MELHORES Remédios Caseiros e Naturais para Zumbido no Ouvido

Zumbido no ouvido não é sinal para pânico. Mas pode ser um aviso de um problema mais sério. De forma geral, os zumbidos não costumam causar malefícios para o sujeito que experimenta este tipo de desconforto. Porém, ele pode estar sinalizando algum tipo de patologia que merece atenção. Se você sofre com os sintomas desagradáveis do zumbido no ouvido, você pode testar hoje mesmo os nossos remédios caseiros poderosos para aliviar os sintomas. Mas, antes de apresentar os nossos tratamentos, vamos entender um pouco mais desta condição.

remédios naturais

O que é zumbido?

O seu ouvi tem diversas células auditivas que operam em conjunto para você identificar os sons do ambiente. Em cada uma dessas células, contém pelinhos bem pequenos que fazem movimentos de acordo com as ondas sonoras recebidas. Este movimento leva energia elétrica para o seu nervo auditivo, que é transmitido para o cérebro fazendo com que você entenda cada som ouvido. Se estes pelinhos estiverem danificados por algum motivo, eles vão se mover de forma desorganizada e o seu cérebro vai receber sons com zumbidos.

Embora o zumbido por si mesmo não seja uma patologia, ele pode ser o sinal de diversas doenças. Alguns sintomas que podem acompanhar o zumbido é a tontura e a dor de cabeça, além da dificuldade de ouvir. Há dois tipos de zumbido:

  1. Zumbido Objetivo: eis um zumbido que não só o paciente ouve, como também o médico. Eis um tipo mais grave e pode indicar doenças mais graves;
  2. Zumbido Subjetivo: neste caso, apenas o paciente ouve o zumbido. O zumbido subjetivo configura a maioria dos casos de zumbido no ouvido. Em boa parte desses casos, não é possível encontrar as causas. Porém, as causas mais comuns são a velhice e os efeitos de poluição sonora (como quem trabalha com máquinas barulhentas).

Causas Comuns

Segue uma lista de algumas das causas mais comuns do zumbido no ouvido:

  • Poluição sonora (exposição frequente a sons altos e graves);
  • Alguns remédios que causam danos as células auditivas (aspirina, gentamicina e quinina, por exemplo);
  • Lesões na cabeça, rosto, pescoço e ossos quebrados;
  • Resfriados;
  • Lesão cerebral traumática;
  • Perda de sangue em grande quantidade;
  • Algumas doenças, como diabetes, hipertensão, câncer de mandíbula, etc;
  • Algumas drogas, bebidas alcoólicas, excesso de café e tabagismo.

Agora que você entendeu o que é e quais são os fatores que costumam causar este incômodo, vamos ver alguns remédios naturais baratos para aliviar os sintomas do zumbido no ouvido.

Goma de Mascar

chiclete para zumbido

Ao mastigar um chiclete, você estimula os músculos do átrio, o que reduz o zumbido. Além disso, a movimentação da mandíbula estimula a produção de saliva, que auxiliar no tratamento desta condição. Eis um método caseiro de se tratar o zumbido que não contém nenhum efeito colateral. Opte por chicletes sem açúcar para uma vida mais saudável.

Vinagre de Maçã

receitas naturais e caseiras
Vinagre de Maçã

Eis um produto natural rico em propriedades anti-inflamatórias, anti-fúngicas e rico em nutrientes essenciais. Por conta dessas propriedades, ele é um alimento poderoso para o combate de algumas infecções causadoras do zumbido. Por conta de seus propriedades anti-fúngicas, ele também combate alguns dos fungos e bactérias causadores do zumbido. Além disso, ele é um excelente remédio natural para resfriados e tosses, que como vimos acima, é uma das causas do zumbido. Para fechar com chave de ouro, o vinagre de maçã equilibra o o pH do organismo.

Confira o passo a passo para aproveitar este maravilhoso remédio natural:

  1. Misture uma colher de vinagre de maçã com uma colher de mel e uma xícara de água morna. Mexa bem;
  2. Adicione gengibre ralado na mistura;
  3. Ingira a mistura até três vezes por dia até que o zumbido desapareça.

Ginkgo Biloba

força da terra
GINKGO BILOBA

Eis um remédio a base de ervas com alta capacidade de curar zumbido no ouvido. Isso se dá porque o ginko Biloba melhora a circulação do sangue e, assim como o vinagre de maçã, ele é rico em propriedades antimicrobianas e antifúngicas. Você encontra o ginkgo biloba em algumas farmácias e lojas de produtos naturais. Você deve utilizá-lo uma vez por dia em uma dosagem de 150mg. Caso não resolva, você pode aumentar o uso para duas ou três vezes por dia até o zumbido desaparecer.

Este medicamento natural não é recomendado para crianças. Se você tem alguma patologia, comunique ao seu médico o uso de ginkgo biloba.

Manjericão

para queda capilar

Eis um ingrediente comum em diversos pratos da culinária brasileira. Porém, é utilizado na cultura oriental como remédio natural para zumbidos e para gripes causadoras de zumbido. Ele é recomendado principalmente em casos em que o zumbido é causado por infecções bacterianas. Para usá-lo, você vai precisar extrair o suco do manjericão a aplicar cerca de duas gotinhas no ouvido alvo do zumbido. Você pode aplicar este medicamento caseiro de uma a duas vezes por dia, por cerca de três dias para se obter os resultados desejados.

Cebola

ardida

Da nossa lista, eis um dos tratamentos caseiros menos conhecido para este tipo de problema. A cebola tem o potencial de curar resfriados e diversas doenças causadas por vírus. Estudos já comprovaram que as cebolas são ricas em espécies de fitoncídios, como a alicina, que é um poderoso antibacteriano natural, que pode auxiliar no combate de diversas infecções causadoras do zumbido. Para utilizar a cebola, você vai precisar seguir o seguinte protocolo:

  1. Corte uma cebola em diversas fatias;
  2. Coloque as fatias em um recipiente de vidro e deixe no microondas por cerca de dois minutos;
  3. Aguarde esfriar e amasse as fatias até se extrair o suco da cebola;
  4. Aplique duas ou três gotinhas do suco extraído no ouvido afetado;
  5. Mantenha no ouvido por cerca de quatro minutos e inclina o ouvido para que o suco saia.

Você pode realizar este procedimento cerca de três a quatro vezes por semana para se livrar do zumbido incômodo.

Alho

forte

Eis outro poderoso antimicrobiano, antiviral e antioxidante. Então, eis outro poderoso ingrediente natural que todos têm em casa e pode ajudar a eliminar o zumbido no ouvido completamente. O alho vai atuar combatendo as bactérias e vírus causadores de inflamações no ouvido (uma das causas). Além disso, assim como a cebola, o alho contém alicina, um dos melhores antibióticos naturais que existem. Para usar o alho, você pode utilizar ele como tempero na sua dieta.

Sal Marinho

como temperar

Eis outro potente anti-bacteriano natural que você pode utilizar no seu tratamento caseiro. Ele atua combatendo infecções e bactérias, além de desobstruir o nariz em casos de resfriados. Para utilizar o sal marinho, você pode seguir o seguinte procedimento:

  1. Misture uma colher de sal marinho com uma colher de glicerina e uma xícara de água morna;
  2. Aplique esta mistura no seu nariz com um spray.

Você pode utilizar este medicamento natural de duas a três vezes por dia.

Gengibre

diuréticos
GENGIBRE

Eis outra especiaria da medicina natural utilizado no tratamento de diversos males. O gengibre é um poderoso remédio contra pedra no rins e doenças causadoras por bactérias. Ele também atua potencializando a absorção de vitaminas e nutrientes por parte do organismo. Por fim, ele vai estimular a circulação sanguínea combatendo os radicais livres. Tudo isso pode auxiliar no tratamento de zumbido no ouvido. Para utilizá-lo, adicione raspas de gengibre nos pratos de sua preferência. Você também pode consumi-lo adicionando no chá que você mais gosta.

Óleo de Mostarda

o que comer

Soa inusitado utilizar o óleo de mostarda para tratar zumbidos, porém saiba que funciona muito bem. A mostarda é riquíssima em benefícios para a saúde. 90% do óleo da mostarda é de ácidos anti-bacterianos (o que dá o gosto picante a mostarda). Além disso, ele tem o potencial de combater fungos. Boa parte das infecções causadoras de zumbidos podem ser eliminadas com o tratamento do óleo de mostarda. Ele também melhorar a circulação sanguínea. Para fazer o uso, você deve comprar o óleo de mostarda em uma loja de produtos naturais. Então pingue algumas gotinhas de óleo de mostarda no ouvido e aguarde por cerca de cinco muntos. Após o tempo, vire a cabeça para que ele saia. Você pode realizar este procedimento uma vez por dia.

Você tem dúvidas? Deixe um comentário!

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘mais saudáveis do mundo
2 Comentários

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest