Farinha de Grão de Bico: Fonte de Proteína SEM Glúten (Benefícios)

Você já deve ter consumido grão de bico em uma salada ou mesmo no famoso homus, prato árabe. Você sabia que existe uma farinha feita com esse grão? Eis a farinha de grão de bico, um ingrediente muito nutritivo e cheio de benefícios medicinais para a sua saúde. Vamos conhecê-lo?!

De todos os cereais e leguminosas, o grão de bico está entre um dos alimentos cultivados mais antigos do mundo. O grão de bico é da mesma família que o feijão, a lentilha e as ervilhas. Eis um ingrediente muito popular na Ásia e no Oriente Médio, sendo um ingrediente muito presente na culinária da Índia, Paquistão e Nepal. A sua farinha é produzida a séculos e é composta por nada mais que grão de bico moído e torrado.

sem glúten

Sem glúten?

A farinha de grão de bico é livre de glúten. Porém, deve-se atentar ao fato de que muitas das farinhas sem glúten sofrem de contaminação cruzada, o que acaba por deixá-las com pequenos resquícios de glúten. Por conta disso, consulte sempre o rótulo do pacote antes de comprá-la.

Em comparação com outras farinhas livres de glúten, ela é rica em fibras e proteínas, o que a faz uma escolha muito nutritiva para substituir o trigo em suas receitas. A sua riqueza em fibras a faz diminuir o risco de se desenvolver algumas patologias, como diabetes, obesidade e doença coronariana.

Além de ser livre de glúten, rico em proteínas e fibras, a farinha de grão de bico oferece uma multiplicidade de vitaminas e minerais, como cálcio e magnésio, folato, vitaminas do complexo B, selênio e ferro.

Perfil Nutricional

perfil nutricional

Meia xícara desta farinha contém, em média:

Calorias180
Gordura3 gramas
Proteína10 gramas
Fibra5 gramas
Açúcar5 gramas
Folato100 miligramas
Manganês0,75 miligramas
Cobre0,4 miligramas
Magnésio76 miligramas
Fósforo146 miligramas
Tiamina0,2 miligramas
Ferro2 miligramas
Potássio778 miligramas
Zinco3 miligramas
Selênio7 miligramas

Propriedades e Benefícios

Propriedades e Benefícios

Agora que você conferiu os nutrientes deste ingrediente, confira alguns dos principais benefícios que ela oferece para a sua saúde:

  • Fonte de Fibra: as farinhas refinadas utilizadas na culinária costumam ser pobres em fibras por conta do processo de refinamento. Como a farinha de grão de bico não passa por refinamento, ela é mais rica em fibras que as demais farinhas. E para que servem as fibras? Para muito do funcionamento gastro-intestinal (facilitando a digestão, prevenindo a constipação intestinal, etc.). Todavia, a principal vantagem de consumir fibras a médio/longo prazo é o fato dela prevenir doenças como câncer de cólon, diabetes, obesidade, etc.
  • Saúde do Coração: as fibras presentes no grão de bico melhoram os níveis de colesterol, eliminando o colesterol ruim e aumentando o colesterol bom, além de reduzir a probabilidade de se desenvolver diversas doenças cardíacas. O grão de bico também é rico em polifenóis, que são antioxidantes poderosos, protegendo o seu organismo de diversas doenças.
  • Prevenção da Diabetes: a fibra solúvel presente nesta farinha reduz a cadência com que a corrente sanguínea absorve a glicose. Outro fato relevante é que a sua quantidade razoável de amido retarda a digestão tornando a energia mais disponível ao organismo, diferente de carboidratos presentes em farinhas refinadas. Por conta desses fatos citados, eis um ingrediente poderoso na prevenção da diabetes, sendo também um excelente alimento para diabéticos.
  • Emagrece: se costuma brigar com a balança, eis um alimento que pode te ajudar muito. Ela é pobre em calorias, o que auxilia na manutenção de uma dieta com déficit calórico. Por sua grande quantidade de fibras, ela expande o intestino, o que aumenta a sensação de saciedade e o faz comer menos. Um estudo publicado na Nutrition Reviews, por exemplo, demonstrou que o consumo de fibras reduzia a ingestão calória a médio prazo. Outra grande vantagem deste ingrediente para quem busca o emagrecimento é que alimentos fibrosos costumam ser mastigados mais lentamente, o que aumenta o tempo para o corpo envie um sinal de sensação de saciedade ao cérebro.
  • Sistema Imunológico: uma função das fibras não citada acima é o fato de elas costumam limpar o estômago e o intestino de substâncias tóxicas, químicas e maléficas, combatendo os chamados radicais livres e fortalecendo o sistema imunológico. Para além disso, o grão de bico neutraliza o pH do organismo, prevenindo o câncer (ocasionado, muitas vezes, pela homeostase de um organismo alcalino).
  • Glúten Free: como dito no começo do artigo, a farinha de grão de bico está no grupo de farinhas sem glúten (desde que não sofra por contaminação cruzada). Ela pode ser utilizada para substituir a farinha de trigo em receitas de pães, panquecas, pizzas, biscoitos e outros produtos de consumo diário.

Com tantos benefícios, é explicado o porque deste ingrediente ser utilizado e cultivado pela humanidade a pelo menos 7.000 anos. Por sua composição nutricional, ela é associada a longevidade, a saúde do coração e ao emagrecimento. Ainda que seja mais popular em países do oriente e em alguns países da Europa, ela vem sendo popularizada no Brasil, principalmente por conta da nova onda de alimentação livre de glúten.

Você a encontra facilmente em lojas de produtos naturais e grandes mercados, podendo também comprar pela internet caso não a encontre na sua cidade. Ela é vendida em duas versões: uma assada e uma crua. A versão assada é considerada por muitos mais gostosa que a versão crua (dado que esta versão tem um certo amargo). Muitos comparam o seu sabor com a farinha de coco.

Como Fazer a Farinha em Casa + Receitas

Você não precisa comprar a farinha pronta (com o risco da contaminação cruzada). Você pode pôr a mão na massa e fazer a sua própria farinha em casa. Confira o passo a passo no vídeo abaixo:

Agora, selecionamos diversas receitas para você fazer tanto com o grão de bico quanto com a farinha.

Confira uma receita de uma deliciosa e refrescante salada de grão de bico feita pelo canal Presunto Vegetariano:

Agora, confira Denise Kuperman ensinando como se faça uma panqueca glúten free com farinha de grão de bico:

Para um café da manhã nutritivo, que tal um pão caseiro feito com esta deliciosa farinha?

Você tem alguma dúvida sobre a farinha de grão de bico? Comente!

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘mais saudáveis do mundo

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest