Marapuana: Utilidades, Benefícios, Propriedades e Efeitos Colaterais

Você já ouviu falar sobre marapuama? Não é um nome muito conhecido, mas vamos conhecer um pouco dessa planta.

A marapuama é uma planta nativa da floresta Amazônica, é muito conhecida e utilizada pelos índios da região.

Seu nome cientifico é Ptychopetalum olacoides, e pertence a família botânica Olacaceae e seus nomes comum são Muira Puama ou Marapuama.

A marapuama é um arbusto de cerca de cinco metros de altura, podendo ser encontrada na natureza na forma de folhas frescas e de cascas picadas.

É uma erva medicinal muito conhecida por seus efeitos afrodisíacos e estimulantes. Costuma ser exportado para diversos países.

Essa erva, embora seja um tanto desconhecida, é considerada de enorme eficácia na medicina alternativa.

Para o que serve essa planta

Para o que serve essa planta

De acordo com a história, suas cascas e raízes foram utilizadas de forma medicinal pelos indígenas. Sua raiz servia para tratar de paralisia causada por poliomielite.

Os nativos daquela região utilizam os caules e as raízes dessa planta como um tônico para tratar os problemas neuromusculares.

Já na Medicina Botânica Brasileira, essa planta é muito conhecida como um estimulante sexual natural e muito conceituada como um poderoso afrodisíaco.

A marapuama aumenta o fluxo sanguíneo na região pélvica de homens e mulheres agindo como um estimulante da libido sexual. Auxiliando na sensação de prazer e orgasmo nas mulheres, e prolongando as ereções nos homens.

Profissionais dos Estados Unidos estão receitando essa erva para:

Na Europa a marapuama é muito usada para tratar casos de disenteria.

Outras utilidades da marapuama

Outras utilidades da marapuama

Essa fantástica planta, ainda serve também para:

mais saudáveis do mundo

Marapuama e seus benefícios

Segundo alguns estudos, essa planta pode aumentar consideravelmente os níveis de testosterona do corpo e ainda alguns efeitos ligados à sexualidade. Esses mesmos estudos apontaram ser um poderoso afrodisíaco. Ele é conhecido com viagra do Amazonas.

Os principais benefícios é sem dúvidas a melhora dos aspectos físicos e psicológicos e também da libido.

Marapuama e seus benefícios

Outro benefício muito importante é a atuação na queda de cabelo, beribéri, doença causada pela carência de vitamina B.Utilizando como extrato pode ajudar no combate da celulite e artrose.

A marapuama ainda possui outro excelente benefício, que é o tônico neuromuscular, e é muito importante na atuação contra:

  • Debilidade;
  • Perda de memória;
  • Fraqueza;
  • Mal estar;
  • Depressão;
  • Estresse.

Propriedades da planta

Sua casca é riquíssima em:

  • Esteróis vegetais;
  • Óleos essenciais;
  • Fitoquímicos;
  • Ácidos graxos;
  • Triterpenos;
  • Cumarina;
  • Muirapuamina;
  • Alcaloide.

Devido esses princípios ativos, essa planta espetacular contém propriedades analgésicas, antiulcerosas e ainda diminui o colesterol. No entanto nunca deixe de usar seus medicamentos sem autorização do seu médico.

É uma planta sem dúvidas excelente em todos os aspectos, porém devido a falta de estudos suficientemente seguros, devem evitar o uso da marapuama:

Como usar a marapuama

Como usar a marapuama

Existem muitas maneiras de se usar essa planta, podemos citar algumas como:

  • Tópico local;
  • Compressas;
  • Infusão de chá;
  • Capsulas;
  • Planta em pó.

Caso for na forma de compressas ou uso tópico, ela é aplicada na região afetada pela má circulação sanguínea. Dessa maneira haverá uma melhor circulação sanguínea no local.

A planta em pó deve ser tomada em uma colher de chá, para um copo de água três vezes ao dia. Porém procure se informar a melhor quantidade para você, pois o que pode ser bom para uns, pode ser excesso para outros.

Quando combinadas com outras ervas, como a maca, a marapuama é utilizada como um remédio natural para disfunções sexuais. De acordo com estudos as mulheres podem experimentar um notável aumento da libido.

A marapuama não deve ser usada com anfetamínicos (estimulantes da atividade do sistema nervoso central) de origem nenhuma.

Efeitos colaterais e Contraindicações

A marapuama é uma planta natural, por essa razão dificilmente ocorre efeitos colaterais. Todavia seu uso em excesso pode trazer algumas consequências como:

  • Palpitações;
  • Tremor nas mãos;
  • Ejaculação precoce.

Por essa razão nunca tome além do indicado, pois mesmo os remédios naturais quando tomados em excesso pode trazer prejuízos a saúde. Você pode consultar um profissional que passará a quantidade certa para se tomar.

Como preparar o chá de marapuama

Essa planta pode ser encontrada em capsulas, em pó ou as próprias folhas e cascas inteiras. Você pode encontra-la em lojas de produtos naturais. Existe uma variedade muito grande de marcas que fabricam essas capsulas.

Para fazer o chá com o pó da planta:

  1. Misture duas colheres de sopa do pó da marapuama em um litro de água
  2. Leve ao fogo e ferva por aproximadamente 5 minutos
  3. Desligue o fogo e deixe descansar durante 10 minutos
  4. Depois é só filtrar e tomar
  5. Para o chá com as folhas e cascas
  6. Misture duas colheres de sopa das folhas e cascas em 1 litro de água
  7. Leve ao fogo e ferva durante 20 minutos
  8. Desligue o fogo, tampe o recipiente e deixe amornar
  9. Depois é só coar e estará pronto para ser ingerido

Você pode consumir esses chás ao longo do dia. No entanto se você é daquelas pessoas que não suportam tomar esses chás medicinais, a solução é recorrer para as capsulas. Ambos são excelentes e possuem o mesmo efeito.

Gostou das nossas dicas?

E ai gostou da nossas dicas? Decidiu fazer uso dessa excelente planta medicinal? Conhecer a história, as origens e os benefícios das mais variadas espécies de planta é realmente fascinante.

Como vimos, existem plantas fantásticas na nossa natureza, capaz de atenuar muitas doenças, como é o caso da marapuama, entretanto procure sempre conhece-las primeiro, antes de fazer uso delas.

E ai gostou desse artigo? Deixe seu comentário, sua sugestão, ajude-nos a disseminar o conhecimento.

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *