Tratamento com Acupressão (Shiatsu): Alívio de Dor, TPM e Insônia!

Acupressão nada mais é do que um tipo de acupuntura que não vai agulhas ou qualquer outro equipamento. Eis uma ferramenta incrível para tratar diversos males que você pode começar a usar ainda hoje.

Em suma, há alguns pontos de pressão no corpo, da sua cabeça aos dedos dos pés. Tais pontos podem ser utilizados para o alívio de dores, para eliminar náuseas e até mesmo induzir o parto. Embora a acupressão seja um método milenar de tratamento natural, ele já vem sendo estudado e ganhando o aval da ciência.

Quais são os pontos de pressão?

quais são os pontos

A acupressão surgiu originariamente na Medicina Tradicional Chinesa. Em resumo, se aplica uma pressão em determinados pontos visando o aumento do fluxo de QI (força vital). Eis uma forma eficiente de auto-cura utilizada pelos chineses para o alívio de dores.

A sua base teórica é a crença na energia vital, um tipo de fluxo energético existente no corpo que pode ser obstruído pelo estresse. Tanto a acupressão, quanto a acupuntura e a reflexologia são métodos de estimular este fluxo de energia através dos tais pontos específicos.

Ainda que você possa fazer sozinho a técnica, há especialistas certificados espalhados pelo o Brasil que podem executar o processo de modo profissional. A grande vantagem é que, embora boa parte desses pontos possam ser pressionados sozinho, há alguns que são mais facilmente ativados com a ajuda de outra pessoa.

A ativação deste fluxo é feito pela massagem de acupressão. Tal massagem também é chamada de de Shiatsu.

Resumo
Acupressão é uma técnica da Medicina Tradicional Chinesa que estimula o fluxo energético do corpo através da massagem de determinados pontos.

Ayurveda

medicina indiana

Além de ser utilizada na medicina tradicional da China, a acupressão também é uma arte curativa presente na medicina ayurvédica, que vem se popularizando no ocidente. A diferença é que a ayurveda chama o QI de prana, que seria uma energia sutil que poderia ser manipulada como método de cura.

O que é um gráfico de acupressão?

Este gráfico seria um mapeamento dos pontos de pressão. Nele, você pode observar quais são as regiões do corpo que são tidas pela acupressão como pontos de pressão. Tradicionalmente, eles trazem os 12 meridianos do corpo, que seriam “estradas de energia” por onde existe um fluxo energético.

São seis meridianos da perna:

  1. Vesícula biliar
  2. Bexiga
  3. Rim
  4. Fígado
  5. Estômago
  6. Pâncreas

E seus meridianos do braço:

  1. Intestino Grosso
  2. Intestino Delgado
  3. Coração
  4. Pericárdio
  5. Triplo Aquecedor
  6. Pulmão

Qual diferença de acupressão e acupuntura?

Os pontos de pressão utilizados por ambas as técnicas são os mesmos. Os meridianos também. A diferença jaz na ferramenta utilizada para o estímulo dos pontos. A acupuntura utiliza agulhas enquanto a acupressão utiliza os dedos. Porém, o propósito de ambas as técnicas é o mesmo: estimular pontos específicos para liberar tensões e bloqueios.

Auto-acupressão funciona?

Sim. É possível você aplicar esta técnica em você mesmo. Porém, nem todos os pontos estão ao alcance fácil. Todavia, muitos deles são fáceis de pressionar, como os pontos da mão, por exemplo. E o mais legal é que você pode realizar esta técnica em qualquer lugar, sem necessidade de nenhum material ou ambiente específico. Pode-se fazê-la no elevador, na academia, na fila do super-mercado, etc.

Resumo
O gráfico de acupressão é um mapa de onde ficam os pontos de pressão. São 12 meridianos (linhas de fluxo energético). A diferença da acupressão e a acupuntura é que uma utiliza agulhas e a outra os dedos. É possível fazer auto-acupressão.

benefícios da técnica

Benefícios da Acupressão

Em resumo, a acupressão libera tensões, aumenta a circulação sanguínea e pode ser um analgésico poderoso para dores. Porém, há diversos benefícios. Confira a nossa lista:

Efeito Analgésico

Um dos motivos mais frequente que leva as pessoas a buscarem tratamentos com acupressão é o alívio de dores. Estudos indicam que ela funciona para quem sofre de dores de cabeça crônicas, dores na lombar, dores de parto e outras dores.  A forma de se aliviar uma dor com auto-acupressão é pressionar um ponto conhecido como “vale da junção“. Tal ponto se encontra entre o polegar e o dedo indicador. Confira no vídeo abaixo a posição do ponto e como efetuar a pressão:

Alívio da TPM

A TPM é um terror para muitas mulheres. Há diversas formas de amenizar os sintomas de TPM, como mudanças na dieta e técnicas de relaxamento. A acupressão é uma dessas formas. Existem estudos comprovando a sua eficiência em amenizar os sintomas da TPM. Além disso, a acupressão relaxa e reduz a ansiedade.

Tratamento da Insônia

Uma noite mal dormida é um problema que muitos brasileiros vivem. A acupressão é uma boa pedida para um tratamento sem medicamentos a insonia. Um estudo comprovou que a auto-acupressão pode reduzir a intensidade da insônia e até mesmo eliminá-la.

Resumo
A acupressão pode ser utilizada no tratamento de dores, no alívio da TPM e no tratamento da insônia.

Origem e História

Como dito na introdução, a acupressão é utilizada como tratamento para diversas doenças na medicina chinesa tradicional. Além disso, ela também é utilizada na Índia, pela medicina ayurvédica, por séculos. Acredita-se que a origem da técnica seja testes que curandeiros chineses teriam feito em guerreiros feridos. Desde então, ela se desenvolveu e tem se chamado na modernidade como massagem shiatsu. Você encontra centros especializados na aplicação da acupressão.

O que achou dessa terapia alternativa (shiatsu)? Comente abaixo! Você conhece alguém que sente muita dor? Envie esse artigo.

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘mais saudáveis do mundo

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest