Boa parte dos produtos regulamentados pela ANVISA e outras agências de vigilância já incluem em seus rótulos e manuais de uso o seguinte aviso: “não ingira com bebidas alcoólicas” ou algo do tipo.

Apesar do aviso, quase metade dos brasileiros consomem algumas coisas misturadas com álcool quando não deveria ser assim. Você pode estar incluso nessa estatística e, pior, sem nem mesmo saber. Por conta disso, reunimos, nesse artigo, uma lista de vinte e cinco coisas que você não deve misturar com álcool.

E por que não devo misturar?

Simples, há efeitos colaterais que ocorrem quando algumas substâncias entram em sinergia com o álcool. Além de tais efeitos, alguns medicamentos têm o seu efeito cortado pelo uso do álcool.

Enfim, vamos ao que interessa.

Cogumelos Morel

o que não pode misturar

Eis um ingrediente culinário muito utilizado não só por seu sabor como por seu baixo índice calórico que o faz uma opção saudável para bons pratos. Há também um segundo uso comum, no mundo do vinho. Algumas pessoas misturam cogumelos morel com vinho como forma de apreciar melhor o líquido. Muitos médicos alertam que essa mistura pode ocasionar náuseas e vômitos. Isso pode ficar ainda pior que os cogumelos morel forem crus ou mal cozidos.

Energéticos

o que não misturar com bebidas

Já escrevemos um artigo sobre o problema das bebidas açucaradas. Os energéticos estão entre os produtos que o brasileiro mais mistura com álcool. E isso ocasiona um perigo duplo:

  1. Em primeiro lugar, a cafeína não deve ser misturada com álcool, dado que ela pode modificar a percepção dos efeitos do álcool e fazer com que você exagere no consumo;
  2. Em segundo lugar, ela pode potencializar o efeito do álcool. Segundo o Centers for Disease Control, dos Estados Unidos, pessoas que misturam álcool com energéticos costumam se envolver com mais frequência em atividades imprudentes.

Erva Verde

verdinha do mal

O álcool pode potencializar os efeitos da “ervinha do mal”, tornando o potencial psicoativo dela muito maior e fazendo com que o THC fique no corpo por muito mais tempo. Mas o principal risco nem é esse, mas sim o fato que o álcool leva a desidratação, por seu efeito diurético. E a ervinha também. Dado isso, pode ocorrer um aumento da ansiedade, alucinações e até doenças hepáticas.

Tylenol, Iboprofeno e Congêneres

medicamentos que não podem

Imediatamente, tal mistura pode não ser tão perigosa. O perigo vem de misturar constantemente tais medicamentos com bebidas alcoólicas, que pode gerar náusea, sangramento estomacal, úlceras e taquicardia. Além disso, ocorre um sobrecarregamento do fígado. Por conta disso, evite misturar medicamentos analgésicos com bebidas alcoólicas.

Relaxantes Musculares

remédios para dor

Tais remédios, sozinhos, não apresentam riscos à saúde (ou apresentam riscos mínimos). Todavia, se misturados com álcool pode ocorrer dano ao sistema respiratório. Isso se dá porque eles atual na região da mente que regula o sistema nervoso central. Quando ele diminuí a sua atividade, o sistema respiratório desacelera, dificultando a respiração – o que já é um efeito do álcool por si só. Esse combo pode forçar o seu pulmão e modificar a frequência da respiração com muita rapidez, causando sérios danos ao seu sistema respiratório.

Remédios para Insônia

para ter sono

Medicamentos para insônia são cheio de precauções e restrições. Você não pode, por exemplo, dirigir ou operar máquinas perigosas após o consumo de tais soníferos. O uso de tais medicamentos combinados com álcool pode gerar um conjunto de problemas a médio prazo:

  • Dificuldades motoras;
  • Problemas de memória;
  • Sonolência;
  • Tontura;
  • Dificuldades em respirar;
  • Dependência.

Portanto, não combine de modo algum tais medicamentos com bebidas alcoólicas.

Xarope para Tosse

para sua gripe

Assim como dito no tópico sobre relaxantes musculares, esse combo pode afetar o seu sistema respiratório, diminuindo a velocidade com que você respira. Essa combinação pode causar, a médio prazo, danos significativos ao seu sistema respiratório.

Estabilizadores de Humor

rostinhos

Medicamentos que visam modificar o humor, como antidepressivos, também devem frear o consumo de álcool em combinação. Isso porque eles contém um elemento chamado lítio, além de serem medicamentos fortíssimos por si só. Você não só cortará o efeito do estabilizador como pode desregular a produção de neurotransmissores.

Isso vale ainda mais para medicamentos que tratam da ansiedade, dado que existe uma relação grande entre ansiedade e alcoolismo.

Remédios para Diabetes

medicamentos

O diabético por si só não pode consumir bebidas alcoólicas (salvo em certas condições). Se fazê-lo, deve ser com moderação e acompanhamento (e com a orientação médica). Segundo a American Diabetes Association, os diabéticos não devem pular uma refeição antes do consumo de bebidas alcoólicas e também não devem consumir tais bebidas com glicose sanguínea baixa.

O grande problema é que o álcool pode diminuir a quantidade de glicose no sangue, o que pode ser ruim para qualquer diabético.

A mistura de remédios para diabetes com álcool pode causar fraqueza, acelerar batimentos cardíacos e suscitar dores de cabeça, náuseas e vômitos.

Medicamentos para Artrite, Colesterol e Alergia

Existem diversos medicamentos que tem uma interação negativa com o álcool. Vamos falar de cada um deles:

  • Remédios para Artrite: algumas bulas dizem que é possível até beber, mas com moderação. Isso se deve ao fato que esses medicamentos por si só já são fatores de risco para o desenvolvimento de úlceras e sangramento estomacal. O consumo misturado com álcool pode potencializar tais efeitos a médio prazo;
  • Remédios para Colesterol: tais medicamentos podem ocasionar danos sérios aos fígado. Como bebidas alcoólicas realizam o mesmo, esse combo pode ser bastante problemático;
  • Remédios para Alergia: a mistura de tais medicamentos com álcool pode gerar um efeito depressivo no sistema nervoso central.

Antibióticos

misturar com álcool

Eis outro grupo de medicamentos com interações negativas com álcool. Dependendo de qual antibiótico for misturado, a reação é diferente. Os efeitos normalmente são de náuseas e vômitos.

Sal

usos e benefícios

O sal por si só não tem problema ao ser misturado com álcool (existem, inclusive, bebias que utilizam do sal para realçar o sabor, como a mexicana Marguerita). Você também já deve ter ouvido falar que é bom comer antes de beber. O problema não é o sal por si só, mas o excesso de sal. Isso porque ele causa desidratação do corpo que, combinado com o efeito diurético do álcool, pode gerar uma grave desidratação.

Você tem dúvidas? Comente abaixo!

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Linkedn

Você leu 15 Coisas que Você Não Pode Misturar com Álcool e Bebidas Alcoólicas. O Homem Verde estará aqui para te ajudar sempre que precisar. Veja mais ideias:

Categorized in:

Tagged in:

, , ,