Nem menos, nem mais.
Equilíbrio é bom e todo mundo sente-se melhor com as funções do corpo funcionando direitinho.
Então pense, se entre 55 e 60 por cento do corpo humano é formado de água, beber muito líquido é fundamental para nossa saúde.
Certo?
Certíssimo, hidratar o corpo é uma das prioridades para uma vida saudável e perfeito funcionamento do organismo.
Mas e quando o excesso de água é prejudicial?
Pode acontecer, chama-se retenção de líquidos e causa desconfortos, inchaços e afetando várias funções vitais.
RETENÇÃO DE LÍQUIDOS
O organismo está preparado para manter o equilíbrio da água, mas desequilíbrios no funcionamento do corpo podem fazer com que ele reaja acumulando água em certas zonas do corpo.
Os famosos inchaços acontecem porque os líquidos em excesso saem dos vasos sanguíneos e acumulam-se no tecido subcutâneo. Pernas, pés, mãos, tornozelos e abdômen são as áreas que mais sofrem.
Sensações de peso e desconforto são os sintomas mais comuns, mas a retenção de líquidos pode causar inclusive aumento de peso de até 2 quilos.

OS VILÕES
Aquele famoso inchaço com a menstruação tão conhecido das mulheres ocorre porque alterações hormonais podem contribuir muito para a retenção de líquidos.
Falta de certas vitaminas, decorrentes de uma alimentação pobre em frutas, verduras, legumes e ervas, considerados diuréticos naturais.
Ingerir muito sal, já que ele dificulta a eliminação da água pelo organismo.
Fatores do dia a dia também influem como roupas muito apertadas, temperaturas muito elevadas, viajar de avião, ficar muito tempo sentado ou em pé, além dos já famosos stress e ansiedade.
Casos mais graves podem ser sintomas relacionados ao hipotireoidismo, insuficiência renal, cardíaca e deficiências circulatórias.
SOLUÇÕES: ERVAS DIURÉTICAS E DIGESTIVAS
Diuréticos são a solução mais conhecida. São substâncias que auxiliam na diurese, ou seja, aumentam a produção de urina, o que elimina água, toxinas e sódio do organismo
Exercícios físicos, é claro, porque estimulam a circulação e o fluxo de líquidos e nutrientes pelo corpo. Mas, até o simples hábito de não permanecer muito tempo sentado, fazer pequenos exercícios de movimentos de pés e mãos de tempos em tempos pode fazer muita diferença.
Mudar a alimentação, diminuindo o consumo de sal e alimentos industrializados. Consumir alimentos diuréticos naturais como:
Maçã, Laranja Maracujá, Melão, Melancia, Abacaxi, Morango, Kiwi e Limão.
Agrião, Salsão, Salsinha, Alho-poró, Espinafre, Aspargo, Pepino, Beterraba, Pimentão, Tomate, Cebola e Alho.
CHÁS DIURÉTICOS
Com certeza, você já ouviu falar nos Chás Diuréticos. Eles funcionam muito bem para eliminar o excesso de líquido, além de mais saudáveis e seguros do que os remédios alopáticos.
Ideal para quem quer perder peso, ajudar a suavizar a celulite, equilibrar o consumo de sódio e diminuir a pressão sanguínea.
Porém, atenção, nos casos mais graves, a orientação do médico é indispensável.
Cavalinha | auxilia na filtração da linfa e do sangue, eliminando toxinas |
Dente de Leão | acelerador da função renal |
Quebra-pedra | usada para evitar e combater o cálculo renal e infecções urinárias |
Chá Verde | contém polifenois, conhecidos por inibir pedras nos rins e doenças renais |
Capim Cidreira | aumenta a produção de urina e trata infecções como cistite e uretrite |
Rehmannia | combate várias doenças renais, principalmente a insuficiência renal progressiva |
Reseda Gigante | usada deste os tempos antigos como um diurético natural |
Java | aumenta a capacidade renal de eliminação de compostos nocivos ao seu funcionamento |
Mirtilo | fonte de ácido quínico, substância que ajuda a tornar a urina mais ácida |
Dente de Leão | pode ajudar a dissolver pedras nos rins |
– CAVALINHA

Indicado para quem precisa eliminar o excesso de líquido e sódio do organismo. O chá de cavalinha auxilia na filtração da linfa e do sangue, eliminando toxinas. Além disso é fonte de nutrientes, fortalece os ossos, equilibra o colesterol e faz bem para o coração.
Como elimina toxinas, melhora o aspecto da pele, além de ser um ótimo combatente da celulite.
– DENTE DE LEÃO

É um excelente acelerador da função renal, fazendo com que os rins trabalhem mais rápido, melhorando assim a eliminação de líquidos e filtragem das toxinas.
Ajuda a diminuir a pressão arterial, melhora o funcionamento do fígado e atua para as vias respiratórios ficarem livres e limpas.
– QUEBRA-PEDRA

Também conhecida como erva pombinha, é muito usada para evitar e combater o cálculo renal e infecções urinárias.
Além de seu efeito diurético, combate bactérias, evita a formação de alguns tumores malignos e protege o fígado.
– CHÁ VERDE
Contém polifenois, conhecidos por inibir pedras nos rins e doenças renais, prevenindo até certos tipos de câncer.
Possui também propriedades diuréticas, anti-inflamatórias e adstringentes.
– CAPIM CIDREIRA

Aumenta a produção de urina e trata infecções como cistite e uretrite.
Tem propriedade diurética e antibacteriana e contém polissacarídeos, óleos voláteis, mucilagens e outros nutrientes.
Pesquisas revelaram que o extrato de potássio combinado com o extrato seco do capim cidreira reduz o número e tamanho de pedras nos rins.
– REHMANNIA

Usada na medicina tradicional chinesa há séculos, a raiz da rehmannia combate várias doenças renais, principalmente a insuficiência renal progressiva. Possui ainda fitoesteroides e antioxidantes.
– RESEDA GIGANTE OU BANABA

Conhecida por estes dois nomes, essa planta ornamental nativa da Austrália, Índia e países tropicais do sudeste da Ásia, tem sido usada deste os tempos antigos como um diurético natural. Usada para aliviar infecções do trato urinário, o desconforto de pedras nos rins, ainda pode prevenir pedras na vesícula biliar.
– JAVA

O chá de java tem propriedades diuréticas e aumenta a capacidade renal de eliminação de compostos nocivos ao seu funcionamento. Usado para tratar pedras nos rins e infecções renais.
– MIRTILO

Pesquisas mostram que o mirtilo é fonte de ácido quínico, substância que ajuda a tornar a urina mais ácida, impedindo que os íons fosfato e cálcio formem os cálculos renais. Pode ser consumido como chá ou suco, trazendo os mesmos benefícios.
– DENTE DE LEÃO
Além de propriedades diuréticas, o chá de dente de leão pode ajudar a dissolver pedras nos rins. Também é fonte de nutrientes e vitaminas.
– GENGIBRE

Experimentos científicos sugerem que o gengibre contém elementos ativos que aumentam a proteção renal, por isso é usado há anos como auxiliar no tratamento de doenças renais.
– PEPINO

O chá de pepino, além de ser fonte de nutrientes, possui propriedades diuréticas e laxantes. Ajuda a eliminar as toxinas nocivas e dissolver pedras nos rins e bexiga.
Após todas estas dicas, você não tem razão nenhuma para sentir desconfortos. Aproveite as maravilhas que a natureza oferece e sinta-se bem e saudável.

Olá, prazer conhecê-lo! Eu sou a Lory Aguiar. Empreendedora natural de Pernambuco, graduanda em biologia e blogueira do Homem Verde.