Planta Cânfora: Propriedades Nutricionais e Benefícios para Saúde

Publicado por Lory Aguiar em

Cânfora uma planta milenar

Com certeza alguma vez na sua vida você ouviu falar sobre a cânfora, seja de sua avó ou sua mãe. Pois, ela é muito conhecida e popular no que diz respeito aos inúmeros benefícios que ela oferece para a saúde de nosso corpo.

Ela é uma planta milenar, utilizada desde a antiguidade pela humanidade, tendo sua origem na China e no Japão.

Propriedades medicinais da cânfora

A cânfora pertence à mesma família da exótica canela, a Cinnamomum camphora, e é capaz de surpreender com suas inúmeras propriedades e benefícios para a saúde do nosso corpo.

Suas principais características são:

  • Calmante;
  • Sedativa;
  • Analgésica;
  • Repelente;
  • Anti-inflamatória.

Ela ainda possui um adorável e refrescante aroma, o que deixa a casa cheirosa com aquele delicioso odor relaxante.

Leia sobre: Planta Fedegoso!

Propriedades medicinais da cânfora

para que ela serve

A cânfora possui inúmeras propriedades que juntas, trazem imensos benefícios para a saúde.

Geralmente, para aproveitar todas as propriedades da cânfora devemos utilizar seu óleo essencial. Esse óleo é facilmente extraído das folhas e também de outras partes da árvore e conta com princípios ativos terpenos como:

  • Canfeno;
  • Dipenteno;
  • Alfaterpinol;
  • Linalol.

Nos dias atuais esse óleo é facilmente encontrado em farmácias e lojas de produtos naturais.

Leia também: Wasabi!

Seus inúmeros benefícios

A cânfora por possuir muitas propriedades medicinais, faz com que sua utilização traga muitos resultados benéficos para o nosso organismo.

Essa planta e seu óleo essencial é capaz de atuar como:

  • Antisséptico;
  • Estimulante;
  • Antitérmico;
  • Antinevrálgico.

Desse modo é capaz de tratar os diversos casos de convulsões, epilepsias e outras doenças nervosas.

Vamos conhecer os inúmeros benefícios da cânfora para a saúde do nosso corpo.

Descongestionante nasal

Congestão nasal é algo extremamente desagradável, ficamos sem respirar direito fazendo com que até a cabeça comece a doer. A cânfora vem nos socorrer nessas horas, pois ela é um poderoso descongestionante nasal. Por essa razão é muito comum vê-la na composição dos medicamentos que tratam desse problema.

O aroma forte de seu óleo essencial é capaz de aliviar quase de imediato os problemas de congestão dos brônquios, faringe, laringe e também dos pulmões.

Anestésica

Anestésica

O óleo essencial contém elementos para que funcione como um medicamento anestésico. Ele atua eficientemente como anestésico local, diminuindo dores e perturbações sensoriais nervosas, podendo ainda tratar e prevenir casos de epilepsia e ansiedade.

Antisséptica e desinfetante

As inúmeras propriedades da cânfora fazem com que seu óleo atue como desinfetante e antisséptico. Em estações quentes do ano, com possível contaminação da água, pode-se colocar uma gota de cânfora em cada 2 litros de água, e assim ela estará desinfetada.

Pode-se também preparar uma pasta com cânfora e água para obter seus preciosos efeitos antibacterianos e antifúngicos sobre a pele.

Afrodisíaco natural

Esse maravilhoso óleo essencial de cânfora surpreende no tratamento das mazelas de libido. A ingestão de três gotas em cada 200ml de água, atua como estimulante e impulso sexual. No conhecimento popular, muito se fala sobre que o óleo aplicado diretamente no pênis, trata de disfunção erétil, pois ele ativa a circulação.

Inseticida natural

Devido seu forte aroma, a cânfora é um excelente inseticida natural. Geralmente queima-se a ponta de um pano embebido em cânfora para afugentar os insetos, sempre com bastante cautela. Outra ótima dica é adicionar uma gota de cânfora próximo dos alimentos, para que insetos e pragas se mantenham distantes.

Leia sobre: Marapuana

Trata artrite e reumatismo

Trata artrite e reumatismo

Por estimular a circulação de forma eficaz, o óleo essencial de cânfora traz excelentes resultados no tratamento de doenças como gota, artrite e doenças reumáticas. Também reduz de forma significativa inchaços pelo corpo, normalmente provocados pela má circulação.

Elimina gases

Esse óleo essencial ajuda a tratar problemas de gases gastrointestinais, proporcionando alivio de forma suave sem comprometer outra função relacionada, isso porque a cânfora é uma planta carminativa.

Antiespasmódica

O óleo de cânfora cuida e traz alivio recorrentes a casos de cólicas e espasmos, mostrando ainda grande eficiência no tratamento e cura de casos extremos de cólera espasmódica.

Estimulante

Estimulante

Esse óleo pode ser considerado um magnifico estimulante para o organismo. Suas inúmeras propriedades ajudam no tratamento de doenças relacionadas ao metabolismo, problemas de digestão, obstruções por secreção e problemas de circulação em geral. Desse modo a cânfora resulta numa melhora extremamente significativa em todos os quadros do organismo.

Trata nevralgia

Por melhorar a circulação geral do organismo, o óleo essencial pode também ser utilizado para tratar e curar casos severos de nevralgia, situação essa que geralmente impossibilita a pessoa, dada a dor localizada que é sentida.

Como pudemos ver a cânfora proporciona incontáveis benefícios para a saúde do nosso corpo e também para a higiene de nossa casa.

Antigamente, o óleo essencial era extraído de todas as partes da árvore, no entanto, nos dias atuais somente suas folhas são utilizadas, sendo uma bela atitude consciente em prol da vida e da preservação.

Alguns cuidados com a cânfora

Alguns cuidados com a cânfora

Muito embora o uso do óleo essencial de cânfora, traga inúmeros benefícios para a saúde, é de suma importância buscar orientação com um profissional da saúde antes de começar o tratamento.

Outro fator importante, é ter muita cautela para que o aroma da cânfora não seja inspirado em excesso, pois poderá causar dependência.

Esse óleo também poderá causar intoxicação, especialmente em crianças quando utilizado em excesso ou de forma incorreta.

Geralmente a cânfora é utilizada no peito para aliviar os sintomas da gripe, tornando as vias aéreas mais sensíveis ao ar frio, podendo dessa forma ocorrer um falso alivio da congestão nasal.

Seu uso excessivo no peito pode ocasionar náuseas, vômitos, convulsões e dores de estômago.

Leia sobre: Planta Maria Preta

Gostou das nossas dicas?

Decidiu fazer uso desse precioso óleo essencial de cânfora?

Como vimos, essa planta milenar que tanto ajudou as gerações passadas nos problemas de saúde, continua ainda nos proporcionando seus excelentes benefícios, seja na saúde de nosso corpo como também cuidando da nossa casa.

Eu gosto muito de utilizar esse óleo após a academia, pois ele alivia todas as dores musculares do corpo, além de ter um efeito relaxante muito gostoso.

E ai gostou desse artigo? Deixe seu comentário, sua sugestão, ajude-nos a disseminar o conhecimento.

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Linkedn

Você leu Planta Cânfora: Propriedades Nutricionais e Benefícios para Saúde. O Homem Verde estará aqui para te ajudar sempre que precisar. Veja mais ideias:


Lory Aguiar

Olá, prazer conhecê-lo! Eu sou a Lory Aguiar. Empreendedora natural de Pernambuco, graduanda em biologia e blogueira do Homem Verde.

0 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *