21 Alimentos Mais Ricos em Vitaminas Lipossolúveis [Ciência]

Você já ouviu falar em vitaminas lipossolúveis? Vem comigo e saiba como elas agem em nosso corpo!

As vitaminas lipossolúveis são aquelas vitaminas que são solúveis em lipídios. Elas não são solúveis em água.

Desse modo, para serem absorvidas, elas necessitam de lipídios, além de bile e de suco pancreático.

lista completa

As principais fontes de vitaminas lipossolúveis são frutas e vegetais de cores fortes, como:

  • Abóbora
  • Cenoura
  • Espinafre
  • Brócolis

Também podem ser encontradas nas gorduras amarelas dos alimentos animais, como:

  • Fígado
  • Ovos
  • Leite

As vitaminas lipossolúveis são: A, D, E e K, sendo que as vitaminas A e D ficam armazenadas no fígado enquanto a E fica nos tecidos gordurosos.

Essas vitaminas são difíceis de serem eliminadas pelo corpo, sendo que quando ingeridas em excesso tendem a provocar intoxicação.

As funções das vitaminas lipossolúveis

dicas e ideias

Cada vitamina tem um papel importante no organismo, veremos algumas vitaminas e suas principais funções:

  • Vitamina A: Você pode encontrar essa vitamina em vegetais de folhas verdes escura, alimentos de origem animal e também em frutas amarelo alaranjadas. Exerce um papel muito importante no crescimento, na visão e também para a pele.
  • Vitamina D: Essa vitamina é de suma importância para o metabolismo dos ossos, ajuda a prevenir doenças como a osteoporose e o raquitismo. Você a encontra no salmão, gema de ovo, nata e óleo de fígado de peixe.
  • Vitamina E: Previne o envelhecimento, doenças cardiovasculares e até mesmo o câncer. Pode ser encontrada nas nozes, óleo de soja, óleo de milho, gérmen de trigo, amêndoas e gema de ovo.
  • Vitamina k: Ajuda a coagulação sanguínea, e está presente nas gorduras de origem vegetal. Pode ser encontrada em alimentos verdes como couve, salsa e brócolis.

As vitaminas são consideradas essenciais para o nosso organismo, pois ele não as produz, mas necessita delas em diversos processos.

Importância das vitaminas em nossa saúde

na gravidez

As vitaminas exercem uma função de extrema importância em nossa saúde, todavia se não for administrada corretamente, pode causar muitos prejuízos.

Sempre que você for fazer uso de qualquer tipo de vitamina, o ideal é procurar um médico, pois ele te orientará mais corretamente.

mais saudáveis do mundo

As vitaminas lipossolúveis costumam ser conservadas durante várias semanas pelo fígado.

Cada vitamina portanto constitui um elo muito importante para manter a saúde evitando dessa maneira, doenças graves.

Os benefícios das vitaminas

Os benefícios das vitaminas são imensos para nosso organismo, e poderíamos passar o dia falando deles, no entanto, separamos os principais para você, se liga nesses benefícios:

  • As vitaminas em geral costumam fornecer energia ao organismo.
  • Ajuda na cura de muitas doenças e infecções;
  • Auxilia nos processos de cura e rejuvenescimento;
  • Tem poder desintoxicante;
  • Combate o stress;
  • É antibiótico natural.

A melhor maneira de consumir qualquer tipo de vitamina é fazendo uma alimentação sempre saudável, incluindo alimentos frescos.

Você pode optar pelas frutas de época como vegetais, verduras e muitos grãos integrais, todavia sempre tomando cuidado com as quantidades certas.

De todas as vitaminas lipossolúveis a única que o nosso corpo consegue produzir é a vitamina D.

Os excessos das vitaminas em nosso corpo

propriedades e benefícios do vinagre de maçã

Apesar do nosso corpo necessitar de todo tipo de nutrientes, vamos saber um pouco o que causa o excesso dessas vitaminas nele.

  • Vitamina A em excesso: O excesso dessa vitamina pode causar queda de cabelo, pele, seca, perda da coordenação muscular, tonturas, náuseas e pode até danificar o fígado vindo a causar uma cirrose.
  • Vitamina D em excesso: Pode causar diarreia, perda de peso e excesso de cálcio no sangue.
  • Vitamina K em excesso: A vitamina K em excesso pode vir a interferir na coagulação do sangue, causando tromboses.
  • Vitamina E em excesso: Essa vitamina em excesso pode alterar a coagulação sanguínea.

Nesse sentido, as vitaminas lipossolúveis apesar de serem necessárias para o nosso corpo, em excesso podem prejudicar as funções do nosso organismo.

Dessa forma, nunca se auto medique, nem tampouco use vitaminas indicadas por outras pessoas, afinal o que fez bem para um amigo pode não fazer bem para você, pois cada pessoa necessita de diferentes tipos de vitaminas.

Nesse ínterim, você consegue suprir todas as carências vitamínicas apenas mudando seus hábitos alimentares.

Converse sempre com uma nutricionista que te orientará se você está com algum tipo de deficiência de vitaminas no organismo.

Vitaminas lipossolúveis em cápsulas

Hoje existem no mercado uma infinidade de vitaminas em cápsula e muitos tipos de complexos alimentares.

Isso faz com que as pessoas tenham livre acesso sobre eles, causando muitos distúrbios à saúde quando não tomados corretamente.

Dessa forma, muito se cogitou sobre restringir esses tipos de complexos alimentares para a população, todavia segundo alguns médicos, o que é proibido pode causar ainda mais curiosidade.

Uma outra informação importante é que as pesquisas apontam que o consumo abusivo de tais complexos vitamínicos podem elevar a ocorrência de morte por diversos tipos de câncer.

Hoje em dia o consumo dessas cápsulas virou modismo, por essa razão existe uma pressão muito grande por parte das grandes indústrias para se comercializar esse tipo de medicamento.

Dicas sobre essas vitaminas

dica de sobremesa

As vitaminas lipossolúveis de tipo A, D, E e K quando tomadas em excesso pode vim a sobrecarregar os rins, provocando uma intoxicação, pois essas substâncias ficam retidas no corpo.

A vitamina D por exemplo, é raríssima sua carência no corpo humano, ela é obtida por alguns alimentos e produzida pela flora intestinal, dessa forma é em casos muito raros que ela é recomendada.

Sendo assim, procure sempre verificar onde encontrar essas vitaminas nos diversos tipos de alimentos, lembrando sempre de que uma dieta balanceada pode suprir qualquer tipo de vitaminas em seu corpo.

A natureza nos fornece tudo o que nosso corpo necessita, basta que observemos a grande variedade de alimentos que ela nos oferece.

Quando o ser humano começar a utilizar mais os alimentos naturais (verduras, frutas, vegetais, grãos integrais) essas carências de vitaminas vão deixar de existir, e muitas doenças serão evitadas.

Gostou desse artigo? E ai, gostou das nossas dicas? Conhecer as propriedades das vitaminas em nosso corpo, e como elas costumam agir, para o melhor funcionamento de todos os órgãos é realmente fascinante. Deixe seu comentário, sua sugestão, ajude-nos a disseminar o conhecimento.

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *