Usada como tempero, acompanhamento, remédio caseiro ou mesmo cosmético, a cebola possui é rica em antioxidantes, vitaminas e minerais, possuindo um baixo valor calórico e consequentemente se tornando parte de muitas dietas.
Em geral, a cebola é muito utilizada na cozinha, mas dificilmente as pessoas vão saber o porquê. Isso acontece porque a familiaridade do uso vem de geração a geração e, até hoje, poucas pessoas já se perguntaram porque a usam.
A cebola aumenta o valor nutricional de todo o tipo de refeição e, seus componentes ativos produzem condições favoráveis para o bem-estar geral:
- Quercetina: combate gripes, resfriados, tosses, amigdalite, alergias e asma.
- Saponina: baixa os níveis de colesterol no sangue.
- Aliina: controla e, em alguns casos menos graves de hipertensão arterial, trata a condição.
- Antocianina: retarda e previne o envelhecimento precoce graças à sua ação antioxidante e atua como prevenção ao câncer.
Tutorial Rápido e Fácil
Além dos benefícios trazidos pela cebola, um dos mais peculiares é seu uso tópico para o cabelo. Diferentemente do que se imagina, o shampoo de cebola previne a calvície e favorece o crescimento capilar.
Embora seja algo um pouco desconhecido no dia a dia, a cebola é uma grande aliada contra a queda de cabelo e se mostra muito útil no tratamento de problemas capilares como a caspa e infecções fúngicas.
Isso quer dizer que o shampoo de cebola é uma opção bem mais barata e nutritiva em resposta a alguns remédios, shampoos e condicionadores “bomba” e shampoos anti-caspa, que tendem a ser um pouco mais caros.
Em relação ao tipo de cebola, vai depender de cada caso e nariz. Tenha em mente que a cebola branca é menos forte e pode ser uma ótima aliada na sua primeira tentativa. Por outro lado, a cebola roxa tem um cheiro mais forte e tende a machucar mais os olhos, apesar de ser mais nutritiva que a branca. Fica a critério de quem for fazer.
Acho que você deve estar se perguntando sobre o mau-cheiro da cebola ou o que isso pode fazer com seu cabelo: não tema. É claro que o cheiro forte pode ficar até 15 dias, mas, ele só aparece quando os fios estão molhados. Quando secos, não há odor algum.
Veja também: Como Fazer Xarope de Cebola!
Como as demais hidratações, recomendo que você escolha um dia específico – ou faça um hábito diário, se não se incomodar com o cheiro – e aplique a seguinte receita do nosso shampoo caseiro de cebola:
Como Fazer Shampoo de Cebola
Tempo total: 30 minutos
Bata no liquidificador
Descasque a primeira camada de uma cebola pequena, corte em cubos, ferva, espere esfriar e bata no liquidificador com três colheres de sopa de água;
Insira num frasco
Em um shampoo sem sal de 200ml ou 300ml, adicione a mistura;
Use no banho
Durante o banho, deixe agir de 3 a 5 minutos e lave os cabelos em água fria;
Adicione uma máscara
Se quiser potencializar os resultados, hidrate seus cabelos com um auxílio de uma máscara de hidratação sempre após as aplicações (diárias ou não), também para inibir o cheiro.
Benefícios da cebola para os cabelos
- Estimula a circulação sanguínea na região e acelera o processo de crescimento dos cabelos;
- Previne o envelhecimento precoce dos fios e evita o aparecimento inesperado de fios brancos;
- Tonifica os fios e reduz ou impede a queda de cabelos;
- Aumenta o volume dos fios e cria uma impressão de “cabelo mais cheio”;
- Previne e trata condições de alopecia (queda de cabelos) androgenética e calvície de padrão feminino;
- Evita infecções no couro cabeludo e cabelos causadas por fungos;
- Alivia irritação no couro cabeludo;
- Anti-resíduo natural.
Variações no shampoo de cebola
Graças ao cheiro um pouco desagradável da cebola, muitas pessoas têm receio de utiliza-la, principalmente nos cabelos, que são uma área até estética para as mulheres.
Para isso, foram desenvolvidos alguns acréscimos na receita para torna-la mais viável como:
- Alho: embora o alho e a cebola pareçam o pacote “tempero completo”, um disfarça o cheiro do outro e são facilmente mascarados. Além disso, quando o alho está presente, existe um fortalecimento extra dos fios.
- Alecrim: associado ao alecrim, o shampoo de cebola garante uma melhor eficácia na diminuição da queda de cabelos, fortalecimento dos fios, prevenção no surgimento de caspas, redução de oleosidade e estímulo ao crescimento das madeixas.
- Cravo: quando presente, o shampoo de cebola vira um potente acelerador do crescimento dos cabelos. Pode ser acrescentado em forma de chá – que, aliás, se bebido emagrece – ou óleo essencial no shampoo sem sal.
- Café: sim, por mais incrível que pareça, o café se torna um ótimo aliado quando o assunto é tratamento e hidratação capilar. A cafeína previne queda de cabelos, envelhecimento dos fios e estimula seu crescimento, aliado a um efeito de uma nutrição por igual a partir do estímulo do fluxo sanguíneo a interagir com os fios.
Cuidados, conselhos e considerações
Se você não quer se incomodar tanto com o cheiro, uma opção divertida é deixar o shampoo descansar na geladeira de 10 a 15 dias. Estará mais concentrado e um pouco menos fedido ao se incorporar com o cheiro do shampoo sem sal.
O shampoo dura até três meses se conservado em geladeira. Evite deixar em temperatura ambiente, como com os shampoos normais.
Ele pode ser usado em todo o tipo de cabelo. Cachado, liso, ondulado, com química ou sem, não existem contraindicações nesse caso. A primeira vista pode parecer que ele remove a progressiva, mas não, seu crescimento só é mais rápido e dá essa impressão na raiz dos cabelos.
O cheiro é forte nos primeiros dias, mas suaviza ao longo do tempo. Uma sugestão é hidratar os cabelos depois da aplicação ou, se ficar um pouco caro pra você, adquirir um condicionador com um cheiro um pouco mais forte, pra mascarar.
Recomenda-se que o uso do shampoo seja utilizado por três meses e que o cabelo descanse por pelo menos um mês para poder voltar ao tratamento. Isso porque você pode fragilizar seus fios ao estimula-los a crescer demais.
A cebola não apodrece no shampoo, ela dissolve e, em alguns casos, torna o produto um pouco mais ralo, graças às suas substâncias nutritivas.
Os resultados dependem de pessoa para pessoa e, o ideal é não ter muitas expectativas, mas, em geral, seus benefícios são os mesmos.
Você só vai ver resultados com no mínimo um mês de uso.
Olá, prazer conhecê-lo! Eu sou a Lory Aguiar. Empreendedora natural de Pernambuco, graduanda em biologia e blogueira do Homem Verde.