13 Benefícios do Wasabi que Você Precisa Conhecer [Ciência]

Originária das terras japonesas, o wasabi é uma planta muito apreciada pela culinária oriental, principalmente em seu país de origem. Embora esteja presente na culinária ocidental, seu verdadeiro sucesso é em pratos asiáticos, utilizado como condimento para o preparo de peixes.

Entretanto, o que muitas pessoas desconhecem desse delicioso tempero, talvez um pouquinho apimentado, são todos os benefícios que pode trazer à saúde. Para esclarecer de uma vez por todas as propriedades do wasabi, nesse artigo irei te mostrar como essa simples planta pode ser usada em busca de benefícios medicinais.

Propriedades do Wasabi

Propriedades do Wasabi

Pertencente à família das Crucíferas, uma espécie de “prima” do brócolis, o wasabi possui uma série de nutrientes que podem melhorar a saúde e prevenir diversas doenças. A única parte comestível desse vegetal é justamente sua raiz, onde se encontram todas as suas qualidades.

O wasabi é rico em minerais, tais como o ferro, potássio, magnésio e fósforo, além conter grandes reservas de cálcio. Além disso, esse alimento é uma ótima fonte e fibras e vitaminas.

A vitamina C é muito presente nas propriedades dessa raiz, capaz de trazer uma série de benefícios à saúde humana. Vale comentar também sobre os diversos óleos voláteis que a planta apresenta.

Além disso, o wasabi é uma excelente fonte de proteínas, vitaminas do complexo B, e antioxidantes. Este último é muito conhecido por proporcionar um efeito anti-inflamatório e antifúngico ao sistema imune do corpo humano.

Porém, como ele é usado muitas vezes apenas como tempero, seu baixo consumo pode não ser o suficiente para torná-lo um diferencial na sua alimentação, como uma poderosa fonte de nutrientes que ele é.

Quais são os benefícios do Wasabi para a saúde?

Quais são os benefícios do Wasabi para a saúde?

O wasabi é uma planta muito semelhante ao gengibre fresco, tanto em relação ao sabor, como os benefícios que ambos podem trazer ao nosso organismo.

Além do uso culinário dessa raiz, muitos estudos são realizados sobre o wasabi com o objetivo de investigar suas inúmeras propriedades medicinais, que vão de um simples alívio de gripes, até um possível tratamento do câncer.

Ficou curioso? Então veja a seguir os 6 principais benefícios do Wasabi!

Prevenção do Câncer

Uma série de estudos realizados em cima dessa raiz, foram capazes de revelar a presença de poderosos fitonutrientes na planta, chamados isotiocianatos.

Esses compostos são constituídos principalmente por enxofre, e contém poderosos efeitos anticancerígenos. Eles são produzidos espontaneamente pela planta, e são encontrados em grande quantidade na sua raiz.

Pesquisas revelam que os isotiocianatos são capazes de atuar na prevenção do câncer de pulmão e esôfago, além de conseguirem reduzir o risco de desenvolvimento de outros tipos de câncer.

Além disso, a enorme presença de outros antioxidantes no wasabi é outra forte propriedade anticancerígena. Eles são capazes de auxiliarem na expulsão de radicais livres do organismo, os grandes responsáveis pela mutagênese das células. A partir disso, pode ocorrer o desenvolvimento de tumores e, em seguida, do câncer.

Desintoxicante natural

Durante o consumo de alimentos, e até mesmo ao respirar ar contaminado, nosso corpo entra em contato com uma série de agentes prejudiciais ao organismo. Para ajudar na desintoxicação, o wasabi é um ótimo aliado às nossas defesas.

Essa raiz é considerada como um potente desintoxicante natural, pois possui propriedades que auxiliam o fígado na eliminação de toxinas nocivas ao nosso corpo.

Potente ação anti-inflamatória

Potente ação anti-inflamatória

O wasabi é uma planta muito conhecida por causar inflamações quando em contato com as nossas vias nasais, devido ao seu forte odor. Porém, essa raiz pode provocar o efeito contrário quando ingerido da forma correta, geralmente em uso como pasta.

Esse efeito anti-inflamatório presente no alimento é proporcionado principalmente pela presença dos isotiocianatos, que também podem atuar na redução de dores.

Esse composto é capaz de atuar na reação química dos receptores de estímulos nervosos do corpo humano, principalmente nos receptores que causam as inflamações, bloqueando esse efeito e restabelecendo a saúde no organismo.

Esse efeito pode ser comparado ao resultado que os analgésicos causam no organismo, sendo considerado com um remédio bem sutil.

Prevenção da deterioração dentária

Como já falamos neste artigo, o wasabi possui um ótimo potencial na eliminação de males no organismo. Sendo um agente antimicrobiano natural, essa planta é capaz de evitar o desenvolvimento de fermento, fungos e bactérias no corpo humano.

A partir dessa neutralização de organismos prejudiciais, o wasabi é capaz de prevenir a cárie dentária. Além disso, essa raiz possui elevados níveis de isotiocianatos, que também são capazes de impedir o desenvolvimento de cáries.

Excelente regulador do sistema digestório

Excelente regulador do sistema digestório

Rico em fibras, o wasabi é capaz de atuar como um poderoso regulador intestinal. As fibras são compostos que não podem ser dissolvidos pelo corpo humano, durante a digestão. Dessa forma, elas conseguem limpar o intestino e auxiliar nos movimentos peristálticos (movimentos realizados pelos músculos do intestino, provocando o deslocamento do alimento).

Assim, as fezes perdem menos água do que deveriam, a digestão ocorre de forma mais acelerada e saudável. Um grande mal que essa propriedade pode prevenir é a constipação, ou o famoso “intestino preso”.

Ajuda a emagrecer

Outro grande benefício que o wasabi pode trazer ao corpo humano é o auxílio no emagrecimento. Isso ocorre, principalmente, devido à grande quantidade de fibras presentes no alimento.

Como falado acima, as fibras não podem ser digeridas pelo corpo humano, e auxiliam no processo digestivo. Além disso, elas são capazes de provocar uma sensação de saciedade ao organismo, ou seja, você sente menos necessidade de ingerir alimentos.

Outros benefícios do Wasabi

Outros benefícios do Wasabi

O wasabi é uma rica fonte de cálcio e outros minerais e vitaminas. Dessa forma, a planta se torna bastante benéfica para o fortalecimento dos ossos e para a pele;

O wasabi possui grandes quantidades de vitamina K e ferro. Assim, a planta é capaz de auxiliar na absorção de ferro no organismo e também na prevenção da anemia;

Como podemos observar, o wasabi é uma planta com inúmeros benefícios para a saúde. Porém, fique atento aos fornecedores que disponibilizam esse produto para venda no mercado, pois muitas vezes essa raiz pode ser substituída pelo rábano.

O wasabi real pode ser bastante difícil de ser encontrado fora do Japão. Porém, com todas essas qualidades, tenho certeza que valerá à pena a procura por esse condimento.

Aprenda a fazer passo a passo com o vídeo abaixo:

Você sabia que o Wasabi possuía todos esses benefícios para a saúde? Compartilhe esse artigo nas redes sociais, e não se esqueça de comentar tudo o que você descobriu sobre essa apimentada plantinha!

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *