Óleo Essencial de Alecrim: Benefícios + Receita Fácil!

O que a sabedoria dos povos antigos pode nos ensinar?

Muitas coisas, principalmente na área da medicina natural. Plantas e ervas são usadas desde a antiguidade como medicamentos.

O alecrim, ou Rosmarinus Officinallis, é conhecido desde os antigos povos egípcios, era uma erva sagrada para os gregos e romanos, usada pelos mouros para espantar pragas dos pomares e muito apreciada na Idade Média, aparecendo em fórmulas como a Água da Rainha da Hungria, famosa solução rejuvenescedora.

Hoje, esta planta aromática muito utilizada para temperos, também é reconhecida aliada de tratamentos naturais, protegendo a saúde com suas propriedades analgésicas, antissépticas, antidepressivas, entre muitas outras.

ervas para cabelo

BENEFÍCIOS

Antioxidanteelimina as toxinas do organismo
Anti-inflamatóriocombate inflamações do corpo
Antimicóticoalivia micoses
Antibacterianotem propriedades bactericidas
Cicatrizanteacelera o processo de cicatrização
Analgésicoreduz a dor
Anticaspacombate as caspas
Estimulante mentalmelhora e memória e concentração

Extraído das folhas da planta, o Óleo Essencial de Alecrim concentra suas propriedades, auxiliando em diversos tratamentos de saúde e beleza. Confira os principais a seguir:

– TURBINANDO A MEMÓRIA

poderoso para se concentrar

Pesquisas científicas demonstraram que o ácido carnósico e seu derivado carnosol, presentes nas folhas de alecrim, estimulam o cérebro, reativam conexões dos neurônios e até recuperam células danificadas, sendo inclusive importante nos efeitos da de demência.

O uso mais eficaz é a inalação do óleo de alecrim quando pequenas moléculas passam para a corrente sanguínea, indo diretamente para o cérebro.

– TRATANDO A PELE

Excelente hidratante da pele, o óleo de alecrim também desenvolve o colágeno e neutraliza os danos causados pelos radicais livres que comprometem a sustentação da pele, prevenindo rugas, flacidez e manchas.

Também é eficiente no tratamento de feridas e queimaduras, dermatites, acne, eczema e psoríase, já que combate bactérias, fungos e vírus na pele.

Ajuda a melhorar a renovação celular melhorando a circulação epitelial.

– GRIPES E RESFRIADOS

A inalação do óleo de alecrim alivia os sintomas da gripe, resfriado, tosse e congestão nasal. Também combate infecções respiratórias, além de ser usada como tratamento da asma brônquica.

– ATIVANDO A CIRCULAÇÃO

Estudos já comprovam a eficiência do óleo de alecrim no tratamento de cãibras e dores musculares, mãos e pés frios. Funciona como um ativador da circulação e pode ser aplicado diretamente no local, proporcionando alívio imediato de dores localizadas.

– DESINTOXICANDO O ORGANISMO

Por suas propriedades antibacterianas, fortalece o sistema imunológico. Massagens com o óleo de alecrim promovem a limpeza do sistema linfático, desintoxicando o organismo. Algumas gotas adicionadas no banho de imersão, também ajudam no combate ao stress, uma das principais causas da baixa imunidade.

– ADEUS DOR DE CABEÇA

Massagear as têmporas ou as partes doloridas da cabeça com uma gota de óleo, é um grande alívio para dores de cabeça e enxaquecas.

AUXILIANDO A DIGESTÃO

Massagens na área do estômago ou na planta dos pés, causam alívio de sintomas da indigestão, dores de estômago, constipação, flatulência e inchaço. Adicionar o óleo de alecrim no banho de imersão também podem ser usados para o mesmo efeito.

– LIMPANDO OS PENSAMENTOS

Inalar um pouco do óleo pode ser uma boa alternativa para aqueles momentos em que você está se sentindo sobrecarregado, indeciso, confuso ou inseguro. Ele melhora a função cognitiva e reduz a ansiedade.

– ESTRIAS E CELULITES

Para remoção de estrias e combate à celulite, massageie o local com óleo, ele melhora a circulação e elimina toxinas. Por isso, é usado por massoterapeutas para massagem linfática.

– CUIDANDO DA HIGIENE BUCAL

Como age contra as bactérias da boca, combate as cáries, o acúmulo de placas, a gengivite, e aquele tão indesejado mau hálito. Substitua os antissépticos industrializados misturando o óleo de alecrim à água para fazer bochechos diários, as vantagens são muitas.

DESINTOXICANDO O FÍGADO

para seus órgãos

Estudos descobriram que este óleo acelera o fluxo biliar, essencial para a desintoxicação do fígado e da vesícula. Também reduz as enzimas hepáticas responsáveis pela doença conhecida como diabetes tipo dois.

– COMBATENDO O STRESS

aplicações medicinais

O tão temido e cada vez mais comum stress pode ser combatido com a infusão aromática deste óleo. Ele reduz significativamente os níveis de hormônio cortisol, prevenindo contra os perigos do stress crônico.

– TRATANDO HERPES

A infecção conhecida como herpes é causada por um dos vírus mais difíceis de combater. O óleo de alecrim é usado tanto na redução dos sintomas como na diminuição do nível de contágio, um dos maiores problemas desta infecção.

– FORTALECENDO OS CABELOS

óleo para hidratar

Pesquisas recentes indicaram que ele estimula os folículos pilosos, atuando no fortalecimento e crescimento de cabelos, comprovando sua eficiência no combate à calvície. Seu uso também é recomendado para o combate da caspa, uma vez que possui propriedades antifúngicas.

– REPELENTE DE INSETOS

Pode ser usado para repelir mosquitos e outros insetos, como inseticida ou aromatizador. Mata também pragas e fungos do jardim sem prejudicar flores e folhagens. Recomenda-se adicionar a água para limpeza de superfícies em geral.

RECEITA CASEIRA

Você encontra o óleo de alecrim facilmente em farmácias naturais, mas produzir em casa é muito simples.

  • Lave muito bem 04 folhas de alecrim fresco e deixe-a secar completamente.
  • Coloque 250 ml de azeite em uma panela e leve ao fogo por 03 minutos
  • Adicione o alecrim e aguarde até ele começar a murchar
  • Quando murchar, deixe no fogo por mais 02 minutos
  • Retire o alecrim, coloque num vidro e despeje o óleo em cima
  • Tampe bem e deixe descansar por uma semana
  • Após esse tempo, seu óleo de alecrim estará pronto para uso

Cuidar da saúde e beleza do seu corpo é mais fácil do que você imagina. A natureza nos proporciona soluções práticas e baratas, é só aproveitar.

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘mais saudáveis do mundo

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest