição, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 10 minutos. Depois desse tempo, retire do fogo e deixe esfriar. Escorra com uma peneira e aplique no cabelo assim que os lavar normalmente, massageando o couro cabeludo por alguns minutos e depois enxague. Para melhores resultados, aplique no cabelo 2 vezes por semana.

5. Máscara de babosa para queda

Preferida por muitos, essa planta tem muitos benefícios para os cabelos

propriedades naturais para cabelos

Nativa do norte da África, a babosa, também conhecida por aloe vera, é uma planta medicinal muito utilizada para o tratamento dos cabelos por causa das suas propriedades hidratantes com ação regeneradora, antioxidante e revigorante. Para quem gosta de cuidar dos fios com remédios naturais, a babosa não pode faltar no jardim, uma vez que os inúmeros sais minerais, como manganês, magnésio, cálcio, ferro, zinco e selênio, e as vitaminas A, C, E, e do complexo B, além de ajudar a hidratar e limpar as madeixas, também auxiliam no tratamento da caspa, no combate à queda e no crescimento do cabelo, fortalecendo os fios e os protegendo dos raios solares. Gostou da babosa? Conheça uma máscara contra queda com essa planta:

Ingredientes:

  • 02 Folhas de Babosa;
  • 02 Colheres de sopa de creme de queratina.

Como fazer:

Extraia o gel da babosa e coloque no liquidificador junto com a queratina para bater. Aplique a pasta no cabelo da raiz até as pontas e deixe agir por 15 minutos com o auxílio de uma touca térmica. Depois lave e enxugue o cabelo. Essa máscara pode ser aplicada a cada duas semanas.

Essas receitas de ervas medicinais para cabelos apenas ajudam a evitar a queda de cabelo, portanto, lembre-se de manter uma alimentação equilibrada, evitar situações de estresse e praticar exercícios para potencializar os efeitos dessas plantas.

Curtiu as nossas dicas para evitar queda de cabelo com ervas medicinais? Conhece alguma outra planta que também combate esse mal? Não deixa de contar pra a gente, compartilha aqui!!

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘mais saudáveis do mundo

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest