Amaranto: Fonte de Proteínas, Facilita e Digestão e Fortalece os Ossos

Existem mais de cinquenta espécies diferentes de amaranto. Os arqueólogos estimam que o seu cultivo data até mesmo 8.000 anos atrás, principalmente por civilizações da América Latina, como os Astecas, que dependiam exclusivamente do amaranto para a sua sobrevivência. Hoje, os países que mais cultivam o amaranto é a Índia, a China, a Rússia e muitos países da América Latina. A sua popularidade se dá pelo alto nível nutricional, sendo rico em proteínas, minerais e vitaminas fundamentais para a saúde e o bem estar do homem. Quer conhecer mais sobre esta maravilha? Vamos explorar tudo o que você deve saber sobre o amaranto.

benefícios nutricionais

O amaranto pode ser consumido em três formas diferentes. São elas:

Perfil Nutricional

perfil nutricional

Uma só xícara deste grão tem, em média:

Calorias251
Gordura4 gramas
Colesterolzero
Sódio15 miligramas
Carboidratos46 gramas
Fibras5 gramas
Proteínas9 gramas
Fósforo364 miligramas
Ferro5 miligramas
Cálcio116 miligramas

Benefícios para a Saúde

Eis o que o amaranto pode fazer por sua saúde e qualidade de vida:

  • Fonte Proteica: como vimos acima, uma só xícara de grãos de amaranto oferece nove gramas de proteínas. A proteína é um macro-nutriente muito importante para o organismo, sendo utilizado na síntese de massa muscular, na função neural, na digestão, no equilíbrio hormonal, entre outras importantes funções. As dietas low carb estão na moda justamente por conta dos benefícios das proteínas e gorduras. Elas suscitam uma sensação de saciedade que o faz ingerir menos calorias. Outro grande benefício do consumo de amaranto é para os praticantes de exercícios e atividades físicas, dado que a sua riqueza proteica potencializa a recuperação muscular.
  • Combate Inflamações: boa parte das doenças são inflamatórias e causadas por substâncias tóxicas que se acumulam no organismo. O amaranto tem diversas propriedades anti-inflamatórias, o que o faz um alimento medicinal por natureza.
  • Saúde dos Ossos: como vimos no perfil nutricional acima, o amaranto é um grão rico em cálcio, o que fortalece os ossos e repara os tecidos ósseos. Uma dieta rica em cálcio o torna menos propenso a quebrar ou lesionar um osso.
  • Reduz o Colesterol: em uma pesquisa feita pelo International Journal for Vitamina and Nutrition Research comprovou que o amaranto pode reduzir significativamente o colesterol ruim (LDL) em animais. Ele foi capaz de reduzir em até 50% o LDL.
  • Limpeza Digestiva: o nosso aparelho digestivo apresenta uma infinidade de bactérias, micróbios, fungos e substâncias tóxicas potenciais causadoras de diversas doenças, além da queda da produção natural de serotonina (neurotransmissor do bem estar). Por conta do amaranto ser rico em fibras solúveis e insolúveis, ele auxilia na limpeza digestiva, eliminando tais substâncias nocivas. Dado isso, ele é um excelente alimento para portadores da síndrome do intestino irritável e da síndrome do intestino permeável. Tais síndromes costumam ser causadas por um desequilíbrio bacteriano na flora intestinal, tornando bactérias patogênicas mais presentes que bactérias boas (probióticas). As fibras presentes no amaranto alimentam as bactérias boas reequilibrando, assim, a flora.
  • Previne a Diabetes: por ser extremamente rico em manganês, o amaranto previne o aparecimento da diabetes e regula os níveis sanguíneos de glicose. O manganês age na síntese de enzimas digestivas que contribuem para a gliconeogênese que, por sua vez, converte aminoácidos da proteína em açúcar, equilibrando os níveis de glicose na corrente sanguínea.
  • Livre de Glúten: as dietas sem glúten estão na moda não só para pessoas com sensibilidade ou intolerância ao glúten como também para quem busca uma melhor qualidade de vida. Livros como A Barriga de Trigo têm revelado uma ala de nutricionistas que não recomendam o consumo do glúten. O amaranto pode ser utilizado para a produção de uma farinha glúten free que pode substituir a farinha de trigo em receitas.
  • Emagrecimento: se você briga com a balança, eis um alimento ideal para você incluir na sua dieta. Ele promove o emagrecimento por diversos motivos: é rico em fibras, que regulam o sistema digestivo; fortalece os ossos, tornando-o mais disposto fisicamente; é rico em proteínas, que vão aumentar a sensação de saciedade e o fazer comer menos; e, por fim, é rico em lisina, um aminoácido empregado na redução do colesterol. São muitos motivos para incluí-lo em sua dieta, não?!
Dica
Ao cozinhá-lo, utilize uma proporção de uma xícara de água para uma xícara de amaranto (1 para 1).

Você encontra este grão em seus formatos mais populares (grão e farinha) em lojas de produtos naturais, supermercados e grandes mercearias. Caso não o encontre em sua cidade (o que acho difícil), você pode comprar sacos de amaranto pela internet.

O seu sabor lembra um pouco nozes, o que o faz um excelente ingrediente para o preparo de pães, tortas, pizzas e panquecas. Há, também, uma infinidade de doces que podem ser feitos a partir do amaranto (como arroz doce de amaranto).

Receitas

o que da para fazer com o ingrediente

Agora que você conheceu o perfil nutricional deste grão e os seus incríveis benefícios para a saúde, veja o que você pode fazer com este ingrediente:

Faça uma deliciosa farofa de amaranto para o almoço de domingo:

Aprenda a fazer uma apetitosa panqueca de amaranto para o seu café da manhã:

Você também pode fazer saborosos cookies de amaranto para o lanche da tarde:

Você tem dúvidas sobre este grão? Como você gosta de comê-lo? Comente abaixo!

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘mais saudáveis do mundo

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest