14 Melhores Farinhas SEM Glúten para Celíacos e Alérgicos!

Boa parte dos produtos encontrados nos super-mercados contém farinhas, como pães, macarrão, sobremesas e diversos molhos e sopas. Ainda que isso não seja um grande problema para a saúde da maioria das pessoas, boa parte delas tem a chamada doença celíaca, ou a sensibilidade ao glúten. Tais pessoas devem evitar o consumo da farinha de trigo. Para a nossa alegria, há diversas farinhas alternativas que podem substituir a farinha de trigo nas receitas que levam essa. Neste guia, você vai conhecer as 14 melhores substitutas para celíacos e sensíveis ao glúten.

Farinha de Amêndoa

como cozinhar

No nosso tópico sobre farinhas, já falamos sobre os benefícios da farinha de amêndoa para a sua saúde. Ela nada mais é do que amêndoas moídas (e sem pele). O sabor é de noz e pode ser utilizada na produção de diversas massas assadas, como pães.

Para substituir a farinha de trigo pela a farinha de amêndoa, você pode utilizar uma proporção de um para um. Porém, para a produção de massas assadas, você deve adicionar um ovo a mais na receita por conta da natureza diferenciada da farinha de amêndoa.

Ela é rica em ferro, magnésio, cálcio, potássio, cobre e manganês; além de ser uma excelente fonte de vitamina E e gorduras monoinsaturadas.

É importante observar dois pontos:

  1. A farinha de amêndoas é levemente mais calórica que as farinhas brancas;
  2. Algumas farinhas de amêndoa podem conter glúten. Portanto, é importante ler o pacote antes de comprá-la, pois ela pode ter sido produzida em uma máquina que processou glúten e conter resquícios deste.

Farinha de Trigo Sarraceno

dicas de farinhas sem glúten
Farinha de Trigo Sarraceno

Nem tudo que leva o nome de trigo contém glúten. É o caso do “trigo sarraceno“, um tipo de farinha conhecido como pseudo-cereal, dado que embora sejam consumidos como cerais, não são cereais cientificamente falando.

Ainda que seja um excelente substituto para a farinha branca, ela costuma a ser quebradiça. Para dar mais sustância ao produto a ser feito, ela deve ser misturada com outras farinhas, como a farinha de arroz integral, deixando o resultado final mais fibroso e menos propenso a se quebrar nas mãos.

Assim como a farinha de amêndoa, a farinha de trigo sarraceno pode ser produzida em um moinho utilizado na produção de trigo. Assim sendo, você deve consultar o rótulo do produto antes de comprá-lo para certificar-se que esta levando algo sem glúten.

Farinha de Sorgo

para sensíveis ao glúten
Farinha de Sorgo

Eis uma opção alternativa para celíacos e sensíveis ao glúten utilizaram como substituto para a farinha de trigo. A farinha de sorgo é feita a partir de um grão utilizado pela humanidade por pelo menos 5.000 anos para a alimentação. Ela é extremamente nutritiva e rica em fibras, excelente para o consumo de pessoas que têm problemas digestivos, como a síndrome do intestino irritável. Ela também é rica em ferro de origem mineral e antioxidantes poderosos que podem combater radicais livres e prevenir diversas doenças.

Como as sugestões anteriores, você deve consultar o rótulo da sua farinha de sorgo para constatar algum tipo de contaminação por glúten.

Farinha de Amaranto

melhores substitutos
Farinha de Amaranto

O amaranto é um grão com o sabor muito semelhante a uma noz, porém bastante suave e que pode ser utilizado como substituto da farinha branca em diversas receitas. Ele é historicamente famoso por ter servido como alimento de algumas civilizações americanas, como a civilização inca, maia e asteca.

A farinha de amaranto contém manganês, magnésio, fósforo, ferro e selênio. Tais nutrientes são fundamentais para uma vida longeva e saudável.

O amaranto costuma ser cultivado em campos distantes do trigo. Assim sendo, o risco de contaminação é menor.

Farinha de Arroz Integral

dicas de alimentos
Farinha de Arroz Integral

Já falamos, por aqui, sobre os benefícios do arroz integral para a saúde. A farinha de arroz integral é produzida a partir do arroz integral moído. Ela costuma ser utilizada em molhos e na empanação de carnes, peixes e frangos. Outro produto que costuma ser feito com esta farinha é o macarrão, que costuma assumir um sabor muito parecido do macarrão tradicional (feito de farinha branca).

A farinha de arroz integral costuma ser rica em ferro, vitaminas do complexo B, magnésio e outros nutrientes que promovem uma vida alegre e saudável.

Faça em casa:

Farinha de Aveia

ideias de ingredientes
Farinha de Aveia

Eis a queridinha dos que procuram boas fontes de fibras. A farinha de aveia é produzida a partir da aveia, que nada mais é que uma espécie de fibra solúvel com muitas propriedades favoráveis para um organismo funcional – como a redução do colesterol ruim, o equilíbrio dos níveis glicêmicos no sangue e a regulagem da insulina. Esta farinha costuma ter uma quantidade razoável de proteínas e minerais, além de alguns antioxidantes que protegem o corpo dos radicais livres.

O grande problema da farinha de aveia é que ela costuma ser contaminada com glúten. Assim sendo, atenha-se ao rótulo antes de comprá-la.

Farinha de Milho

popular na América do norte
Farinha de Milho

Eis uma opção muito semelhante ao fubá. Ela pode ser utilizada na produção de pães sem glúten. Há duas principais variedades desta farinha que você encontra no mercado: a branca e a amarela.

Ela é muito rica em fibras, sendo um excelente ingrediente para pessoas com problemas gastro-intestinais. Além disso, ela é rica em antioxidantes naturais potentes que podem deixar o seu corpo mais saudável e livre de doenças. Por fim, ela é extremamente nutritiva, rica em vitamina B6, tiamina, manganês, magnésio e selênio.

Farinha de Grão de Bico

dicas de receitas
Farinha de Grão de Bico

Eis nada mais do que grão de bico seco e moído. Ela tem um sabor sutil de nozes, sendo muito utilizada na culinária dos países árabes. Eis uma excelente fonte de fibras e proteínas de origem vegetal. A farinha de grão de bico é rica em diversas vitaminas e minerais, como o magnésio e o potássio, favorecendo – e muito – a saúde do coração.

Ainda que seja livre de glúten, ela pode ser alvo de contaminação. O que sugere que devemos sempre ler o rótulo antes de comprá-la para certificar-nos que ela esta livre do glúten.

Confira mais informações no vídeo abaixo:

Farinha de Coco

popular no Brasil
Farinha de Coco

O coco pode ser seco e moído, resultando em uma deliciosa farinha com um sabor significativo de coco. Eis uma excelente pedida para a confecção de pães doces e sobremesas que levam farinha em sua receita. Eis um alimento rico em ácido láurico, o mesmo encontrado no óleo de coco. Esta farinha também é riquíssima em fibras, que auxiliam na limpeza do sangue e na saúde cardíaca.

Como algumas das farinhas citadas anteriormente, você deve consultar no rótulo se tal alimento tem contaminação por glúten.

Farinha de Tapioca

para fazer pães
Farinha de Tapioca

Eis uma das farinhas mais populares no Brasil, dado que somos um dos países que mais produzem mandioca no mundo. Ela pode ser utilizada no preparo de sopas, molhos, tortas e algumas massas. Ela é praticamente sem sabor, o que confere uma versatilidade para o seu uso. Na produção de pães, ela pode ser combinada com outras farinhas da nossa lista.

Embora muito barata, esta farinha é pobre em nutrientes, sendo sua maior parte constituída por carboidratos.

E deixamos como aviso que você também deve consultar o rótulo antes de comprá-la para certificar-se de que não contém contaminação por glúten.

Farinha de Mandioca

excelente para celíacos
Farinha de Mandioca

A nossa última indicação é uma farinha parecida com a farinha da tapioca e também muito popular em terras tupiniquins. Eis uma opção muito parecida com a farinha branca, que pode ser elencada na maior parte das receitas que pedem farinha de trigo como substituta. Outra vantagem é possuir um sabor relativamente sutil.

Por ser rica em amido resistente, ela promove diversos benefícios para a digestão humana. Assim como a farinha de tapioca, sua maior parte é constituída por carboidratos.

Qual das farinhas citadas acima você gosta mais? Comente abaixo!

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘mais saudáveis do mundo

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest