TOP 8 Ervas Usadas para Curar a Depressão Rápido!

O mundo anda tão complicado, lembra Renato Russo em uma canção.

Você pode concordar algumas vezes, talvez até mais de uma vez por dia, mas se pensar assim desde o momento que acorda até conseguir dormir talvez tenha problemas mais sérios.

Felizmente, a medicina tem avançado muito no campo dos transtornos mentais. O que antes era considerado tristeza ou desânimo, hoje é analisado e diagnosticado por psiquiatras e pode ser a falta de um elemento químico no cérebro combinada com fatores emocionais, conhecida como depressão.

NÚMEROS

Segundo pesquisa da Organização Mundial de Saúde (OMS) em 2017, 322 milhões de pessoas no mundo, o que representa 4,4% da população, sofrem dessa doença. O registro é de um aumento de 18% de casos em 10 anos.

Nestes mesmos estudos, o Brasil aparece com a maior taxa da América Latina, 5,8% da população brasileira sofre de depressão.

São dados alarmantes apontando que essa doença é a que mais contribui com a incapacidade no mundo, além de ser a principal razão de mortes por suicídio, com cerca de 800 mil casos por ano.

para ficar bem

PRESTE ATENÇÃO

Depressão é um assunto muito sério, ao contrário do pensamento comum, ela é diferente da tristeza.

Conforme Andrew Solomon, professor de psicologia clínica, escritor e pesquisador do assunto: “O contrário da depressão não é a alegria, mas a vitalidade, é a vitalidade que parece afastar-me de mim mesmo neste momento.” Constatado por ele próprio quando sofreu de uma crise profunda da doença.

Sentir-se sem vontade de levantar da cama, tomar banho, comer e seguir pequenas rotinas do dia a dia indispensáveis à nossa sobrevivência são os principais sintomas, além de crises de choro, perda de energia e até vontade de tirar a própria vida.

FAMÍLIA E AMIGOS

apoio emocional

A pessoa que sofre de depressão média ou profunda dificilmente tem forças para pedir ajuda. São os familiares e amigos ao seu redor que devem ajudar na procura de profissionais sérios e competentes.

Para isso, é importante informação e conhecimento. Pois só a constatação dos sintomas, o apoio e a compreensão vão fazer com que o depressivo procure ajuda.

REMÉDIOS

o que tomar

O diagnóstico do psiquiatra é o ponto de partida para cura.

Existem vários tipos de antidepressivos como a Sertralina, Fluoxetina, Paroxetina que atuam sobre a serotonina, noradrenalina e dopamina, reequilibrando o humor do paciente. Mas preste atenção que somente um profissional pode receitá-los, são remédios vendidos com prescrição médica e seu uso sem orientação pode agravar os sintomas.

É importante que as consultas ao médico sejam regulares, pois como não existem exames clínicos, a observação dos sintomas e respostas do paciente ao tratamento serão necessárias para a escolha do medicamento adequado.

TERAPIA

ajuda psicologica

Como é um problema físico, desencadeado por uma situação emocional, a cura é mais eficiente quando o paciente procura um psicólogo.

Terapias como a Cognitiva Comportamental, feitas por um profissional competente, são parte importante do tratamento e aumentam as chances de resultados positivos.

Conhecer a si mesmo, seus comportamentos e encontrar alternativas para mudá-los, se necessário, é uma terapêutica saudável e muitas vezes a cura para vários transtornos mentais.

AJUDA DA NATUREZA

Alguns chás e ervas naturais podem ser usados como complementar ao tratamento, impulsionando a melhora e o bem estar do paciente.

No caso de depressão leve, se a pessoa estiver fazendo uma psicoterapia, remédios naturais também são indicados.

Mas tenha em mente que eles não substituem os remédios, apenas auxiliam.

Hipericãoestimula o aumento da serotonina
Cardamomoregula os neurotransmissores celebrais
Açafrãorico em minerais que estimulam a serotonina
Noz moscadaaumenta os níveis de serotonina
Sagueiro brancoregula o sistema nervoso

– HIPERICÃO

erva de são joão

Conhecido como Erva de São João, é um fitoterápico com propriedades que estimulam o aumento de serotonina e noradrenalina no organismo.

Ferva 1 litro de água e coloque num recipiente com 20 gramas de folhas ou galhos secos de hipericão, tome 4 xícaras por dia.

– CARDAMOMO

ervas para depressão

O Cardamomo tem propriedades que regulam a atividade dos neurotransmissores do cérebro e combatem a depressão ao estimular a liberação de serotonina.

Aqueça uma xícara de leite, acrescente meia colher de chá de cardamomo em pó.

– AÇAFRÃO

para fazer chá

É uma fonte natural de vitaminas do complexo B e de carotenos, ambos necessários à produção de serotonina. Seus efeitos já foram comparados aos do medicamento Prozac.

Em um copo de suco de laranja, misture um quarto de colher de chá de açafrão. Tome duas vezes ao dia.

– NOZ-MOSCADA

o que comer

As propriedades da noz-moscada ajudam a aumentar o nível de serotonina no cérebro.

Ferva 1 xícara de água, acrescente meia colher de chá de noz-moscada, deixe esfriando até ficar morna.

– SALGUEIRO BRANCO

sugestões de ervas

O chá de salgueiro branco estimula o funcionamento do sistema nervoso, diminuindo as alterações de humor e a depressão.

Adicionar 30 gramas de folhas de salgueiro branco em uma panela com 1 litro de água. Ferver por 10 minutos, apagar e deixar em infusão por mais 15 minutos. Coar e beber 3 xícaras ao dia.

ALIMENTOS

Os alimentos ricos em vitamina B12, Ômega 3 e Triptofano são os mais indicados, já que auxiliam na produção de serotonina e outras substâncias importantes para o sistema nervoso. Confira os principais:

  • Queijo
  • Amendoim
  • Banana
  • Salmão
  • Tomate
  • Espinafre

HÁBITOS SAUDÁVEIS

  • Tomar banho de sol diariamente, entre 15 a 30 minutos, estimula o aumento de vitamina D e formação de serotonina.
  • Praticar exercícios físicos pelo menos 3 vezes por semana, ajuda a regular o sono e liberar serotonina e endorfina.
  • Caminhadas ao ar livre em parques ou praia, em contato com a natureza são uma ótima ideia para uma rotina saudável.
  • Escolher uma atividade em grupo como dança ou esporte, é uma opção que, além do exercício físico, melhora a convivência social.

Tenha em mente que quanto mais conhecimento, mais você pode ajudar a si próprio ou amigos e familiares que sofrem de depressão. O caminho mais curto para a cura é o do amor, amizade, compreensão e atenção das pessoas queridas.

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘mais saudáveis do mundo
3 Comentários

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest