Como Fazer Shampoo de Cebola Caseiro Passo a Passo Fácil!

Usada como tempero, acompanhamento, remédio caseiro ou mesmo cosmético, a cebola possui é rica em antioxidantes, vitaminas e minerais, possuindo um baixo valor calórico e consequentemente se tornando parte de muitas dietas.

Em geral, a cebola é muito utilizada na cozinha, mas dificilmente as pessoas vão saber o porquê. Isso acontece porque a familiaridade do uso vem de geração a geração e, até hoje, poucas pessoas já se perguntaram porque a usam.

economize fazendo-o em casa

A cebola aumenta o valor nutricional de todo o tipo de refeição e, seus componentes ativos produzem condições favoráveis para o bem-estar geral:

  • Quercetina: combate gripes, resfriados, tosses, amigdalite, alergias e asma.
  • Saponina: baixa os níveis de colesterol no sangue.
  • Aliina: controla e, em alguns casos menos graves de hipertensão arterial, trata a condição.
  • Antocianina: retarda e previne o envelhecimento precoce graças à sua ação antioxidante e atua como prevenção ao câncer.

Tutorial Rápido e Fácil

passo a passo

Além dos benefícios trazidos pela cebola, um dos mais peculiares é seu uso tópico para o cabelo. Diferentemente do que se imagina, o shampoo de cebola previne a calvície e favorece o crescimento capilar.

Embora seja algo um pouco desconhecido no dia a dia, a cebola é uma grande aliada contra a queda de cabelo e se mostra muito útil no tratamento de problemas capilares como a caspa e infecções fúngicas.

Isso quer dizer que o shampoo de cebola é uma opção bem mais barata e nutritiva em resposta a alguns remédios, shampoos e condicionadores “bomba” e shampoos anti-caspa, que tendem a ser um pouco mais caros.

faça você mesmo

Em relação ao tipo de cebola, vai depender de cada caso e nariz. Tenha em mente que a cebola branca é menos forte e pode ser uma ótima aliada na sua primeira tentativa. Por outro lado, a cebola roxa tem um cheiro mais forte e tende a machucar mais os olhos, apesar de ser mais nutritiva que a branca. Fica a critério de quem for fazer.

Acho que você deve estar se perguntando sobre o mau-cheiro da cebola ou o que isso pode fazer com seu cabelo: não tema. É claro que o cheiro forte pode ficar até 15 dias, mas, ele só aparece quando os fios estão molhados. Quando secos, não há odor algum.

como faz

Como as demais hidratações, recomendo que você escolha um dia específico – ou faça um hábito diário, se não se incomodar com o cheiro – e aplique a seguinte receita do nosso shampoo caseiro de cebola:

  1. Descasque a primeira camada de uma cebola pequena, corte em cubos, ferva, espere esfriar e bata no liquidificador com três colheres de sopa de água;
  2. Em um shampoo sem sal de 200ml ou 300ml, adicione a mistura;
  3. Durante o banho, deixe agir de 3 a 5 minutos e lave os cabelos em água fria;
  4. Se quiser potencializar os resultados, hidrate seus cabelos com um auxílio de uma máscara de hidratação sempre após as aplicações (diárias ou não), também para inibir o cheiro.

benefícios

Benefícios da cebola para os cabelos

  • Estimula a circulação sanguínea na região e acelera o processo de crescimento dos cabelos;
  • Previne o envelhecimento precoce dos fios e evita o aparecimento inesperado de fios brancos;
  • Tonifica os fios e reduz ou impede a queda de cabelos;
  • Aumenta o volume dos fios e cria uma impressão de “cabelo mais cheio”;
  • Previne e trata condições de alopecia (queda de cabelos) androgenética e calvície de padrão feminino;
  • Evita infecções no couro cabeludo e cabelos causadas por fungos;
  • Alivia irritação no couro cabeludo;
  • Anti-resíduo natural.

Variações no shampoo de cebola

Graças ao cheiro um pouco desagradável da cebola, muitas pessoas têm receio de utiliza-la, principalmente nos cabelos, que são uma área até estética para as mulheres.
Para isso, foram desenvolvidos alguns acréscimos na receita para torna-la mais viável como:

  • Alho: embora o alho e a cebola pareçam o pacote “tempero completo”, um disfarça o cheiro do outro e são facilmente mascarados. Além disso, quando o alho está presente, existe um fortalecimento extra dos fios.
  • Alecrim: associado ao alecrim, o shampoo de cebola garante uma melhor eficácia na diminuição da queda de cabelos, fortalecimento dos fios, prevenção no surgimento de caspas, redução de oleosidade e estímulo ao crescimento das madeixas.
  • Cravo: quando presente, o shampoo de cebola vira um potente acelerador do crescimento dos cabelos. Pode ser acrescentado em forma de chá – que, aliás, se bebido emagrece – ou óleo essencial no shampoo sem sal.
  • Café: sim, por mais incrível que pareça, o café se torna um ótimo aliado quando o assunto é tratamento e hidratação capilar. A cafeína previne queda de cabelos, envelhecimento dos fios e estimula seu crescimento, aliado a um efeito de uma nutrição por igual a partir do estímulo do fluxo sanguíneo a interagir com os fios.

Cuidados, conselhos e considerações

Se você não quer se incomodar tanto com o cheiro, uma opção divertida é deixar o shampoo descansar na geladeira de 10 a 15 dias. Estará mais concentrado e um pouco menos fedido ao se incorporar com o cheiro do shampoo sem sal.

O shampoo dura até três meses se conservado em geladeira. Evite deixar em temperatura ambiente, como com os shampoos normais.

Ele pode ser usado em todo o tipo de cabelo. Cachado, liso, ondulado, com química ou sem, não existem contraindicações nesse caso. A primeira vista pode parecer que ele remove a progressiva, mas não, seu crescimento só é mais rápido e dá essa impressão na raiz dos cabelos.

shampoo de cebola

O cheiro é forte nos primeiros dias, mas suaviza ao longo do tempo. Uma sugestão é hidratar os cabelos depois da aplicação ou, se ficar um pouco caro pra você, adquirir um condicionador com um cheiro um pouco mais forte, pra mascarar.

Recomenda-se que o uso do shampoo seja utilizado por três meses e que o cabelo descanse por pelo menos um mês para poder voltar ao tratamento. Isso porque você pode fragilizar seus fios ao estimula-los a crescer demais.

A cebola não apodrece no shampoo, ela dissolve e, em alguns casos, torna o produto um pouco mais ralo, graças às suas substâncias nutritivas.

Os resultados dependem de pessoa para pessoa e, o ideal é não ter muitas expectativas, mas, em geral, seus benefícios são os mesmos.

Você só vai ver resultados com no mínimo um mês de uso.

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘mais saudáveis do mundo

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest