Você já ouviu falar no Reiki? Eis uma técnica oriental cada dia mais popular no Brasil. Ele é muito parecido com o toque terapêutico e com a reflexologia. Algumas pessoas não acreditam que ele funciona de fato. Quem pode nos dizer é a ciência. E esse artigo visa demostrar provas científicas do funcionamento ou não funcionamento do Reiki para o que ele se propõe ajudar.

Antes de mais nada, vamos definir a técnica. Ela é uma técnica criada no Japão que vista diminuir os níveis de estresse e relaxar. Ela trabalha com movimentos das mãos que podem ser um toque ou apenas uma aproximação do corpo.

Cada sessão de Reiki pode durar de 40 a 90 minutos. São recomendadas três sessões, todavia a quantidade delas pode variar de acordo com os objetivos de quem pratica.

A ideia por trás da técnica é de que existe uma energia no corpo e que o praticante da técnica pode transferir essa energia de um corpo a outro. É um princípio semelhante a acupressão, onde existe uma energia sutil apta a ser manipulável.

aplicações segundo a ciência

A ciência ainda não conseguiu detectar essa energia. Os praticantes da técnica defendem que ela é sutil, invisível e indetectável pela metodologia científica moderna. Alguns praticantes relatam os efeitos benéficos da técnica e a resposta científica é que isso se configura o chamado efeito placebo.

Os estudos que demonstraram isso testaram os efeitos do Reiki “verdadeiro” do “falso” e perceberam que os efeitos eram os mesmos, concluído que se tratava do efeito placebo.

Todavia, existem alguns estudos demonstrando que existem, de fato, efeitos científicos comprovados dessa técnica japonesa. Vamos expôr alguns deles a seguir. Então não desanime caso você esteja pensando que é só mais uma furada da medicina oriental.

O que esses estudos demonstram é que essa é uma técnica poderosa quando utilizada como complemento a outros tratamentos da medicina convencional.

Efeitos contra a Ansiedade

Uma das promessas da técnica é que ela pode diminuir os níveis de ansiedade. Os estudos se dividem nos que consideram que ela pode ajudar e nos que consideram que ela não pode ajudar, sem uma conclusão concreta.

Uma revisão recente demonstrou que ele é um excelente tratamento complementar a ansiedade em pessoas que estão em um estado fisicamente relaxado.

Um estudo feito com pessoas da terceira idade avaliou os efeitos em três condições: dor, depressão e ansiedade. Os resultados comprovaram uma melhora na dor e no humor. Todavia, esse estudo foi feito com uma baixa amostragem, de apenas vinte pessoas.

Efeitos contra a Depressão

Efeitos contra a Depressão

A ciência também investigou os efeitos da técnica oriental para tratar os sintomas da depressão. Um estudo feito com 90 pessoas de idade avançada testou a eficiência dividindo as pessoas em dois grupos. Um recebeu a técnica legítima e o segundo recebeu uma versão falsa. O grupo que utilizou a técnica legítima teve o atenuou a depressão após quatro semanas.

Já uma revisão sistêmica demonstrou que não há evidências suficientes para afirmar a eficiência da técnica.

Efeitos contra o Estresse

Um estudo com um ano de duração monitorou 45 pacientes para investigar os efeitos da técnica no tratamento da depressão e do estresse. Os resultados foram muito positivos.

Um outro estudo investigou os efeitos do reiki sobre o estresse causado por barulhos e demonstrou que ele também foi eficiente.

Reiki para Fadiga

Um estudo comparou os efeitos do reiki, da música e da meditação para a promoção do relaxamento físico. O resultado foi bem curioso: o reiki foi melhor que as demais alternativas testadas na promoção do relaxamento físico, porém não apresentou diferenças quando o relaxamento era mental.

Outro estudo foi ministrado com pessoas portadoras do câncer. Os participantes do grupo que utilizou as técnicas japonesas experimentaram um aumento na qualidade de vida, amenizando dores, cansaço e ansiedade em comparação com o grupo de controle. Tais benefícios permaneceram por mais de uma semana após cinco sessões da técnica.

Reiki para Pressão Arterial

Reiki para Pressão Arterial

Algumas pessoas argumentam que a técnica oriental pode até reduzir a pressão arterial. Será que é verdade? A ciência pode nos dizer. Eis alguns estudos feitos para avaliar os efeitos da técnica com pessoas que sofriam de hipertensão:

  • Um estudo feito com 66 pessoas que sofriam com hipertensão demonstrou que ele foi eficiente na redução em comparação com o grupo de controle (placebo);
  • Outra pesquisa efetuada com 45 pessoas demonstrou que ele foi eficiente em diminuir a frequência cardíaca e a pressão arterial diastólica após cada sessão da técnica;
  • Um terceiro estudo efetuado com 49 pessoas conseguiu demonstrar que a terapia foi eficiente no tratamento da síndrome coronariana aguda;
  • Por fim, um quarto estudo feito com 20 pessoas da terceira idade demonstrou que a técnica não ocasionou nenhuma diferença na frequência cardíaca e pressão arterial.

É preciso estudos com uma amostragem maior para resultados mais certeiros.

Reiki para Dor

Um estudo feito com 78 pessoas demonstrou que a técnica asiática foi tão eficiente quanto sessões de fisioterapia para melhorar a amplitude do movimento de pessoas com dores no ombro.

Outro estudo demonstrou que 16% das pessoas que experimentaram a técnica juntamente a remédios sedativos necessitaram de menos analgésicos durante uma colonoscopia.

Por fim, um estudo feito com 22 mulheres que realizaram o procedimento de histerectomia tiveram menos dores e exigiram menos analgésicos que um grupo que não passou pelas sessões da técnica.

Efeitos Colaterais

Reiki é uma técnica extremamente segura. Não existe nenhum efeito colateral relatado. A grande questão é que o reiki não deve substituir orientações médicas, tratamentos convencionais e nem mesmo adiá-los.

Existe apenas um caso relatado sobre efeito colateral da técnica. Se tratou de uma criança que foi tratada com a técnica e experimentou uma queda de níveis de oxigênio no sangue. Todavia, ainda não se sabe se a queda foi causada pela técnica ou pelo efeito placebo que ela causa.

Existem outras técnicas tradicionais orientais que vamos examinar no blog. Se você deseja aprender mais sobre elas, vá até a categoria Terapias.

Quais são as suas experiências com o reiki? O que você achou dos estudos acima? Você tem alguma dúvida? Deixe um comentário abaixo!

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Linkedn

Você leu 9 Benefícios do Reiki Comprovados pela Ciência + Colaterais. O Homem Verde estará aqui para te ajudar sempre que precisar. Veja mais ideias:

Categorized in: