Remédios Naturais e Caseiros para Calvície (Queda de Cabelo)

Queda capilar, um assunto que preocupa demais as pessoas, afinal ninguém gosta de ver que está perdendo os cabelos.

Existem muitas causas que levam a perda de cabelos, caso você esteja tendo esse problema, lembre-se que o mais importante é diagnosticar o motivo da queda.

O cabelo é uma das partes mais atrativa do corpo, seja da mulher ou mesmo do homem. A maioria das pessoas vivem em busca de conseguir um cabelo sedoso, brilhante e saudável.

No entanto um belo dia, você se depara com seus cabelos caindo em demasia, isso leva muitas pessoas ao desespero.

A primeira coisa que precisamos fazer é descobrir o real motivo que está levando a essa queda. Existem vários fatores que causam queda, como por exemplo:

  • Má alimentação
  • Genética
  • Stress
  • Tratamento de doenças
  • Uso excessivo de produtos químicos
  • Anemia
  • Depressão

Esses são só alguns motivos, que pode estar levando a queda dos cabelos, lembrando que existem muitos outros fatores que também levam a queda.

É muito importante acrescentar que todo tratamento natural, não tem efeito imediato, costuma-se levar no mínimo três meses para os primeiros resultados.

Caso seu problema seja a má alimentação, de nada vai adiantar você passar um monte de produtos no cabelo, sem antes melhorar a alimentação.

Tratamentos naturais para queda de cabelo

Existem muitos tratamentos naturais que podemos fazer em casa, embora muitos sejam para a prevenção da queda, aqui vai alguns deles:

receitas

Óleo de coco: Ele nutre e fortalece o couro cabeludo, evitando dessa maneira a queda dos cabelos. Também ajuda na hidratação, acelerando o crescimento dos fios.
Você pode passar direto no couro cabeludo, fazendo leves massagens até o óleo ser absorvido, coloque uma touca para aquecer e depois de cinco minutos é só lavar os cabelos.

ervas para cabelo

Óleo de alecrim e hortelã: Esses óleos ativam a circulação do couro cabeludo, melhoram o desempenho do crescimento, e nutrem o couro cabeludo. Evitando dessa forma a queda dos cabelos.
Coloque uma colher de óleo vegetal com três gotas de cada um desses óleos, massageie o couro cabeludo, depois de uma hora é só lavar os cabelos.

propriedades naturais para cabelos

Babosa (aloe vera): A babosa regenera e nutre os fios, recuperando o cabelo. Os cabelos ficam macios, brilhantes e ainda evita a queda.
Pegue um pedaço do gel da babosa e bata no liquidificador, depois passe no couro cabeludo limpo e massageie bem, passando depois em todo o comprimento. Deixe agir por 30 minutos e enxague.

alergias alimentares

Ovo: É um dos maiores aliados para prevenir e melhorar a queda de cabelo, a clara contém enzimas de bactérias que removem a oleosidade dos fios, enquanto a gema é rica em biotina, proteínas e gorduras sendo um hidratante natural. Separe um ovo inteiro, acrescente uma colher de sopa de óleo de coco e misture bem, depois coloque cinco gotas de óleo essencial de ylang ylang. Misture tudo e passe no couro cabeludo massageando bem.Você pode passar nas pontas secas também, deixando agir por vinte minutos e depois é só enxaguar.

propriedades e benefícios do vinagre de maçã

Vinagre de maçã e óleo essencial de Sálvia: O vinagre de maçã sela as cutículas, regula o pH do couro cabeludo e ainda ajuda a melhorar a caspa, vindo a combater a queda de cabelo. Coloque 2 colheres de sopa de vinagre de maçã, e 2 gotas de óleo essencial de sálvia em 300 ml de água filtrada. Misture tudo e depois de lavar os cabelos, borrife em todo o cabelo, massageando uns minutos e depois enxague o cabelo.

Todos os tratamentos são bons para a queda dos cabelos, entretanto o melhor que podemos fazer é prevenir que eles venham a cair.

Vamos ver algumas maneiras de prevenção contra a queda de cabelo

  • Evite usar água quente para lavar os cabelos.
  • Prefira shampoos suaves, como os shampoos sem sulfatos.
  • Evite o uso excessivo de secador e chapinha.
  • Consuma alimentos com vitaminas A, B, C, D e E, ferro e proteína.
  • Procure fazer uma suplementação de biotina, silício e zinco, que ajudam no crescimento dos fios e mantém o couro cabeludo sempre saudável.
  • Evite o excesso de químicas em seu cabelo, esses produtos enfraquecem muito a raiz dos cabelos.

Combater a queda de cabelo causada pelo estresse

aplicações medicinais

A queda de cabelo provocada pelo estresse deve ser combatida de maneira a conseguir estratégias para manter a calma e o equilíbrio emocional.

Alguns suplementos alimentar podem ser uma ajuda extra, pois eles ajudam a combater a inflamação capilar, melhorando a circulação sanguínea que melhora o desenvolvimento e crescimento do cabelo, todavia é fundamental o controle emocional.

Existem muitos tratamentos naturais para a queda de cabelo, no entanto, para se evitar a queda, devemos começar o tratamento de dentro para fora.

Uma alimentação balanceada, com muitas frutas, verduras, legumes, iogurtes e grãos integrais podem fazer verdadeiros milagres para seu cabelo, pele e unhas.

Caso sua queda de cabelo, esteja muito intensa o ideal é procurar um especialista, pois somente ele poderá fazer um diagnóstico mais detalhado.

Algumas dicas para você

Como vimos conseguimos fazer muitas receitas caseiras para a queda de cabelo, sempre com produtos fácil de serem encontrados, no entanto vale lembrar que os produtos caseiros servem mais como medida de prevenção.

Caso seu cabelo já esteja caindo, a primeira coisa a fazer é suspender toda a química que você costuma utilizar.
Outra medida muito importante é deixar o uso de secadores, chapinhas e qualquer outro método que esquente muito os cabelos.

Procure fazer receitas naturais para fortalecer os fios e estimular o crescimento.

E por último procure mudar seus hábitos alimentares, procurando sempre consumir alimentos frescos e naturais.

Mas se com todo esse procedimento, você perceber que a queda continua, você pode optar também por alguns produtos naturais industrializados. Existem uns ótimos no mercado.

Gostou desse artigo?

E ai, gostou das nossas dicas? Decidiu por fazer algum desses tratamentos caseiros? Conhecer os produtos naturais e suas funções é algo muito esclarecedor.

Como vimos temos muitos meios de combater a queda de cabelo com produtos totalmente naturais.

E ai gostou desse artigo? Deixe seu comentário ,sua sugestão, ajude-nos a disseminar o conhecimento.

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *