Farinha de Amêndoa (Sem Glúten): Benefícios, Propriedades e Usos

Eis um alimento cada vez mais popular, dado que não contém glúten (um dos novos vilões do século). Eis também um alimento excelente para quem esta seguindo uma dieta low carb, dado que tem pouquíssimos carboidratos. Esta faria é feita através da retirada da casca das amêndoas e a trituração até que se obtenha flocos bem finos. Assim sendo, ela carrega boa parte dos benefícios das amêndoas para a saúde, uma vez que nada mais é do que a amêndoa bem moída, sem aditivos e processamentos da indústria alimentícia.

moída e triturada

Vários estudos já comprovaram que as amêndoas fornecem energia para o organismo, controlam os níveis de açúcar na corrente sanguínea e até mesmo combatem diversos tipos de câncer. Há também pesquisas que indicam que as amêndoas são alimentos eficientes para quem busca se manter no peso.

Você vai conhecer aqui os principais benefícios que o consumo deste produto pode gerar, além da comparação com outras farinhas, as propriedades nutricionais e, claro, a receita de como fazê-la em casa gastando pouco.

Benefícios para a Saúde

Segue alguns dos benefícios que a farinha de amêndoas tem para a sua saúde:

  • Saúde Cardíaca: mais de 60% da gordura presente na farinha de amêndoa é mono saturada, o que regula os níveis de colesterol e mantém o seu coração saudável. um estudo mostrou que consumir 50 gramas de amêndoas por dia, durante um mês, já é o suficiente para melhorar a saúde cardíaca. Isso porque ela aumenta o número de antioxidantes no sangue e combate a hipertensão.
  • Prevenção do Câncer: um estudo da Universidade da Califórnia mostrou que a ingestão de amêndoas previne alguns tipos de câncer, como o câncer de cólon. Alguns nutricionistas colocam as amêndoas como um dos principais alimentos anti-cancerígenos.
  • Regula os Níveis de Açúcar no Sangue: as amêndoas podem reduzir os níveis de glicose no sangue, principalmente após refeições. Sabe-se que a insulina presente no sangue pode causar diversos danos e patologias. Eis uma excelente escolha para quem sofre com diabetes.
  • Perder Peso: as dietas de baixo carboidrato costumam ser eficientes para o controle de peso. Se você deseja emagrecer, incluir farinha de amêndoas na sua dieta pode ser uma boa pedida. É, também, um excelente alimento para o combate da obesidade.
  • Mais Energia: por ser rica em gorduras saudáveis e diversos nutrientes, a farinha de amêndoa é uma excelente fonte de energia para dar conta das tarefas do dia a dia sem cansaço ou desânimo. Há três nutrientes que vão potencializar a sua performance: riboflavina, manganês e cobre. Estes nutrientes são responsáveis pela síntese de uma enzima nomeada superóxido dismutase, o que garante um fluxo maior de energia no organismo sem dar picos de insulina no seu sangue.

benefícios

Farinha de Amêndoa x Farinha de Côco x Farinha de Trigo

Amêndoafonte de vitamina E, ferro, manganês, potássio, cálcio e outros minerais
Cocofonte de ferro, manganês, cobre e outros minerais
Trigobaixos níveis de ferro e vitaminas do complexo B

De acordo com os seus objetivos e demandas nutricionais, uma dessas farinhas pode ser melhor que a outra. De fato, 9 em cada 10 nutricionistas vão recomendar a farinha de coco e a farinha de amêndoa em detrimento da farinha de trigo (dado que o glúten é o vilão do século). A farinha de amêndoa tem um pouco mais de valor calórico do que a farinha de coco, além de mais gorduras. Todavia, ela é mais rica em fibras do que a farinha de coco.

Se o seu objetivo é perder peso, a farinha de amêndoa sem dúvidas é a melhor entre as três. Se você prefere uma maior ingestão de carboidratos, a farinha de coco é mais recomendada.

Se você busca uma opção sem glúten, evite a farinha de trigo e opte por uma dessas duas opções.

A farinha de trigo é pobre em gorduras em comparação com as outras duas.

Para melhorar a digestão, a farinha de amêndoa é a melhor opção.

passo a passo

Como Fazer Farinha de Amêndoa Passo a Passo

Agora que você viu os principais benefícios desta farinha e comparou com outras opções, esta na hora de aprender a fazer em casa com um passo a passo fácil em vídeo:

Como visto no vídeo, amêndoa em pó, amêndoa moída, amêndoa ralada, etc. são todos nomes para a farinha de amêndoa. Portanto, sempre que ver um desses ingredientes em algum livro de receitas, o procedimento é muito simples de se fazer.

Como Usar e Cozinhar

como cozinhar

Você encontra esta farinha pronta em lojas de produtos naturais, caso não queira fazer em casa com a nossa receita. Ao comprar, verifique se há apenas um ingrediente: amêndoas. A adição de conservantes ou outros ingredientes podem prejudicar os benefícios listados acima.

amêndoa

Há diversas formas de usar a farinha de amêndoa: em bolos, em bolinhos, no pão, em assados (deixando-os mais úmidos e com sabor de nozes), etc. No geral, a farinha de amêndoa substitui a farinha de trigo em uma proporção de igualdade (utilize a mesma quantidade descrita na receita). Porém, você vai necessitar adicionar mais ovos ou outro ingrediente para dar mais liga a mistura.

Efeitos Colaterais do Consumo

Embora seja muito saudável, como vimos acima, você pode sofrer alguns efeitos colaterais após a ingestão desta farinha. Se o eu organismo não estiver habituado em digerir quantidades grandes de fibras, esta farinha pode suscitar um pequeno desconforto e até inchaço. Outro grupo que deve evitar este ingrediente são os alérgicos a amêndoas, pois como vimos, esta farinha nada mais é do que amêndoas moídas. Se você tem alergia a castanhas, nozes, etc., é possível que você tenha alergia a amêndoas.

Para concluir, esta farinha é um ingrediente muito saudável, muito versátil, que substituí outras farinhas de baixo valor nutricional. Ela é uma boa pedida para quem segue uma dieta paleolítica, de baixo carboidrato, para diabéticos, para intolerantes ao glúten e para qualquer um que busca uma alimentação mais equilibrada e saudável.

Você tem dúvidas? O que achou dos benefícios? Qual a sua receita com farinha de amêndoas? Que tal comentar abaixo? Vamos ler e responder todos!

mais saudáveis do mundo

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest