GUIA: Como Usar a Farinha de Coco? Receitas e Benefícios Nutricionais

Eis uma farinha que vem ganhando força na mesa do brasileiro, principalmente por conta dos inúmeros benefícios a saúde proporcionados pelo coco. Além disso, ela é uma opção para substituir farinhas com glúten, que vem sendo visto com maléfico para a saúde por uma corrente de nutricionistas.

Ela é rica em fibras, proteínas, gorduras saudáveis, em baixo teor de açúcar e calorias, além de ter um baixo índice glicêmico, o que afaz ser digerida lentamente pelo organismo dando uma sensação de saciedade que ajuda aqueles que buscam o emagrecimento. Por conta de todos esses benefícios, a farinha de coco vem sendo cotada em diversas das novas dietas da moda.

Ela é excelente para diabéticos, vegetarianos, alérgicos ao glúten, celíacos e portadores da síndrome do intestino permeável.

Neste guia, você vai aprender sobre do que ela é feita, quais são seus benefícios e propriedades nutricionais, uma comparação com a farinha de amêndoa, como fazê-la em casa passo a passo e, por fim, uma seleção de receitas deliciosas utilizando-a.

como ela é feita

Como ela é feita?

A carne do coco é separada do coco através da descolagem, então ela é moída e seca. Por conta disso, ela não é uma farinha propriamente dita. Entendemos farinhas como algo feito a partir de grãos, nozes, etc. Ela é praticamente coco puro, mas em um estado diferente, que facilita utilizá-la em receitas.

Benefícios, Propriedades e Nutrição

Benefícios, Propriedades e Nutrição

Como já dito, ela é rica em benefícios nutricionais e medicinais. Por ser pobre em calorias, é excelente para quem busca alimentos que favoreçam dietas de déficit calórico. Eis alguns dos principais benefícios que você encontra na farinha de coco:

  • Favorece o metabolismo: por ser rica em gorduras saudáveis (os ácidos graxos de cadeia média), ela equilibra os níveis de glicose sanguínea e favorecem um metabolismo saudável;
  • Rica em Fibras: mais de metade da farinha de coco é composta por fibras. Isso é uma quantidade absurdamente alta. As fibras previvem o aparecimento de diversas doenças e facilitam a digestão dos alimentos;
  • Níveis de Glicose Saudáveis: por ser de baixo índice glicêmico, a farinha de coco é absorvida lentamente pelo o organismo. Isso favorece não só diabéticos como pessoas que buscam o emagrecimento;
  • Promovem a Saúde do Estômago e Intestino: ela auxilia na digestão, por sua rica quantidade de fibras e nutrientes. Além disso, ela reduz o colesterol LDL (ruim). As suas fibras são de natureza solúvel e insolúvel, o que favorece muito a saúde digestiva.

Farinha de Coco versus Farinha de Amêndoa

Essas duas farinhas são livres de glúten e excelentes substitutas para a farinha de trigo. A questão é: qual das duas é a melhor? A farinha de coco é mais rica em fibras que a farinha de amêndoa e muito menos calórica. Portanto, a farinha de coco é melhor em termos nutritivos.

Outro fator é que muitas pessoas têm alergia a amêndoas, o que confere mais um ponto a farinha de coco.

Confira uma tabela comparativa de um quarto de xícara de ambas farinhas:

Farinha de cocoFarinha de amêndoa
Calorias120160
Gordura4 gramas14 gramas
Proteínas4 gramas6 gramas
Carboidratos16 gramas6 gramas
Fibras10 gramas3 gramas

Se você faz uma dieta low carb, a farinha de amêndoa é melhor, por oferecer uma menor quantidade de carboidratos que a farinha feita de coco.

Receitas com Farinha de Coco

Receitas com Farinha de Coco

Ainda que ela possa ser elencada para receitas de doces e salgados, ela harmoniza melhor com receitas doces, dado que o coco é doce por natureza. Lembre-se que a sua receita, independente de ser doce ou salgada, vai ficar com um leve gosto de coco.

Ao utilizar a farinha de coco na cozinha, você deve misturá-la antes de mais nada, mas desformar os grumos que se formam quando ela é estocada em sacos ou potes. Você pode fazer isso utilizando um garfo, o que não só vai desformar os grumos como vai tirar bolhas e regularizar a farinha.

Por ser rica em fibras, tendo mais de metade de sua composição feita por elas, essa farinha absorve muita água. Eis outro fato que você deve ter em mente quando incluí-la em sua receita.

Outra dica é combiná-la com outras farinhas para substituir a farinha de trigo. Se você precisa fazer uma massa com liga, adicione ovos, dado que, por ser livre de glúten, ela não cria liga em receitas.

Eis as melhores formas de adicionar farinha de coco as suas receitas:

  • Pode utilizá-la para empanar peixes e frangos;
  • Pode polvilhá-la na sua pizza doce;
  • Pode ser utilizada para confeitar pães de coco;
  • Pode ser adicionada para dar consistência a hambúrgueres vegetarianos;
  • Para engrossar sopas ralas;
  • Para confeitar pães, salgados e biscoitos.

Confira, agora, uma seleção de receitas utilizando esta farinha:

Panqueca Low Carb de Farinha de Coco

Bolo Nutritivo

Pão Low Carb com Farinha de Coco

Como Fazer Farinha de Coco

É possível você mesmo produzir a sua farinha caseira. Para tal, basta seguir alguns passos bem simples:

  1. Retire a “carne” do coco da fruta;
  2. Coloque a “carne” em um liquidificador com água e bata até triturar bem o coco;
  3. Filtre a batida em um filtro de papel, desses utilizados para se fazer café, de modo com que você separe a água do coco triturado;
  4. Espalhe o coco triturado em uma assadeira e leve-a a um forno para secá-lo. Você deve utilizar uma temperatura baixa para tal (o ideal é cerca de 130 graus).

Você também pode fazê-la utilizando uma frigideira:

Qual receita você gosta mais de fazer com ela? Compartilhe abaixo!

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *