Para que serve a Sálvia? Benefícios e Propriedades Inacreditáveis

Utilizada há milênios pelas suas propriedades aromáticas, medicinais e culinárias, a sálvia é uma planta medicinal conhecida pelos seus efeitos antibiótico, antifúngico, antioxidante, antimicrobiano, anti-inflamatório, antiespasmódico, estrogênico, adstringente, ansiolítico e calmante. Nativa da região do mediterrâneo, a sálvia ajuda a combater retenção de líquidos, gases, dores musculares, doenças respiratórias, hemorroidas, hemorragias menstruais, cólicas e os sintomas da menopausa. Além da sálvia ser coadjuvante na saúde dos cabelos e na perda de memória, as propriedades aromáticas dela ainda são utilizadas para afastar as energias negativas do ambiente. Ficou interessado em conhecer os benefícios e propriedades da sálvia? Confira então alguns usos dessa planta medicinal:

propriedades e aplicações

Infusão de sálviaUma poderosa erva diurética que estimula o sistema digestivo
Pomada de sálviaIndicada para auxiliar infecções de pele e dores musculares
Tônico capilarCombata os cabelos brancos ou escureça os fios claros com sálvia
Elixir de sálviaAnsiolítico e calmante, essa erva medicinal estimula o sistema neurológico

1. Infusão de sálvia para emagrecer

Uma poderosa erva diurética que estimula o sistema digestivo

chá medicinal

Um dos benefícios que o consumo da sálvia oferece é auxiliar no emagrecimento, devido aos nutrientes que estimulam a vesícula biliar, favorecem o transito intestinal, combatem o inchaço causado pelos gases e diminuem a retenção de líquidos, visto que também age como diurético e antioxidante. Estimulante metabólico, a sálvia ainda acelera a queima de calorias, por isso é ótima para a queima de gorduras e para livrar o corpo de toxinas. E o melhor é que essa erva ainda ajuda no combate a celulite, pode isso? Se você gostou da sálvia, conheça então uma receita de chá para emagrecer e aproveitar todos os seus nutrientes:

Ingredientes:

  • 15g de sálvia seca ou fresca (folhas e flores);
  • 01 Litro de água.

Saiba como fazer:

Coloque a água para ferver e quando estiver em ponto de ebulição, retire do fogo. Acrescente a sálvia, tampe e deixe repousar por três minutos. Beba pela manhã em jejum para eliminar as toxinas e gorduras do corpo e estimular o sistema digestivo. Se preferir, você pode adoçar com mel ou stévia. O chá pode ser tomado frio ou quente.

2. Pomada anti-inflamatória de sálvia

Indicada para auxiliar infecções de pele e dores musculares

Além de ajudar a emagrecer, a sálvia também pode ser utilizada no tratamento de picadas de insetos, feridas, acnes, eczema e dermatite, uma vez que sua ação regeneradora da pele possui propriedades antissépticas, anti-infecciosas, antibacterianas e anti-inflamatórias, servindo, inclusive, como coadjuvante de dores reumáticas, inchações, torcicolos, torções e inflamações do nervo ciático. Geralmente o óleo essencial da sálvia é usado para tratar essas inflamações e infecções de pele, mas para quem já tem a sálvia em casa, também é possível fazer uma pomada caseira para amenizar esses sintomas, confira como:

como fazer

Ingredientes:

  • 30g de folhas secas de sálvia;
  • 250g de cera de abelha;
  • 200g de azeite.

Saiba como fazer:

Esmague em um pilão o máximo que conseguir as folhas se sálvia. Depois derreta a cera de abelha com o azeite em banho maria. O azeite dará a consistência adequada, de acordo com a sua preferência. Deixe esfriar um pouco, se a consistência estiver boa, volte a derreter a mistura e acrescente as folhas amassadas. Deixe ferver em fogo baixo por dois minutos. Em seguida, coe e guarde a pomada em frascos de vidro com tampa.

3. Tônico para o tratamento de cabelos

Combata os cabelos brancos ou escureça os fios claros com sálvia

passo a passo da receita

Devido as suas propriedades antioxidantes, a sálvia ainda é recomendada para proteger o cabelo do desgaste e do envelhecimento das células da estrutura capilar que acontece por causa da exposição solar e da poluição. Além de proporcionar crescimento, fortalecimento, luminosidade, revitalizando os fios e prevenindo a caspa, essa planta medicinal ainda age na prevenção da calvície em virtude de uma substância presente em sua composição chamada de betasitosterol. O seu óleo, inclusive, é muito procurado por homens, sendo utilizado para ser aplicado diretamente no couro cabeludo. Agora que você conhece os benefícios da sálvia para os cabelos, conheça uma receita com essa erva para escurece-los:

Ingredientes:

  • 04 Colheres de sopa de sálvia seca;
  • 02 Colheres de sopa de alecrim seco;
  • 01 Colher de sopa de vinagre de maçã;
  • 500ml de água.

Saiba como fazer:

Ferva a água junto com o alecrim e a sálvia por 10 minutos em um recipiente fechado. Depois desse período, desligue o fogo e deixe o chá esfriar ainda tampado. Em seguida, escorra com uma peneira e adicione o vinagre de maçã. Com o cabelo limpo e seco, aplique esse chá nos fios e deixe agir por 30 minutos. Lave em seguida com água apenas. Você pode usar essa receita duas vezes por semana e conservar na geladeira por um período de 15 dias no máximo.

4. Elixir de sálvia para a memória

Ansiolítico e calmante, essa erva medicinal estimula o sistema neurológico

poderoso para se concentrar

Benéfica para atividades que exigem esforço mental e memória ativa, a sálvia também melhora o processamento da informação, aumenta a concentração e atenua a perca de memória, sendo inclusive recomendada para as pessoas que sofrem de Alzheimer. Sua ação calmante e ansiolítica, age diretamente no sistema nervoso central, diminuindo os níveis de stress e de ansiedade ou melhorando o humor ao estimular o funcionamento do cérebro. Além disso, devido à presença de hispidulina e de flavonoides na sua composição, essa planta medicinal estimula a capacidade de aprender, auxiliando para um maior rendimento nos estudos. Está com problema de memória? Então conheça como fazer um elixir com a sálvia:

Ingredientes:

  • 01 Litro de vinho de boa qualidade;
  • 02 Colheres de chá de folhas de alecrim fresco;
  • 02 Colheres de chá de folhas de sálvia fresca;
  • 100ml de mel para adoçar, se o vinho for do tipo seco.

como fazer fácil

Saiba como fazer:

Amasse as folhas de sálvia e alecrim, em um pilão pequeno, até formar uma pasta homogênea. Coloque a pasta de ervas com o vinho em uma garrafa de vidro e acrescente o mel (se for o caso). Feche bem o recipiente com uma rolha ou tampa e mantenha-a em um local livre de umidade e escuro por um período de nove dias. Depois desse tempo, guarde o elixir na geladeira. Sirva-se todos os dias de um pequeno cálice logo que acordar ou ao final do dia.

E você? Gostou das nossas dicas de uso da sálvia? Conhece algum outro benefício que essa erva pode proporcionar a nossa saúde? Deixa aqui o seu comentário!

mais saudáveis do mundo

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest