11 Verduras que Ajudam a Emagrecer para Perder Peso Rapidamente!

Emagrecer e perder peso é o desejo ou a necessidade de um número incontável de pessoas em todo o mundo. Seja por questões estéticas ou devido a problemas de saúde, grande parte dessas pessoas está empenhada em dietas restritivas combinadas com atividades físicas em busca do objetivo de emagrecer. Algumas recorrem aos medicamentos e procedimentos cirúrgicos para resultados mais acelerados, que nem sempre são aconselhados.

A alimentação equilibrada, entretanto, é o método mais seguro e também um elemento em comum entre todas as pessoas que desejam ficar mais magras. Isso porque diversos tipos de frutas, legumes, cereais, verduras e tantos outros alimentos presentes na natureza contêm os nutrientes e as propriedades necessários para perder peso sem prejudicar nenhuma das funções do organismo e comprometer a saúde como um todo.

Neste artigo, preparamos uma lista com um tipo de alimento presente em todos os tipos de dietas balanceadas: as verduras. Por definição, verdura é a designação dos vegetais cujas partes comestíveis são as folhas, as flores, os talos, as hastes e os botões. Sabemos que essa categoria de alimentos oferece muitos nutrientes, entre minerais e vitaminas, que são essenciais para a saúde do corpo.

O que muitos ainda não sabem é que algumas dessas verduras, além de nutritivas, também ajudam quem as consome a emagrecer. Confira agora a lista com 11 verduras que podem te ajudar a perder peso:

Aipo

emagrecedor
Aipo

Também conhecido como salsão, o aipo tem um sabor bastante característico, levemente picante, e é muito utilizado como base em sopas, saladas e sucos durante alguns tipos de dietas. Além de também ser rico em ácido fólico e vitamina K, o aipo também traz a vitamina A em abundância, agindo como depurativo, ou seja, purificando o organismo de toxinas e resíduos que não são bem-vindos.

Alface

nutritivo

Talvez a mais popular das verduras, a alface está presente em quase todos os lares brasileiros, devido ao seu custo relativamente baixo e a facilidade com que ela pode ser cultivada até mesmo em hortas caseiras. A alface é rica em vitamina A e fibras e também pode ser uma grande aliada para quem está tentando perder peso.

Alho-poró

verduras saudáveis
Alho-poró

O alho-poró é uma verdura de sabor bastante acentuado e é bem versátil na cozinha, agindo como o ingrediente principal em alguns pratos e também com tempero em outros, já que é da mesma família que a cebola. O consumo de alho-poró está associado ao combate e prevenção de doenças cardiovasculares e ele também funciona como antibiótico natural. Para quem quer emagrecer, essa verdura deliciosa é uma boa escolha por contem uma quantidade muito baixa de calorias: aproximadamente 61 kcal a cada 100 gramas.

Aspargos

vegetais

Os aspargos são ricos em ácido fólico que, além de controlar as compulsões alimentares, ajuda a quebrar as moléculas de gordura, facilitando a sua eliminação do organismo. Outro nutriente bastante abundante nos aspargos é a vitamina K, que tem propriedade diurética, estimulando o fluxo urinário e ajudando o corpo a acabar com a retenção de líquido, que frequentemente é a causa de inchaços e volumes corporais em quem deseja perder peso.

Brócolis

saladas
Brócolis

O aspecto visual do brócolis deixa qualquer prato mais colorido e atraente aos olhos, mas os seus benefícios vão muito além das aparências. O brócolis é muito rico em fibras; estima-se que uma xícara de brócolis contém mais de 5 gramas de fibra. Por esse motivo, ele aumenta a sensação de saciedade, ou seja, mata a fome mais rápido! Prefira o cozimento à vapor para manter o máximo possível das propriedades do brócolis!

Chicória

se descrever
Chicória

A chicória é uma verdura de aspecto semelhante à alface e sabor levemente amargo. Também bastante usada como fitoterápico devido às suas propriedades medicinais, a chicória tem função diurética e depurativa, ou seja, além de ajudar o organismo a eliminar toxinas e outras substâncias nocivas, ela ajuda a diminuir o inchaço em regiões como pernas e barriga.

Couve

o que comer para ser saudável
Couve Manteiga

Além de muito saborosa e versátil na cozinha, podendo ser consumida refogada, em sucos, ensopados e até crua como salada, a couve é uma verdura de baixíssimo valor calórico. Estima-se que uma xícara de couve contém apenas 30 calorias. Além disso, a couve é um alimento rico em proteínas e fibras, aumentando a sensação de saciedade durante as refeições.

Couve de Bruxelas

verdinha
Couve

A couve de Bruxelas é um parente distante do repolho e tem cheiro e sabor muito característicos. Embora não seja uma unanimidade no paladar, a couve de Bruxelas é uma surpresa em termos de nutrientes concentrados. Mesmo sendo uma verdura em tamanho bem pequeno, é rica em vitaminas A, C e K e minerais como ácido fólico, magnésio e manganês.

Espinafre

vegetais
ESPINAFRE

Assim como a grande maioria das verduras de folhagem verde escura, o espinafre é rico em folato, também conhecido como ácido fólico. Para gestantes, por exemplo, o ácido fólico previne problemas relacionados à medula espinhal e diminui os riscos de problemas congênitos. A deficiência de ácido fólico no organismo pode gerar desejos compulsivos por alimentos, o que é sempre um problema para quem está tentando emagrecer.

Mostarda

o que comer
Mostarda

Apesar de não ser facilmente encontrada nas feiras e supermercados nem ser tão popular entre os brasileiros, as folhas da mostarda são extremamente saborosas e nutritivas. A mostarda contém altas doses de vitamina K que, como já vimos, tem propriedade diurética, e também pode contribuir para a aceleração do metabolismo.

Rúcula

o que comer
Rúcula

Como as outras verduras já citadas nessa lista, a rúcula é uma verdura rica em vitaminas A e K e também em ácido fólico. Seu consumo está associado à prevenção de doenças cardiovasculares e até de alguns tipos de câncer. O sabor forte e marcante da rúcula garante uma refeição mais prazerosa e, para quem quer emagrecer a rúcula também traz benefícios, porque ajuda a regularizar o intestino e inibe a vontade de comer alimentos não saudáveis.

Veja mais dicas de alimentos emagrecedores no vídeo abaixo:

Gostou das nossas dicas de verduras que podem te ajudar a emagrecer? Já está preparando uma mudança no cardápio das suas refeições? Aproveite para tirar as suas dúvidas e compartilhar a sua experiência nos comentários!

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *