12 Benefícios INCRÍVEIS para Saúde e Beleza da Manteiga de Cacau

Se você já comeu chocolates, provavelmente já deve ter comido, por tabela, um pouco de manteiga de cacau. Ela é o que adiciona a cremosidade para a maioria de marcas de chocolates. Além de saborosa, ela é rica em benefícios para a sua saúde. Você a encontra tanto na indústria alimentícia quanto em cosméticos, remédios, pomadas e outros produtos de beleza e saúde. Não é por acaso que o cacau era chamado pelos antigos como “alimento dos deuses“.

para que serve

Neste artigo, nós vamos te convencer que você deve ter manteiga de cacau na sua casa.

Hidratação com Manteiga de Cacau

como usar

A manteiga de cacau é rica em ácidos graxos que proporcionam uma hidratação profunda. Portanto, é um excelente ingrediente para fazer um hidratante caseiro, barato e natural. Veja o passo a passo abaixo:

Ingredientes

  • Meia xícara de manteiga de karite
  • Meia xícara de manteiga de cacau
  • Meia xícara de óleo de coco orgânico
  • Meia xícara de óleo de amêndoa
  • 20 gotinhas de óleo essencial de lavanda

Passo a Passo

  1. Em um recipiente de plástico ou de vidro, misture todos os ingredientes citados na lista de ingredientes (excetuando o óleo de lavanda, que vamos usar depois);
  2. Após misturar, coloque-os em uma panela e derreta tudo em fogo médio (mexendo para quem não queime ou grude);
  3. Retire do fogo e aguarde a mistura esfriar;
  4. Adicione o óleo essencial de lavanda;
  5. Coloque o resultado final na geladeira para que endureça um pouco;
  6. Guarde o seu hidratante caseiro em um pote de vidro.

Eis uma excelente receita para quem tem peles secas e mistas.

Condicionador para os Cabelos

óleo para hidratar

Os benefícios de hidratação da manteiga de cacau vão além da pele. Ela é muito poderosa para hidratar os fios capilares. Segue uma receita caseira fácil de se fazer um condicionador excelente para os seus cabelos:

Ingredientes

  • Meia xícara de manteiga de cacau
  • Duas colheres de óleo de coco orgânico
  • Duas colheres de óleo de Vitamina E
  • Seis gotinhas de óleo de baunilha

Receita

  1. Misture todos os ingredientes em uma panela (excetuando o óleo essencial de baunilha);
  2. Ligue o fogo baixo e misture para que não queime ou grude;
  3. Tire a panela do fogo e aguarde esfriar;
  4. Adicione o óleo essencial de baunilha;
  5. Coloque a solução final na geladeira e aguarde por meia hora;
  6. Retire da geladeira e aguarde ficar mole como uma manteiga;
  7. Aplique nos cabelos ainda secos.

Você pode realizar a aplicação antes de dormir e enxaguar apenas no dia seguinte, ao acordar. Esta receita combate as caspas e estimula o crescimento de cabelos fortes e saudáveis, além de hidratar.

Anti-rugas

prevenção de envelhecimento

Por ser rica em antioxidantes (como ácido oleico, ácido palmítico e ácido esteárico), a manteiga de cacau eliminar radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento da pele. Além disso, ela protege a sua pele dos raios UV, o que é excelente em um país tropical como o Brasil. Caso queira aproveitar esta fonte de juventude, execute a primeira receita recomendada no artigo semanalmente e você vai ter uma pele mais jovem e linda pelos próximos anos.

Curar a Pele

sintomas de falta de iodo

Além de ter poderes hidratantes, antioxidantes e anti-envelhecimento, ela é utilizada como remédio natural para diversos males que afetam a pele, como erupções cutâneas, eczema, dermatite, etc. Ela é uma substituta de pomadas da industria farmacêutica que, muitas vezes, contém substâncias tóxicas nocivas para a sua pele. Porém, lembre-se sempre de consultar um médico antes de se auto-medicar.

Sabão de Barbear/Depilar

com gordura

Muitos produtos da indústria de cosméticos, como dito na introdução, utiliza a manteiga de cacau como um dos seus componentes. Assim sendo, ela é excelente para se fazer um sabonete caseiro para um barbear/depilar mais suave e hidratante. Este sabão pode ser utilizado tanto por homens quanto por mulheres. Confira o passo a passo:

Ingredientes

  • Meia xícara de manteiga de cacau
  • Meia xícara de óleo de coco orgânico
  • 20 gotinhas de óleo essencial de lavanda (vendida em lojas de produtos naturais)

Passo a Passo

  1. Em uma panela pequena, misture a manteiga de cacau e o óleo de coco em fogo baixo;
  2. Retire do fogo e adicione o óleo essencial de lavanda;
  3. Aguarde a mistura esfriar.

Agora você tem um sabão natural e barato para que a sua depilação/barbear seja suave e livre de irritações.

Hidratação dos Lábios

vendido na farmacia

No inverno, é comum nossos lábios ressecarem e começarem a quebrar. A manteiga de cacau é vendida em farmácias, em forma de bastão, para que você hidrate a sua boca. Eis uma opção barata e eficaz para prevenir lábios quebradiços. Embora sejam baratos, você pode fazer a sua própria versão em casa, derretendo a manteiga de cacau, como nas demais receitas, e adicionando um óleo essencial da sua preferência.

Relaxamento

para relaxar

Se você tem uma banheira, a manteiga de cacau é excelente para tornar o seu banho mais relaxante. Além do cheiro delicioso de baunilha e chocolate, o seu banho vai afastar o estresse do dia a dia. Para você fazer isso, você só vai precisar colocar duas colheres de manteiga de cacau na sua banheira. Uma opção adicional é colocar umas gotinhas do óleo essencial de sua preferência para deixar o banho ainda mais relaxante e perfumado.

Aromaterapia

Você já ouviu falar na aromaterapia? Se trata de curar diversos males através dos aromas. A manteiga de cacau, como dito anteriormente, tem um cheiro delicioso de chocolate e baunilha. Utilizar ela na aromaterapia pode te auxiliar a atenuar os sintomas de ansiedade e da depressão.

Imunidade

nutrientes essenciais para a pele

Vários estudos já comprovaram que esta manteiga é capaz de potencializar o sistema imunológico. Isso significa que o seu consumo pode diminuir inflamações e te proteger de diversas patologias. Você pode incluir ela na sua dieta de várias formas. Que tal comer um chocolate?

Ela é recomendada especialmente para a saúde do coração, para a saúde mental, para a atrite e a fibromialgia.

Saúde do Coração

sistema cardíaco

Como dito anteriormente, a manteiga de cacau é excelente para a saúde cardíaca. Como os nutricionistas modernos já nos alertam, nem todas as gorduras são maléficas ao organismo. A manteiga de cacau é uma dessas gorduras boas que você deve incluir na sua dieta. Ela é rica em polifenóis que vão reduzir as inflamações do seu organismo. Ela também auxilia no metabolismo da gordura.

Solta o Intestino

dicas médicas

Se você sofre de constipação ou de síndrome do intestino irritável, a manteiga de cacau pode te aliviar. O consumo frequente desta especiaria regula o funcionamento intestinal.

O que você achou dos benefícios? Comente abaixo!

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘mais saudáveis do mundo

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest